O açaí é uma fruta bastante calórica e energética. Foto: Avitoria.com.br. |
O diário nova-iorquino cita a história da companhia Sambazon (sigla de Saving and Managing the Brazilian Amazon – Salvando e Administrando a Amazônia Brasileira, em português) para afirmar que a ajuda americana criou uma opção mais vantajosa para os agricultores pobres da região que dependiam de intermediários locais para negociar sua produção.
O jornal afirma que os surfistas fundadores da Sambazon chegam a pagar 25% a mais do que o valor de mercado pela colheita de açaí dos produtores locais, desde que os agricultores se comprometam a tratar parte de suas terras como uma reserva natural e a cuidar da conservação do resto da propriedade.
O New York Times diz que, apesar da reclamação dos intermediários e de processadores de fruta locais de que os preços do açaí estariam sendo inflacionados, a iniciativa tem ajudado os agricultores da Amazônia.
A reportagem afirma ainda que atualmente o açaí comprado pela Sambazon é vendido em milhares de lugares nos Estados Unidos, e as receitas de bebidas e vitaminas que utilizam a fruta já se tornaram uma das refeições preferidas de esportistas no sul da Califórnia.
Fonte: BBC Brasil