Pena Longboard Classic

Camaçari é novo palco baiano

Picuruta Salazar, Pena Bahia International, Jaguaribe, Salvador (BA)

Picuruta Salazar defende título do Pena Bahia Classic em Itacimirim. Foto: Lima Júnior.

A pacata praia de Itacimirim, Camaçari (BA), será invadida pelos pranchões nesta sexta-feira (13/8), quando começa o Pena Bahia International Longboard Classic.

Válido pelo ASP Longboard Qualifying Series (LQS) de nível 6 estrelas, o evento conta com a premiação máxima do circuito, US$ 30 mil.

A vitória vale 2.500 pontos no ranking qualificatório para o grupo de 32 participantes que decidem o título mundial. Todos os sete brasileiros que disputaram o ASP World Longboard Tour (WLT) em 2009 estão na Bahia.
 
É a primeira vez que um evento internacional será realizado em Itacimirim, nome indígena cujo significado é “pedra pequena”.

O pequeno lugarejo de Camaçari, distante 48 quilômetros do aeroporto de Salvador, é mais um paraíso do litoral nordestino do país. O município fica localizado onde estão as praias e enseadas mais charmosas do Norte da Bahia.

A praia do Peru chega a ser apontada por surfistas como a que tem as melhores ondas de toda a região da Costa dos Coqueiros. Já Itacimirim fica localizada entre Guarajuba (ao Sul) e a praia do Forte (ao Norte), da qual é limitada pela foz do rio Pojuca.

 

O Pena Bahia International Longboard Classic estreou em 2009 na capital Salvador, mas a Prefeitura de Camaçari não mediu esforços para levar o evento para a cidade e Itacimirim foi o local escolhido pelos organizadores para receber os melhores longboarders do país.

Com total apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa, a premiação foi elevada para o nível máximo permitido pela ASP (US$ 30 mil), com a vitória passando a valer 2.500 pontos no ASP LQS.
 
Além de ser decisivo na busca pelas vagas para o ASP World Longboard Tour, o Pena Bahia International Longboard Classic também tem importância fundamental na corrida pelo título sul-americano profissional da categoria.

Será a penúltima etapa do ASP South America Longboard Series 2010, competição que já tem o resultado de uma prova nível 6 estrelas computado. O carioca Rodrigo Sphaier lidera o ranking com a vitória sobre o peruano Piccolo Clemente no Huanchaco Longboard Pro Peru, realizado em janeiro na Playa El Helio, Trujillo, Peru.

O surfista de Saquarema (RJ) defende a ponta do ranking no evento que no ano passado terminou com vitória do decacampeão nacional, Picuruta Salazar. O santista é um dos sete brasileiros que participaram da disputa do título mundial nas duas etapas do ASP World Longboard Tour 2009.

 

Os outros também se apresentam nesta semana em Camaçari. São eles, o cabeça-de-chave número 1, Phil Rajzman, Eduardo Bagé, Amaro Matos, Carlos Bahia, Jeremias da Silva e Jaime Viúdes.

A etapa da Bahia termina neste domingo, depois todos partem para o desafio final do ASP South America Longboard Series 2010 no grande palco do surf nordestino, a Baía de Maracaípe, em Ipojuca.

A cidade recebe o Pena Pernambuco International Longboard Classic pelo segundo ano e o evento começa na próxima sexta-feira (20/8).

 

O Pena Bahia International Longboard Classic é realizado com patrocínio da Pena Surf Wear, Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Camaçari e Power Balance. Apoio: pranchas Samir & Silva Shaper Design, Blocos Teccel, Pousada da Espera e Rede Outlight Mídia Exterior.
 
O Pena Pernambuco International Longboard Classic tem patrocínio da Pena, Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Esporte e Empetur e Prefeitura Municipal de Ipojuca por meio da Secretaria de Turismo. Apoio: Blocos Teccel, Rádio Transamérica, Pousada Maracaipe, Pousada Maraca Beach, Pousada dos Coqueiros e Bar do Marcão. Os dois eventos têm cobertura oficial do Canal Woohoo, ESPN Brasil, Waves, Surfguru, Cearasurf, Surfbahia, Ondulação e Blog PE.
 
Ranking do ASP South America Longboard Tour depois de uma etapa

 

1 Rodrigo Sphaier (Bra) – 2.500 pontos
2 Piccolo Clemente (Per) – 2.150
3 Picuruta Salazar
(Bra) – 1.825
3 Matheus Cunha
(Bra) – 1.825
5 Alexis Deniel (Fra) – 1.525
5 Rodrigo de Souza
(Bra) – 1.525
5 Roger Barros
(Bra) – 1.525
5 Adriano Lima
(Bra) – 1.525
9 Danilo Rodrigo (
Bra) – 1.250
9 Eduardo Bage (
Bra) – 1.250
9 Jaime Viudes
(Bra) – 1.250
9 Alex Leco Salazar
(Bra) – 1.250
9 Jefson Silva
(Bra) – 1.250
9 Rogerio Vasconcellos
(Bra) – 1.250
9 Gabriel Nascimento
(Bra) – 1.250
9 Geraldo Lemos
(Bra) – 1.250

Exit mobile version