Depois da vitória no circuito paulista profissional, o carioca Leandro Bastos compete motivado no Billabong Pro Júnior. Foto arquivo: Daniel Smorigo / Freesurfer. |
A disputa seleciona seis surfistas da América do Sul para o Billabong World Champs, evento criado em 1998 pela Association of Surfing Professionals (ASP), entidade que comanda o surf mundial.
O Mundial será realizado entre os dias 1 e 8 de janeiro, em North Narrabeen, New South Wales, Austrália, e reúne os 48 melhores atletas da nova geração.
Aos 19 anos, o atual campeão Pan-americano Júnior quer acabar com a sina de só
Pablo Paulino venceu a primeira etapa na praia da Joaquina. Foto arquivo: Nancy Geringer. |
chegar às quartas-de-final do Pro Júnior. Foi assim na etapa inicial, em Florianópolis, quando foi derrotado pelo atual campeão mundial Pro Júnior, Adriano de Souza, e o destaque da competição, Eduardo Rollins, de Saquarema.
Bastos terminou em nono lugar, porém tem grandes chances de entrar para o time, ainda mais depois de ter vencido de forma convincente a final do FreeSurf Paulista Pro, em Maresias.
?Agora, vou com tudo. Achei ondas em Maresias e espero repetir o bom desempenho no Billabong. Sempre parei nas quartas e quero acabar com isso de uma vez?, afirma o surfista. ?Vou ficar a semana toda treinando em Camburi para estar preparado?, completa.
Quem também compete determinado é Heitor Pereira, do Guarujá, que acaba de garantir vaga para o SuperSurf 2005 graças ao bom desempenho no paulista profissional. ?Vou embalado e agora querendo o meu outro grande objetivo que é a vaga para o Mundial Pro Junior?, afirma Heitor, que está com 18 anos e em sua primeira temporada como profissional.
Na etapa inicial, em Floripa, Heitor perdeu nas oitavas-de-final para o catarinense Willian Cardoso, atual campeão brasileiro Júnior, e o paranaense Amani Valentin, terminando em 17º lugar.
?Ainda dá para recuperar. Vou para ganhar?, afirma o surfista, um dos mais radicais da nova geração e que este ano chegou às quartas-de-final em uma etapa do WQS na Inglaterra.
Na disputa direta pelo título do Billabong Pro Júnior, que vale uma passagem aérea para a Austrália, estão Pablo Paulino, santista que aprendeu a surfar em Fortaleza e hoje mora no Rio de Janeiro, e Adriano de Souza. A etapa distribui US$ 5 mil em premiação, sendo US$ 1,8 mil para o vencedor.
O Billabong Pro Júnior 2004 tem apresentação da Marco Polo Têxtil, com o patrocínio da Goofy e Von Zipper. Apoio: Kyw Surf, Sthill, Surftrip, Uluwatu, Tobago, Torquay, BanSurf, Overboard, Hookena e Tropical Island. Supervisão da ASP South America e Abrasp.
A etapa de Camburi tem a colaboração da Federação Paulista de Surf, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião, Ascam, Turco Loco e Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Divulgação: Fluir, Waves e 89 FM. Realização da Billabong.
Ranking do circuito
1 Pablo Paulino ? Santos/SP (Rio de Janeiro/RJ) 1.000
2 Adriano ?Mineirinho? de Souza ? Guarujá/SP 860
3 Eduardo Rolins ? Rio de Janeiro (Saquarema/RJ) 730
4 Rodrigo ?Sininho? Tavares ? Santos/SP 670
5 Willian Cardoso ? Balneário Camboriú/SC 610
5 Jean da Silva ? São Francisco do Sul/SC 610
7 Eric de Souza ? Rio de Janeiro/RJ 555
7 Diego Santos ? Ubatuba/SP 555
9 Leandro Bastos ? Rio de Janeiro/RJ 500
9 Robson Santos ? São Sebastião/SP 500
9 Simão Romão ? Rio de Janeiro/RJ 500
9 Dennis Tihara ? Ilhéus/BA 500
13 Hizunomê Bettero ? Ubatuba/SP 450
13 Amani Valentin ? Ilha do Mel/PR (Florianópolis/SC) 450
13 Jefferson Silva ? Bertioga/SP 450
13 Júnior Faria ? Guarujá/SP 450
17 Jorge Spanner ? Rio de Janeiro/RJ 400
17 Martins Bernardo ? Fortaleza/CE (Rio de Janeiro/RJ) 400
17 Roberto Dias ? Rio de Janeiro/RJ 400
17 Heitor Pereira ? Guarujá/SP 400
17 Denis Machado ? Torres/RS 400
17 Felipe Martins ? Fortaleza/CE (Guarujá/SP) 400
17 Felipe Teixeira ? Florianópolis/SC 400
17 Ricardo ?Riquinho? Wendhausen ? Florianópolis/SC 400