Campeão brasileiro eliminado em Maresias

0

#O campeão das triagens da primeira etapa do Super Surf 2002 Wilson Nora despachou o atual campeão brasileiro Tânio Barreto na primeira bateria da repescagem masculina, nesta sexta (26/04), em Maresias (SP).

E para superar o alagoano Tânio, o baiano Wilson realizou a segunda melhor apresentação de toda a história do Super Surf. Nora registrou 25,44 pontos em suas três melhores ondas e só ficou atrás dos 25,50 pontos que Peterson Rosa marcou na mesma praia de Maresias em 2000.

Além de Tânio Barreto, o vice-campeão brasileiro Odirlei Coutinho (SP) e o terceiro colocado no ranking final do ano passado, Dunga Neto (CE), também não passaram da repescagem nesta sexta.

Também foram realizadas as quartas-de-final femininas, com Andréa Lopes (RJ) x Taís de Almeida (RJ) e Suelen Naraisa (SP) x Viviane Maria (RN) formando as semifinais, que rolam no domingo decisivo.

O dia foi cheio de surpresas, com vários cabeças-de-chave perdendo para surfistas que nem fazem parte da elite nacional dos Top 46 da ABRASP, grupo que disputa o título brasileiro da temporada.

#?Como já havia falado, só quero conquistar o meu espaço e fazer parte do Super Surf, que é um circuito alucinante?, disse Wilson Nora, que chegou da Austrália no domingo e participou das triagens para conquistar a vaga de convidado da Abril.

O campeão brasileiro Tânio Barreto não contestou a vitória do baiano, que tirou notas 9,27 / 9,17 / 7,00 para totalizar a marca recorde de 25,44 pontos do Super Surf 2002.

?As ondas não estavam boas na nossa bateria, mas ele acabou pegando todas as ondas boas que apareceram. O mar estava loteria e a sorte acabou prevalecendo?, falou Tânio, que terminou em último lugar na prova.

Na disputa seguinte, o ubatubense Odirlei Coutinho, vice-campeão brasileiro, foi eliminado pelo santista Piu Pereira, que substitui o carioca João Gutemberg, acometido por uma virose. E na terceira repescagem, o cearense Dunga Neto, número 3 no ano passado, caiu diante do carioca Leonardo Trigo, substituto do Top 46 Pedro Norberto (SC), que está na Indonésia.

A série de derrotas dos cabeças-de-chave só foi interrompida na vitória de Danilo Costa (RN) sobre Edgar Bischof (SP). Mas, na quinta bateria voltou a ocorrer com o estreante Diego Rosa vencendo o confronto catarinense contra Guga Arruda.

#Em seguida, o pernambucano Sávio Carneiro proporcionou o segundo grande espetáculo do dia, marcando 24,54 pontos (máximo de 30) para derrotar a outra novidade catarinense no grupo do Super Surf 2002, Raphael Becker.

?Eu analisei bastante o mar antes de iniciar a bateria e fiquei bem posicionado, pegando sempre as melhores ondas?, disse Sávio Carneiro, surfista que no ano passado foi o que subiu mais posições no ranking brasileiro, do 59o para o oitavo lugar.

?Acredito que subi o primeiro degrau ao me classificar para a terceira fase e vamos ver se as ondas vão melhorar para que a gente possa continuar subindo degrau por degrau até chegar nas finais?, deseja Sávio.

Dois confrontos chamaram a atenção na repescagem masculina realizada em boas ondas de meio metro nesta sexta, envolvendo dois ex-campeões brasileiros contra jovens revelações do surf nacional. No primeiro, o número 1 do Brasil em 88 e 92, Jojó de Olivença (BA), foi superado por uma pequena diferença pelo catarinense Andreas Eduardo ? 20,84 x 20,43 pontos.

?Eu cresci vendo caras como o Jojó, o Pedro Muller e o Tinguinha Lima surfar. Para mim foi um grande prazer competir com o Jojó. Somos muito amigos e cada um fez a sua parte, sem stress?, contou Andreas. ?Pena que não pode passar os dois, porque a diferença foi muito pequena?, lamentou Jojó.

#Em seguida, entraram na água o campeão brasileiro de 89 e atual presidente da ABRASP, Pedro Muller, e o também carioca Leonardo Neves, que venceu com mais facilidade, por 19,60 x 17,93 pontos.

?O Pedro é um dos caras que mais me incentivou e a gente até brincou antes dizendo que um de nós dois ia ter que ir mais cedo pra encontrar com as crianças em casa. Mas somos muito amigos e dentro d?água cada um só tenta fazer o seu máximo?, falou Léo Neves.

O Super Surf 2002 é uma promoção da Abril Eventos e ABRASP e tem o patrocínio da Volkswagen, com esta etapa contando com o apoio da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Sebastião, com divulgação da MTV e 89 FM. Mais informações do SuperSurf 2002 estão nos sites www.abrasp.com.br e www.supersurf.com.br