Campeão brasileiro estréia com vitória

Renato Galvão, SuperSurf 2005, praia do Rosa, Imbituba (SC)

Praia lotada nesta sexta para as disputas do SuperSurf em Imbituba. Foto: Ricardo Macario.
Nesta sexta-feira o mar finalmente subiu na praia do Rosa, onde está acontecendo a etapa de abertura do SuperSurf 2005, e um excelente público acompanhou a estréia dos cabeças-de-chave da competição, que até domingo distribui R$ 132 mil em prêmios em Imbituba.

 

Em ondas de até 1 metro e formação de regular a boa os top 16 da Abrasp fizeram suas primeiras apresentações na prova, com destaque para a aguardada estréia do atual campeão brasileiro Renato Galvão.

 

O ubatubense competiu na oitava bateria da terceira fase, ou Evento Principal, contra o convidado local Fábio Carvalho, que contou com

Campeão brasileiro Renato Galvão estreou com vitória na primeira etapa do SuperSurf 2005. Foto: Ricardo Macario.
total apoio da torcida. Porém, Renatinho mostrou um surf sólido e polido e não deu chances ao atleta local, que terminou a bateria precisando de uma combinação de notas para tentar a vitória.

 

Carvalho abriu a bateria com uma nota 4.83, mas na seqüência Galvão veio em uma boa direita, aplicou três manobras consistentes e tirou nota 7.67, pulando para a dianteira. O campeão brasileiro ainda pegou outra excelente direita, encaixou mais de cinco manobras e tirou nota 8.57.

 

A essa altura Carvalho já precisava de uma combinação de notas que somasse 16.25 pontos para reverter o resultado a seu favor,

O veterano Fábio Gouveia deu um show de estilo e precisão na estréia dos cabeças-de-chave da competição. Foto: Ricardo Macario.
mas simplesmente não encontrou as ondas e deu adeus à disputa, enquanto Galvão ainda descartou um 7.10 e mais uma boa direita.

 

?Graças a Deus comecei bem a defesa do título brasileiro. Na minha bateria as ondas entraram e só precisei me preocupar em surfar e trocar as notas, diferente do que aconteceu em outras baterias de poucas ondas?, disse Galvão, que garante não estar sob pressão na defesa do título de campeão do SuperSurf.

 

?Nunca fui de dar muita importância para esse negocio de pressão, prefiro jogar nas mãos de Deus e me concentrar em fazer meu trabalho bem feito. Felizmente as etapas do SuperSurf este ano não irão coincidir com as principais etapas do WQS e poderei me dedicar aos dos circuitos?, concluiu o atleta, que tomou um grande susto no caminho para o Sul do país ao sofrer um acidente de carro com o conterrâneo Odirlei Coutinho ? do qual felizmente ninguém saiu machucado.

 

As últimas baterias da segunda rodada realizadas pela manhã reservaram algumas surpresas, como a eliminação precoce de grandes nomes do surf nacional como os tops do WCT Renan Rocha e Peterson Rosa.

 

Na décima bateria o paulista Renan Rocha foi derrotado pelo cearense André Silva, autor do novo recorde de maior nota ? 9,10 ? da prova. Na 14a, em um confronto de veteranos, o paranaense Peterson Rosa perdeu por uma pequena diferença de pontos (11,23 x 11,06) para o paraibano Otávio Lima.

 

Na estréia da terceira rodada o cearense Adilton Mariano, detentor da maior somatória do evento até o momento (17 pontos), superou o conterrâneo Lucinho Lima e foi o primeiro atleta a garantir vaga nas oitavas-de-final da competição.

 

Na terceira bateria foi a vez do paraibano Fábio Gouveia competir pela primeira vez no evento, contra o pernambucano Sávio Carneiro. Apesar de ambos terem muitos anos de experiência em campeonatos, Gouveia levou a melhor com um surf moderno e preciso, emendando manobras sem quebrar a linha. No final, Gouveia somou 13.20 pontos contra 10.14 de Carneiro.

 

Na quarta bateria o campeão catarinense Diego Rosas foi despachado pelo veterano Wagner Pupo, de São Paulo, pelo placar de 14.84 contra 11.56. Outro confronto bastante aguardado pelo público envolveu o carioca Marcelo Trekinho e o gaúcho Daison Pereira, esperança da torcida gaúcha que marca presença em peso na praia do Rosa.

 

Depois de aniquilar o top do WCT Victor Ribas na última quinta, desta vez Trekinho não conseguiu superar Daison, que soube escolher melhor as ondas e venceu com 13.87 pontos contra 7.93 de Trekinho, que ficou precisando trocar a incrível nota 1.43.

 

Na nona bateria o ex-top do WCT Guilherme Herdy marcou a maior somatória do dia (16.53) contra o vice-campeão brasileiro Odirlei Coutinho, que somou apenas 11.40 pontos e se despediu da competição. Na bateria seguinte, Jihad Kohdr chegou perto e somou 16 pontos para eliminar Bruno Moreira, com 10.60.

 

Neste sábado as disputas começam às 9 horas com as baterias restantes da terceira rodada do masculino. Na seqüência acontecem as oito baterias das oitavas-de-final dos homens e depois entram na água as quartas-de-final do feminino, seguidas das quartas do masculino.

Exit mobile version