Campeão brasileiro será definido nesta semana

Andreas Eduardo completou manobras como esta para garantir a vitória em Ubatuba

Andreas Eduardo pode ser o primeiro catarinense a se tornar campeão brasileiro, e só depende dele mesmo para ganhar o título. Foto: Ricardo Macario.
Depois de três semanas seguidas de competições, o Circuito Mundial de Surfe Profissional se despediu do Brasil com uma festa australiana no Onbongo Pro Surfing, finalizado no último domingo em Florianópolis (SC).

 

Agora, todas as atenções voltam-se para a grande final do SuperSurf 2002, que será realizada entre quarta-feira (06/11) e domingo desta semana nas ondas da Prainha, Rio de Janeiro (RJ).

 

A carioca Andréa Lopes já garantiu por antecipação seu terceiro título brasileiro, mas um incrível número de vinte surfistas vai brigar pela outra Volkswagen Saveiro que neste ano está reforçando o prêmio dos campeões brasileiros da temporada.

 

O catarinense Andreas Eduardo está no topo da lista, que inclui ainda seis integrantes da “Galeria dos Campeões Brasileiros da ABRASP”, como o recordista Peterson Rosa (PR), que foi o número 1 do Brasil em 94, 99 e 2000. 

 

Por ter sido o único surfista a subir no pódio duas vezes neste ano, Andreas Eduardo, campeão da etapa do SuperSurf de Ubatuba (SP) e terceiro colocado na de Florianópolis (SC), chega na Prainha com duas fases de vantagem sobre Wagner Pupo (SP), Maicon Rosa (PR) e Marcelo Trekinho (RJ), seus principais adversários.

 

Já para superar os 2.530 pontos que Andreas Eduardo tem computados no SuperSurf 2002, Eric Miyakawa (SP), Leonardo Neves (RJ), Jihad Kohdr (PR) e Peterson Rosa (PR) precisam no mínimo avançar até as semifinais. O atual campeão brasileiro Tânio Barreto (AL) e mais Beto Fernandes (SP), Costinha (SP), Armando Daltro (BA) e Pedro Muller (RJ), têm que chegar na grande final.

 

O veterano Wagner Pupo está na cola de Andreas e pode surpreender na última etapa. Foto: Ricardo Macario.
Já Fabrício Júnior (RN), Joca Júnior (RN), Danilo Costa (RN), Alexandre Almeida (RJ), Jojó de Olivença (BA), Fábio Gouveia (PB) e Victor Ribas (RJ), precisam de uma vitória na etapa final do circuito.

 

Andreas Eduardo só depende dele mesmo para se tornar o primeiro catarinense a levar o caneco de campeão brasileiro profissional. E poderá ir eliminando os seus concorrentes a cada vitória na competição. Se chegar nas oitavas-de-final do SuperSurf do Rio de Janeiro, ele já derruba Danilo Costa e Alexandre Almeida e ainda tira as chances de Joca Jr., Jojó de Olivença, Fábio Gouveia e Victor Ribas de conquistar mais um título brasileiro.

 

Se avançar para as quartas-de-final, o líder do ranking tira Beto Fernandes, Fabrício Júnior e Pedro Muller da briga e força outros seis adversários a vencerem a etapa da Prainha: Eric Miyakawa, Leonardo Neves, Peterson Rosa, Tânio Barreto, Costinha e Armando Daltro.

 

Caso confirme mais um pódio classificando-se para as semifinais, Andreas acaba com as chances de Léo Neves, Tânio, Costinha e Daltro. Aí, ele só perde as chaves da Volkswagen Saveiro e o tão sonhado título de campeão brasileiro do SuperSurf 2002 se Wagner Pupo, Maicon Rosa, Eric Miyakawa, Marcelo Trekinho, Jihad Kohdr ou Peterson Rosa, faturarem o título na grande final da sexta e última etapa do mais disputado Circuito Brasileiro de Surfe Profissional nos 16 anos de história da ABRASP.

 

O Super Surf 2002 é uma realização do Grupo Abril e da ABRASP, com o patrocínio da Volkswagen, co-patrocinio da Suncoast by C&A e divulgação na MTV e Revista Fluir. Esta sexta etapa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Oi Telefonia e da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).

 

Andréa Lopes já faturou a Saveiro pelo título antecipado do SuperSurf, conquistado na Joaquina. Foto: Ricardo Macario.
Mais informações de todas as etapas já realizadas podem ser encontradas nos sites www.abrasp.com.br e www.supersurf.com.br .

 

SuperSurf 2002 – candidatos ao título brasileiro
 
 1º) 2.530 – Andreas Eduardo (SC)
 2º) 2.450 – Wagner Pupo (SP)
 3º) 2.370 – Maicon Rosa (PR)
 4º) 2.270 – Eric Miyakawa (SP)
 5º) 2.250 – Marcelo Trekinho (RJ)
 6º) 2.240 – Leonardo Neves (RJ)
 7º) 2.220 – Jihad Kohdr (PR)
 8º) 2.120 – Tânio Barreto (AL)
 8º) 2.120 – Beto Fernandes (SP)
 8º) 2.120 – Costinha (SP)
11º) 2.080 – Armando Daltro (BA)
12º) 2.060 – Fabrício Júnior (RN)
13º) 2.050 – Pedro Muller (RJ)
14º) 2.030 – Joca Júnior (RN)
15º) 2.010 – Danilo Costa (RN)
17º) 1.950 – Alexandre Almeida (RJ)
18º) 1.940 – Jojó de Olivença (BA)
22º) 1.870 – Peterson Rosa (PR)
29º) 1.630 – Fábio Gouveia (PB)
30º) 1.620 – Victor Ribas (RJ)

 

Ranking brasileiro feminino

 

Campeã – 3.590 – Andréa Lopes (RJ)
2a) 3.090 – Taís de Almeida (RJ)
3a)  2.700 – Viviane Maria (RN)

 

Drope mais:

 

Abril Eventos seleciona wild cards do SuperSurf

 

SuperSurf tem decisão na Prainha (RJ)

 

Exit mobile version