Campeão Júnior também quer título Mirim do Hang Loose

0

Júnior Faria é campeão Júnior… mas também busca o título Mirim. Foto arquivo: Paulo Kid.
Em um campeonato marcado pelo equilíbrio, o dia decisivo do 16º Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim de Surf promete ser emocionante.

 

A etapa final da competição termina neste domingo na praia de Itamambuca, em Ubatuba, e define quatro dos cinco categorias em jogo. Apenas na Júnior (atletas até 18 anos de idade) o título já está decidido, conquistado por antecipação pelo guarujaense Júnior Faria.

 

Mas o campeão da Júnior ainda não se deu por satisfeito e quer fazer história. Ele tenta faturar também a Mirim (até 16 anos), repetindo um feito que até hoje pertence apenas ao catarinense Marco Polo, em 1997.

 

Thiago Camarão, nesta foto em Maldivas, pode ficar com o título Mirim, mas depende do resultado de Júnior Faria. Foto arquivo: Marcelo Vasconcellos.
Quem pode estragar sua festa é Thiago Camarão, de São Sebastião. Thiago precisa da vitória, desde que Júnior Faria não seja vice na etapa, ou de um segundo lugar – se Faria não for o vencedor.
 
Neste sábado, no início das disputas com ondas de meio metro, o outro concorrente ao título da Mirim foi eliminado no primeiro round. Emerson Silva, de Guarujá, cometeu interferência e não obteve classificação.

 

Ainda no sábado, na Júnior, o destaque foi Alexandre Morais, de São Sebastião. Ele é irmão de Danylo Grillo, surfista revelado no Hang Loose, atualmente o Circuito Mundial WQS.

 

Alexandre arrancou a melhor nota (7,5) e desponta como um dos principais candidatos para vencer a etapa.

 

Já na categoria Iniciantes (limite de 14 anos), o favoritismo é do ubatubense Wigolly Dantas. Além de surfar em casa, ele é o atual campeão brasileiro da categoria.

 

Em seu encalço estão três surfistas de Guarujá: Emerson Silva, Fabrício Caraça e Leandro Santos. Também serão conhecidos neste domingo os campeões da Grommets (até 12 anos), Petit (limite de 10 anos) e de uma categoria estreante, batizada de Pais e Filhos, onde os garotos atuam nas ondas ao lado dos pais, competindo em duplas.
 
Na Grommets, a briga reúne três atletas, dois deles herdeiros de grandes nomes do surf brasileiro profissional. Miguel Pupo, líder do ranking, é filho de Wagner Pupo, que este ano terminou o ranking do Super Surf em 10º lugar.

 

E Matheus Toledo é filho de Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional em 91 e 95. A outra fera é Yan Guimarães, de Saquarema (RJ).

Na Petit, a liderança é do guarujaense Jessé Mendes, que tem como maior rival João

Paulo Zampieri, de Búzios (RJ).

 

Neste domingo a competição tem início às 8 horas, com disputa da categoria Iniciantes. Depois entram na água os atletas da Grommets e Petit. As semifinais começam às 11 horas e as finais acontecem a partir das 13h30.

 

O Hang Loose Paulista tem o co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Quiver e Tent Beach. Apoio: Nivana Turismo, Bennett Foam, Reef, Grupo Taca, Governo do Estado/ Secretaria de Juventude Esportes e Lazer e Fluir. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Corpo de Bombeiros.
 
Christian Moreno
  
[email protected]