Com certeza, Netuno e São Pedro entraram em acordo para presentear os representantes da nova geração do surf catarinense que estiveram reunidos no último fim de semana, na praia da Vila, em Imbituba, para as disputas da grande final do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2015, que encerrou no domingo com chave de ouro e definiu os campeões catarinenses de surf.
Após dois adiamentos das competições por falta de ondas, a etapa decisiva do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2015 começou no sábado pela finalização da etapa de Balneário Camboriú, que havia sido interrompida por falta de ondas. O dia foi perfeito, com muito sol, calor, praia lotada, e principalmente altas ondas, na faixa de um metro com séries maiores, que esquentaram as disputas pelos títulos da temporada.
No domingo as ondas melhoraram ainda mais e a Praia da Vila mostrou porque é considerada uma das melhores ondas do Brasil, com direitas e esquerdas iradas que chegavam aos dois metros nas séries, proporcionando um verdadeiro show de surfe para o pessoal que veio prestigiar o evento e lotou a bela e paradisíaca Praia da Vila neste domingão.
Entre os destaques desta última etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2015 podemos ressaltar as baterias finais das categorias Open e Junior, que literalmente pegaram fogo e arrancaram aplausos da galera na areia. Na categoria Open o surfista local da Praia da Vila Victor Borges venceu a etapa fazendo uma excelente apresentação com manobras fortes na parte crítica da onda, totalmente dentro dos critérios exigidos pelos juízes, somando um total de 19,30 pontos, dos 20 possíveis em uma bateria. O campeão catarinense 2015 da categoria Open foi o surfista de Navegantes Derek Adriano com 7.257 pontos, após 9 etapas, com três descartes.
Na categoria Junior o bicho pegou e Leonardo Barcelos, que também é local da Praia da Vila, foi o grande campeão da etapa com uma nota 10 no seu somatório, mostrando conhecer muito bem as ondas do quintal de casa. Leonardo foi um dos destaques da competição surfando muito bem e cravando o recorde da maior nota da competição. Mesmo ficando com a terceira colocação na etapa o surfista de São Francisco do Sul, Luan Garcia de 17 anos de idade, consagrou-se tri campeão catarinense. Luan foi campeão em 2013 na categoria Iniciantes, 2014 na categoria Mirim e 2015 na categoria Junior.
A categoria Mirim não foi diferente, mais um local da Praia da Vila fez bonito na grande final e venceu seus adversários somando o dobro da pontuação. Foi o surfista Anderson Junior, um dos novos talentos do surf catarinense, que foi campeão do Rip Curl Grom Seach 2015 na categoria Mirim, e representará Santa Catarina e o Brasil na final mundial da competição este ano, possivelmente na Indonésia. O campeão catarinense 2015 da categoria foi o surfista Luan Piazera, 16 anos, de Balneário Camboriú somando 8.710 pontos.
Na categoria Iniciantes a vitória da etapa ficou com o surfista de Itajaí Walley Guimarães e o campeão catarinense de 2015 foi o atleta Ryan Cordeiro, 14 anos, de Itapoá no litoral norte do estado. Na categoria Infantil o atleta Léo Casal, 11 anos, da Praia do Campeche em Florianópolis, foi o grande campeão vencendo a etapa e confirmando o título de campeão catarinense 2015 na categoria Infantil.
A final da categoria Máster também foi disputadíssima e o surfista Álvaro Bacana, maranhense radicado em Floripa, achou as melhores ondas da final e garantiu o lugar mais alto do pódio na Praia da Vila. Com a vitória Bacana conquistou também o título de tricampeão catarinense na categoria Máster.
Na categoria Kahuna o surfista Ricardo Goufal foi o melhor na final e venceu a etapa de Imbituba. O campeão catarinense 2015 da categoria Kahuna foi o surfista de Balneário Camboriú Saulo Lyra, de 52 anos de idade, muitos deles dedicados ao surfe.
Na categoria Feminino a campeã da etapa foi a paranaense Andressa Carvalho e quem ficou com o título de campeã catarinense 2015 foi a surfista Manu Pacheco, 15 anos, local da Praia Brava de Florianópolis.
Com o encerramento do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2015, encerrou-se também a gestão de Fred Leite como Presidente da Fecasurf. Fred assumiu a presidência em 2008 e até hoje conduziu com firmeza e competência, apesar das dificuldades, a entidade que é considerada uma das mais organizadas e atuantes do país. O ex-presidente se despediu agradecendo a todos que lhe apoiaram nesta caminhada de sucesso e confirmou que a partir de agora será promotor de eventos, e já promete novidades para breve.
Resultados – 3a etapa – Balneário Camboriú
Open
1º – Ronaldo Silveira
2º – Pedro Mendes
3º – Aminandes Pamplona
4º – Yago Ramos
Junior
1º – Pedro Mendes
2º – Yago Ramos
3º – Ivan Santos
4º -Giovanne Picaski
Mirim
1º – Luan Piazera
2º – Leonardo Barcelos
3º – Vinicius Barcelos
4º – Guilherme Marques
Iniciantes
1º – Leonardo Barcelos
2º – Guilherme Marques
3º – Walley Guimarães
4º – Léo Casal
Infantil
1º – Léo Casal
2º – Gabriel Junior
Feminino
1º – Manu Pacheco
2º – Andressa Carvalho
3º – Fernanda Espíndo
Kahuna
1º – Carlos Santos
2º – Saulo Lira
3º – Rubens Farias
Master
1º – Álvaro Bacana
2º – Carlos Santos
3º – Márcio Leal
4º – Adriano Lemos
Resultados da 4a etapa – Praia da Vila
1º – Victor Borges
2º – Eloin Travisani
3º – Ariel Ferreira
4º – Leandro Elias
1º – Leonardo Barcelos
2º – Pedro Mendes
3º – Luan Garcia
4º – João Godoy
1º – Anderson Junior
2º – Guilherme Marques
3º – Ryan Cordeiro
4º – Leonardo Mendes
1º – Walley Guimarães
2º – Leonardo Barcelos
3º – Ryan Cordeiro
4º – Ian Casal
1º – Léo Casal
2º – Patrick Plachi
3º – Luiz Mendes
4º – Ian Nascimento
1º – Andressa Carvalho
2º – Manu Pacheco
1º – Ricardo Goufal
2º – Saulo Lyra
3º – Carlos Santos
4o – Rubens Farias
Master
1º – Álvaro Bacana
2º – Márcio Leal
3º – Bruno de Bona
4º – Saulo Lyra
Campeões catarinenses de 2015
Open – Derek Adriano
Junior – Luan Garcia
Mirim – Luan Piazera
Iniciantes – Ryan Cordeiro
Infantil – Léo Casal
Feminino – Manu Pacheco
Master – Álvaro Bacana
Kahuna – Saulo Lyra