O sol apareceu, as ondas continuaram rolando e a molecada fez a festa na Prainha, Rio de Janeiro (RJ), no último domingo (12), dia decisivo para a última etapa do Circuito Estadual WQSurf Oakley Nova Geração 2017.
As finais começaram com a categoria Pré Petiz, na qual os surfistas podem contar com a ajuda de um técnico para auxiliá-los na água. E foi aí que João Vitor Paulino, surfista do litoral Norte de São Paulo, fez a diferença.
Surfando com uma base bastante sólida e um repertório com belas manobras, o surfista dispensou a ajuda e não deu chances aos adversários. Paulino marcou 16.75 pontos, contra 8.00 de Pablo Gabriel. Em terceiro ficou Diogo Souza 4.15 e finalizando Luiz Henrique Pereira 3.00.
Na sequência foi a vez de Rickson Falcão, jovem promessa de Saquarema, confirmar o favoritismo. Além de emplacar o título da etapa, sagrou-se campeão estadual. Falcão marcou 16.00, deixando o campeão da Pré Petiz, João Vitor Paulino, 9.75, em segundo. Na terceira colocação, Gabriel Dantas, 8.65, seguido por Nathan Hereda, 5.00.
A Infantil foi vencida pelo jovem talento de Búzios, Sunny Pires. Ele marcou 11.25 para levar a etapa e carimbar o bicampeonato estadual na categoria. O vice ficou com Pedro Henrique, 10.80, seguido por Diego Templar, 8.00 e Rafael Lufty, 6.80.
“Estou me sentindo muito bem por ter vencido as três etapas. Treinei bastante e agora quero seguir com tudo em 2018”, festeja Pires.
Entre as meninas da Feminino Mirim, a sempre favorita Carol Bonelli, vencedora das duas etapas anteriores e campeã estadual, foi surpreendida pelo ótimo desempenho de Bruna Neves, 10.25. Carol ficou em segundo com 8.40, seguida por Julia Duarte, 6.15 e Ana Clara Pacca, 3.75.
“Estou sem reação! Eu não esperava que a onda da virada entrasse, foi realmente uma surpresa. Queria agradecer ao meu pai, a minha familia. Muito bom, estou muito feliz. O campeonato foi irado, com altas ondinhas, a galera se divertindo”, diz Bruna, que completa 16 anos nesta segunda (13).
Na Iniciante, Cauã Costa, 12.70, apenas confirmou seu desempenho – sempre ditando o ritmo de suas baterias – e emplacou a primeira posição para fechar o circuito com chave de ouro. Pedro Henrique, vice na Infantil, também surfou muito e emplacou outra segunda colocação, com 11.15. Em terceiro Kalany Ratto, 9.80, e Sunny Pires, 6.75, em quarto.
Na Mirim a final foi super acirrada e nos momentos finais Pedro Amorim, 8.75, virou em cima de seu amigo,Bernardo Bordovsky, 8.25, em segundo, seguido por Jhonny Corsetti, 7.35, e Valentim Neves, 6.25.
Entre os Surdos, vitória de Leonardo Oliveira, 6.80, seguido por Julio Cesar, 4.45, André Menezes, 3.90 e Fabio Quintella, 3.75.
Duelo de Ídolos A bateria dessa vez foi entre os amigos e ex-competidores Leonardo Neves e Gustavo Fernandes. Leo fechou o ano com três vitórias na Prainha.
Resultados
Pré Petiz
1 João Vitor Paulino
2 Pablo Gabriel*
3 Diego de Souza
4 Luiz Henrique Pereira
Petiz
1 Rickson Falcão*
2 João Vitor Paulino
3 Gabriel Dantas
4 Nathan Hereda
Infantil
1 Sunny Pires*
2 Pedro Henrique
3 Diego Templar
4 Rafael Lufty
Feminino
1 Bhruna Neves
2 Carol Bonelli*
3 Julia Duarte
4 Ana Clara Pacca
Iniciante
1 Cauã Costa*
2 Pedro Henrique
3 Kalany Ratto
4 Sunny Pires
Mirim
1 Pedro Amorim
2 Bernardo Bordovsky
3 Jhonny Corsetti
4 Valentim Neves
Cauã Costa*
Surdos
1 Leonardo Oliveira
2 Julio Cesar
3 Andre Menezes
4 Fabio Quintella
Duelo de ídolos
1 Leo Neves
2 Gustavo Fernandes
*Campeões estaduais