Entre os dias 19 e 21/2, a Praia do Futuro viveu fortes emoções no Pena Bodyboard Pro, válido como última etapa do Circuito Cearense de Bodyboard 2015 e primeira de 2016.
Os principais atletas cearenses, além de grandes nomes do esporte a níveis regional, nacional e mundial, marcaram presença atraídos pelo alto nível do circuito e pela boa premiação, que entre os profissionais foi de R$ 15 mil.
E o ranking final de 2015 ficou assim definido: João Paulo Jeff terminou como o grande campeão da categoria profissional masculino. Entre as mulheres Patrícia Setúbal levou o título do circuito e da etapa, uma conquista há muito esperada.
Entre os amadores o grande destaque foi o atleta da Escolinha Geração Bodyboard, Diego Gomes. Diego não somente conquistou o título do circuito na categoria Open, a principal entre os amadores, como também levou a etapa na profissional, se tornando o primeiro atleta da história do bodyboard cearense a conseguir uma vitória na categoria logo após tornar-se profissional.
Na Open Feminino quem levou o título do circuito foi Sabryni Sayori, que acabou também levando o título da etapa.
Na Estreante e na Iniciante os títulos do circuito e da etapa ficaram com Weverton Matousa e Mateus Gomes, respectivamente. Na Pro Junior o grande campeão do circuito foi Guilherme Câmara com troféu da etapa ficando nas mãos de Erick Silvino. Entre os Masters o quem levou a melhor foi Gleuson Farias.
Para Éder Luciano, atleta que compete o circuito mundial, competir no Ceará é um grande desafio, pois, além do alto nível dos atletas, as condições favorecem os atletas locais:
“Essa é a segunda vez que venho aqui pro Ceará e confesso que estou chocado com o nível de evolução que vi em pouco mais de 2 anos. Sem sombra de dúvidas o Ceará é o estado com o nível mais alto entre os atletas da nova geração e possui atletas que já poderiam estar dando trabalho aos Top’s do Circuito Mundial. Competir aqui com essa turma não é mole. Parabéns a todos que estão fazendo um bonito trabalho na base do esporte”, declarou o visitante.
Para Neymara Carvalho-ES, pentacampeã mundial de bodyboard profissional, o bodyboard cearense está em franca evolução. Ela também acredita que muitas das atletas cearenses já têm nível suficiente para estar competindo no mundial:
“É muito bonito ver o brilho nos olhos dessas meninas. A garra, a determinação delas é algo incrível! O que vi nesse fim de semana foi um verdadeiro show de talento e apesar de não ter vencido, volto pra casa muito feliz sabendo que o futuro do bodyboard brasileiro está muito bem encaminhado. Agora, só precisamos fazer com que essas meninas vão pras etapas do Mundial porque o resto é com elas”, afirmou Neymara.
Para Tom Santiago, Presidente da Federação de Bodyboard do Ceará, o evento foi a coroação de todo um esforço conjunto e segundo ele, o circuito 2016 promete ser ainda maior:
“Em meio a uma crise nacional o bodyboard cearense realiza o maior circuito já visto no estado. Vagas esgotadas em todas as categorias, a presença de alguns dos maiores nomes do esporte mundial e um grupo determinado a fazer com que o esporte cresça. Essa foi a receita que a Federação pretende não somente repetir em 2016, pois, o circuito terá um incremento a partir de novas parcerias e o fortalecimento com os parceiros atuais. Quem gostou do Circuito Cearense de Bodyboard 2015 vai se impressionar com o que estamos preparando pra 2016”, declarou o dirigente.
Para Isabela Sousa, tricampeã mundial que acabou ficando na terceira colocação, também teceu seus comentários sobre esse momento do bodyboar cearense:
“Pra mim é muito especial ver as meninas se dedicando tanto e saber que eu tenho uma parcela de contribuição nisso tudo. Estou muito feliz em ver que apesar de tudo que o país tem enfrentado o bodyboard cearense continua crescendo”, declarou Isabela.
O circuito cearense 2015 (em especial a terceira e última etapa) ficará marcado na história do bodyboard cearense, sobretudo por ter reunido muitos ingredientes de sucesso em um evento: praia lotada de gente bonita como poucas vezes se viu em um campeonato, a presença de grandes nomes do esporte, disputas emocionantes onda a onda, viradas espetaculares, exemplos de superação como dos irmãos Mateus e Diego Gomes e de sua professora Patrícia Setúbal, da Escolinha Geração Bodyboard, que deram um show, a determinação nos olhos do Campeão Cearense Pro Junior Guilherme Câmara que já fala em competir pelo mundo, o surgimento de um talento vindo da Praia do Pecém, a primeira revelação da escolinha conduzida por Amadeu Junior, um patrocinador de peso, no caso a marca Pena e a determinação de toda a equipe da FBCE, que não deixou a peteca cair em nenhum momento e tem dado uma lição de amor ao esporte sob a batuta de Tom Santiago, uma equipe que, faça chuva ou faça sol, tem lutado unida para manter o crescimento do esporte a qualquer custo. E esse será o maior legado deste grupo.
Resultados
Profissional Masculino
1 Diego Gomes
2 Eduardo Freitas
3 Roberto Bruno
4 João Paulo Jeff
Profissional Feminino
1 Patrícia Setúbal
2 Renata Úrsula
3 Isabela Sousa
4 Maira Viana-ES
Master
1 Gleuson Farias
2 Gustavo Tavares
3 Rômulo Emanuel
4 David Pontes
Open Masculino
1 Diego Gomes
2 Fabrício Mendes
3 Victor Batista
4 Walber Sousa
Open Feminino
1 Sabryni Sayori
2 Maria Raquel
3 Vitória Castro
4 Vitória Alves
Pro Junior
1 Erick Silvino
2 João Paulo Jeff
3 Luiz Henrique
4 Isaías Ravic
Campeões do Circuito Cearense 2015
Profissional Masculino
João Paulo Jeff
Profissional Feminino
Patrícia Setúbal
Master
Francisco Robson
Open Masculino
Diego Gomes
Open Feminino
Sabryni Sayori
Pro Junior
Guilherme Câmara
Iniciante
Mateus Gomes
Estreante
Weverton Matousa