Campeões diplomados

Rafael Carvalho, Volcom Paulista de Surf Universitário 2005, Camburi, São Sebsatião (SP)

Rafael Carvalho, João Carlos Chaves e Jahia Bettero, campeões do Volcom Paulista de Surf Universitário 2005. Foto: Ivan Storti / FMA.

Rafael Carvalho, de Bertioga, João Carlos Chaves, de São Paulo, e Jahia Bettero, de Ubatuba, festejaram neste domingo os títulos do Volcom Paulista de Surf Universitário.

 

A terceira e última etapa do circuito foi encerrada em ondas mexidas de meio metro na praia de Camburi, São Sebastião.

 

Mas a mudança de tempo não tirou o brilho do evento, que contou com mais de 80 atletas devidamente matriculados em faculdades do Estado. Ainda na etapa, a Unitau garantiu o caneco no Tag Team (revezamento).

 

Dos três títulos individuais, a conquista mais tranqüila foi na Open, com Rafael Carvalho, aluno do quarto ano de Educação Física no Unimonte.

 

Ronisson de Jesus foi o vencedor da categoria Open na praia de Camburi, São Sebsatião (SP). Foto: Ivan Storti / FMA.
Coincidentemente, os três campeões estão no último ano da faculdade, com João Carlos Chaves se formando em Turismo na Unisantana; e Jahia Bettero, que comemorou o bicampeonato, em Educação Física nas Faculdades Módulo.

 

Na Open, Rafael fez a sua terceira final no circuito e surfou já com o título assegurado. Na verdade, contou com a sorte, pois além de avançar para a semifinal, seus dois concorrentes diretos não ficaram entre os oito classificados (Ricardo Toledo, o campeão de 2004, foi o nono colocado, e Lucas Felipe, o 10º).

 

Esse foi o quarto título que o Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), com sede em Santos, conquistou no Paulista.

 

Com o vice na última etapa, Rafael Carvalho finalizou a temporada como campeão do circuito 2005. Foto: Ivan Storti / FMA.
?Foi muito bom, ainda mais disputando contra o Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional. Agora, vou iniciar na carreira profissional e me jogar no Brasil Tour e no Circuito Paulista Pro?, comentou o novo campeão, de 23 anos de idade, formado na escolinha do Ibrasurf, na Riviera de São Lourenço.

 

Na decisão, ele surfou bem e ficou em segundo lugar. O dono da festa foi o seu conterrâneo Ronisson de Jesus, aluno de Administração das Faculdades Bertioga.

 

O surfista já tinha sido o destaque de sábado, ao vencer a Volcom Air Spectacular, bateria especial onde só vale o aéreo, e voltou a repetir um surf radical para garantir a sua primeira vitória, somando uma ondas 6,5 e outra 5,25.

 

?Dessa vez lavei a alma. Até que enfim. Foi emocionante?, vibrou o surfista, que nas outras duas etapas tinha ?batido na trave?, ficando em nono lugar (oito se classificam para a fase final).

 

O guarujaense Afrânio Ribeiro, estudante de Turismo na Unaerp, que teve uma participação decisiva no campeonato, ao desclassificar Ricardo Toledo, o vice-líder, terminou em terceiro lugar, enquanto que Felix Raiss, também aluno de Educação Física no Unimonte, ficou na quarta colocação.

 

Já nas outras duas disputas, as decisões ficaram mesmo para as baterias finais, gerando momentos de emoção. Na paulistana, João Carlos Chaves chegou em Camburi numa condição tranqüila, com duas vitórias no circuito. O também campeão paulista Open havia sido vice-campeão universitário nos dois últimos anos e teve como rival Pedro Regatieri, também no último ano no curso de Direito na Unip.

 

João poderia ficar até em terceiro lugar para erguer o troféu, mas ratificou o título com outra vitória, numa disputa acirrada com o bicampeão universitário Michel Cardoso (Comércio Exterior/ Mackenzie).

 

?Estava na maior tensão. Agora, finalmente consegui relaxar. Vinha perseguindo este título desde 2002 e nos dois últimos anos fui vice. E foi mais legal ainda porque tive 100% de aproveitamento?, disse João, que comemorou a nova conquista com o seu pai, Odair Navarrete, que sempre o acompanha nos campeonatos.

 

Mesmo tendo conquistado dois títulos importantes na temporada, João ainda não sabe o que o futuro lhe reserva. Uma das prioridades é tentar atuar na área que carreira que acaba de se formar.

 

?Sou turismólogo e quero me empenhar na profissão. Ainda não sei o que fazer. Se pintar um patrocínio, posso virar profissional no surf?, comentou o atleta de 31 anos, que venceu Michel Cardoso por apenas 25 centésimos – 11,50 a 11,25. Rudi Scutti (Administração/ Mackenzie) fez a sua terceira final e garantiu a terceira colocação, à frente de Pedro Regatieri.

 

##

 

Veridiana Saldanha venceu entre as mulheres. Foto: Ivan Storti / FMA.

Entre as meninas, Jahia Bettero teve como grande rival a vicentina Rose Santana (Educação Física/ Unimes). As duas tinham uma diferença no ranking de apenas 90 pontos e quem chegasse à frente era a campeã.

 

Na final, a vitória ficou com Veridiana Saldanha (Educação Física/ Unitau), que abriu a bateria com uma nota 5 e não foi mais alcançada. Jahia se firmou em segundo lugar, resultado suficiente para comemorar o bicampeonato.

 

Rose amargou o quarto lugar, atrás da paulistana Fernanda Gonçalves (Administração/ FAAP). Na classificação final, Jahia ficou com apenas 81 pontos à frente.

 

Ubatubense Jahia Bettero fica com o título de campeã do circuito. Foto: Ivan Storti / FMA.
?Fechei a minha fase universitária com chave de ouro. Agora vou tentar emprego na minha área. Por enquanto, estou desempregada, mas vou continuar competindo no Paulista Open, onde fui vice-campeã estadual duas vezes. Vamos ver se em 2006 mudo isso?, disse Jahia, irmã de Hizunomê Bettero, um dos maiores talentos da nova geração.

 

A etapa ainda teve como atração o Tag Team. A Unitau, que teve como destaque o ubatubense Eduardo Silva (campeão paulista júnior em 2001) faturou a etapa e levou o título.

 

Além de Eduardo, o time contou com Wellington Carrane, Jussimar Rodrigues e Amanda dos Santos.

 

Equipe Unitau, campeã do Tag Team. Foto: Ivan Storti / FMA.
O time marcou 28,35 pontos contra 27,45 da Unaerp, competindo com Sérgio Rocha (dono da melhor nota do evento ? 9 pontos), Rogério Daiggi, Ivan Junqueira e Kalu Freitas. A Braz Cubas ficou terceiro lugar, seguida da Unimes.

 

Resultados da terceira etapa
 
Open

1 Ronisson de Jesus (Bertioga) Administração/ Faculdades Bertioga
2 Rafael Carvalho (Bertioga) Educação Física/ Unimonte
3 Afrânio Ribeiro (Guarujá) Turismo/ Unaerp
4 Felix Raiss (Ubatuba/ Santos) Educação Física/ Unimonte
 
Paulistana

1 João Carlos Chaves (São Paulo) Turismo/ Unisantana
2 Michel Cardoso (São Paulo) Comércio Exterior/ Mackenzie
3 Rudi Scutti (São Paulo) Administração/ Mackenzie
4 Pedro Regatieri (São Paulo) Direito/ Unip
 
Feminina

1 Veridiana Saldanha (Ubatuba) Educação Física/ Unitau
2 Jahia Bettero (Ubatuba) Educação Física/ Faculdades Módulo
3 Fernanda Gonçalves (São Paulo) Administração/ FAAP
4 Rose Santana (São Vicente) Educação Física/ Unimes
 
Tag Team
1 Unitau (Jussimar Rodrigues, Eduardo Silva, Wellington Carrane e Amanda dos Santos)
2 Unaerp (Rogério Daiggi, Ivan Junqueira, Sérgio Rocha e Kalu Freitas)
3 Braz Cubas (Diego Rodrigues, Rafael da Silva, Patrícia Oliveira e Feliz Moiz)
4 Unimes (Rose Santana, Rogério Carvalho, Camila Ventura e Saint Clair)
 
Volcom Air Spectacular – Ronisson de Jesus (Bertioga) ? Administração/ FABE

 

Ranking 2005
 
Open

1 Rafael Carvalho (Bertioga) Educação Física/ Unimonte ? 2.710 pontos
2 Ricardo Toledo (Ubatuba) Educação Física/ Faculdades Módulo ? 1.986
3 Ronisson de Jesus (Bertioga) Administração/ Faculdades Bertioga ? 1.860
4 Feliz Raiss (Ubatuba/Santos) Educação Física/ Unimonte ? 1.807
 
Pauslistana

1 João Carlos Chaves (São Paulo) Turismo/ Unisantana ? 3.000 pontos
2 Pedro Regatieri (São Paulo) Direito/ Unip ? 2.529
3 Rudi Scutti (São Paulo) Administração/ Mackenzie ? 2.268
4 Michel Cardoso (São Paulo) Comércio Exterior/ Mackenzie ? 2.140
 
Feminina

1 Jahia Bettero (Ubatuba) Educação Física/ Faculdades Módulo ? 2.710 pontos
2 Rose Santana (São Vicente) Educação Física/ Unimes ? 2.629
3 Veridiana Saldanha (Ubatuba) Educação Física/ Unitau ? 2.197
4 Kalu Freitas (Guarujá) Publicidade/ Unaerp ? 2.087
 
Tag Team

1 Unitau ? 2.000
2 PUC ? 1.968
3 Unaerp ? 1.710
4 Faculdades Módulo ? 1.629

Exit mobile version