notícia

Canal bombástico

Beto Góes.


Na última terça-feira, uma ressaca na orla de Santos proporcionou ondas inéditas na Ponta da Praia, mais precisamente no canal onde entram os navios para o Porto. Os surfistas tomaram conta dos picos entre os canais 4 e 5, mas o destaque ficou mesmo para as ondas que entraram na praia do Góes, no Guarujá, localizada de frente para a orla santista, bem na entrada do canal.

Ondas ali, somente com as maiores ressacas. Porém, a mudança do fundo pela escavação das dragas e das correntes, possibilitou o aparecimento destas ondas na praia do Góes.

“Esse é um pico relativamente novo. Meses atrás rolaram dragagens no canal de Santos e depositaram o material no outside do Góes. A areia veio pra dentro da encosta, o fundo ficou raso e as ondas começaram a bombar quando o swell entra de Sul e o vento Sul é terral“, explica o fotógrafo Sebastian Rojas, que registrou a session ao lado do surfista Haroldo Ambrósio.

De acordo com Rojas, ninguém nunca viu quebrar desse tamanho. “Hoje (terça-feira) foi um dia especial, apesar das ondas estarem balançando e difíceis de surfar, tivemos momentos interessantes pelo tamanho das séries”, comenta ele.

A galera das canoas havaianas, acostumada a treinar na região, passou perrengue com o swell. Uma série entrou varrendo quarto delas, que ainda foram destruídas nas pedras. “Os caras ficaram na roubada e tivemos que salvar uns quatro canoeiros e levá-los para o lado de Santos”, relata.

Exit mobile version