Candidato abre a disputa

Jano Belo, SuperSurf 2005, Costa do Sauípe (BA)

Terceiro do ranking, Jano Belo é quem tem mais chances matemáticas de tirar o título das mãos de Fabio Gouveia. Foto: Eduardo Moody.

Muitos surfistas aproveitaram o último dia de treinos livres antes da etapa final do circuito brasileiro, inclusive alguns candidatos ao título do SuperSurf 2005.

 

Um deles é o paraibano Jano Belo, que está escalado para estrear logo na primeira bateria da competição, prevista para acontecer às 8 horas desta quarta-feira em Ubatuba.

 

A última vez que o principal palco do litoral paulista recebeu a grande final da temporada foi em 1996 e esta é a primeira decisão na praia de Itamambuca desde a criação da divisão principal do circuito brasileiro, em 2000.

 

As previsões são de grande público e ondas pequenas nos primeiros dias. Mas, elas devem subir para mais de 1,5 metros no fim de semana.

 

Tadeu Pereira, que atualmente preside a Associação Ubatuba de Surf (AUS) e ainda integra a elite nacional, na 19a colocação no ranking, prevê muitas emoções para esta semana.

 

“Tomara que se concretize o que vi hoje indicando que terá altas ondas no fim de semana, com aquele glamour todo para o sábado e domingo, as direitas de Itamambuca funcionando a todo vapor. Certamente a praia vai estar lotada por causa do feriado verá muita emoção dentro d’água. O Fabinho está com vantagem, mas o ranking está todo embolado e pode até pintar um novo campeão por aí”, disse Tadeu.

 

Quando estrear na praia de Itamambuca, Gouveia já terá assumido a liderança do SuperSurf 2005, pois só agora ele vai completar os quatro resultados que são computados no ranking. Além dele, dos nove candidatos ao título, apenas o carioca Pedro Henrique vive a mesma situação. Os outros vão ter que trocar os pontos das suas piores participações no ano.

 

Matematicamente, o também paraibano Jano Belo é o que tem mais chances de superá-lo, só que o caminho do vencedor da etapa passada, na decisão contra o próprio Gouveia na Costa do Sauípe (BA), é bem mais longo.

 

Enquanto Fabinho, o líder do ranking Beto Fernandes (SP), o vice-líder Flávio Costa (BA), e mais Wagner Pupo (SP), Leonardo Neves (RJ) e Pedro Henrique (RJ), fazem parte da lista dos cabeças-de-chave que só estréiam na terceira rodada e Marcelo Trekinho (RJ) e Christiano Spirro (BA) entram na segunda, o estreante na elite nacional do SuperSurf 2005, Jano Belo, foi escalado na bateria que vai inaugurar a etapa final da temporada em Ubatuba.

 

“Durante quase todo o ano eu entrei na primeira ou na segunda bateria, então estou tranqüilo quanto a isso e vou tentar fazer o meu surfe para passar as baterias”, falou Jano Belo, 23 anos, que vai enfrentar o ubatubense Edgar Bischof na primeira fase e, se passar por ele, terá que encarar o experiente tricampeão brasileiro Peterson Rosa, um dos tops do WCT que vai competir no SuperSurf de Ubatuba.

 

“Na verdade, a pressão está para os primeiros colocados. O Edgar é um ótimo surfista e primeiro vou ter que passar por ele, o Peterson também é uma pedreira, mas tenho que confiar no meu surfe. Se for para eu ser campeão, vai dar tudo certo. É a primeira vez que estou disputando um título importante, então não tenho que me preocupar com os adversários, só vou tentar soltar o meu surfe”, contou Jano.

 

##

 

Alcione Silva busca o inédito título de campeã brasileira profissional. Foto: Nilton Santos.

Já na categoria feminina, toda a pressão está em cima da potiguar Alcione Silva, principal adversária da cearense Silvana Lima, que tenta o bicampeonato brasileiro no SuperSurf 2005.

 

Ela também tinha saído de mais uma sessão de treinos na nublada terça-feira na praia de Itamambuca.

 

“Estou preparada para essa final, bastante concentrada e o mar hoje aqui está bom, com ondas abrindo bem, dando para fazer várias manobras”, analisou Alcione, cuja condição mínima, assim como os principais candidatos na categoria masculina, é chegar nas semifinais em Ubatuba.

 

“Eu nunca consegui um bom resultado aqui nessa praia, mas estou tranqüila, me preparei bastante para tentar quebrar esse tabu e vamos esperar que Deus continue olhando por mim e eu ganhe este título”.

 

O SuperSurf 2005 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), com patrocínio da Volkswagen, TIM e Sandálias Havaianas. Esta última etapa ainda conta com co-patrocínio da Onbongo, Gatorade e Jagermeister, além do apoio da Revista Fluir, Waves.Terra, Mix FM, Itamambuca Eco Resort, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Secretaria da Juventude Esporte e Lazer da Coordenadoria da Juventude do Governo do Estado de São Paulo.

 

SuperSurf 2005 – ranking 4 etapas
 
Os nove candidatos ao título brasileiro
 
1 Beto Fernandes (SP) – 2.370 pontos
2 Flávio Costa (BA) – 2.340
3 Jano Belo (PB) – 2.320
4 Fábio Gouveia (PB) – 2.260
5 Wagner Pupo (SP) – 2.230
6 Leonardo Neves (RJ) – 2.160
6 Christiano Spirro (BA) – 2.160
8 Marcelo Trekinho (RJ) – 2.120
17 Pedro Henrique (RJ) – 1.800
 
As quatro candidatas ao título feminino
 
1 Alcione Silva (RN) – 2.970 pontos
2 Suelen Naraisa (SP) – 2.930
2 Juliana Guimarães (RJ) – 2.930
4 Silvana Lima (CE) – 2.860

 

 

Exit mobile version