No último dia 5 de fevereiro, rolou ação da Ocean King’s, com um movimento de conscientização pela praia de Capão da Canoa (RS), onde foram recolhidos aproximandamente 310kg de lixo.
“Entre os detritos que recolhemos, os mais complicados e em maiores quantidades foram pneus, carrinho de bebê, latinhas, tampinhas e plástico de todos os tipos, além de bitucas de cigarro, entre outros. Realmente, mais uma vez, recolhemos uma quantia absurda de lixo”, revela Alexandre Bidart.
Na ocasião, foram colocadas mais duas placas de conscientização na praia, uma delas na Santinha, e outra em um poste na areia, bem na divisa entre Capão e Atlântida. Ainda serão colocadas outras placas no decorrer dos dias.
A ação uniu diversas ONGs na limpeza como o Tampinha Legal, que ajudou na conscientização sobre o plástico; Pró-Mar, com exposições de animais da região e assuntos relacionados aos animais marinhos que morrem devido ao lixo que comem na praia e no mar; Cia das Artes, apoiando com a construção de conscientização; ONG Caminhadores, com grandes pessoas que vão auxiliar no desenvolvimento da acessibilidade, pois a intenção é, em um futuro breve, adquirir esteiras de acessibilidade para melhorar o acesso às praias.
Próximas ações – Nesta primeira ação, a ideia era partir da Santinha em direção ao Píer de Atlântida. “O lixo era tanto que conseguimos chegar apenas à casinha de salva-vidas número 82”, relembra Alexandre.
Por isso, no próximo dia 25 de fevereiro, haverá um campeonato de surfe no Capão da Canoa e será realizada uma nova ação de conscientização e limpeza das praias a partir deste ponto, a casa do Salva-vidas 82, em direção ao Píer de Atlântida.