Hang Loose Pro Contest

Caravana segue para Noronha

0

Neco Padaratz é o cabeça-de-chave número 1 do Hang Loose Pro Contest 2008. Foto: Ivan Storti.

Está chegando a hora dos brasileiros iniciarem a corrida pelas vagas na elite do surf mundial, mas representantes de outros 15 países também vêm atrás do título do primeiro grande evento do ano do WQS.

 

O tradicional Hang Loose Pro Contest começa na próxima terça-feira (12/2) e vai até domingo (17/2), em Fernando de Noronha (PE), que novamente recebeu a indicação ?prime location? da ASP para as melhores ondas do World Qualifying Series.

 

Os tubos da Cacimba do Padre estão no seleto grupo das oito praias do mundo que ganharam esta classificação especial, que dá um bônus de 500 pontos ao vencedor.

 

O campeonato de surf mais antigo da América do Sul comemora seu 22º aniversário, oferecendo uma premiação de US$ 110 mil, tem nível

Guilherme Herdy é o recordista de vitórias e baterias disputadas em oito anos de história do evento. Foto: Aleko Stergiou.

5 estrelas e vale 2.500 pontos.

 

Um total de 124 surfistas de 16 países já confirmaram inscrição antecipadamente. Na semana passada eram 17 nações diferentes, mas o peruano Gabriel Villaran desistiu de participar.

 

A maioria é dos competidores são brasileiros, com 76 atletas capitaneados pelo catarinense Neco Padaratz como cabeça-de-chave número 1 do evento, o pernambucano Bernardo Pigmeu como número 3 e o carioca Raoni Monteiro como número 4.

 

Já o maior contingente estrangeiro vem dos Estados Unidos, com 11 surfistas. Tendo como principal atração o líder do WQS 2008, Patrick Gudauskas, que venceu a primeira etapa da temporada em casa e estará na companhia dos irmãos Dane e Tanner Gudauskas.

 

A França, reforçada por dois surfistas do Rio de Janeiro, Eric Rebiere e Patrick Bevan, é o segundo maior esquadrão extrangeiro, com sete competidores.

 

A África do Sul comparece com os mesmos cinco componentes do time havaiano, mas apresenta o cabeça-de-chave número 2, Greg Emslie, que perdeu a vaga no WCT no ano passado, assim como os brasileiros Bernardo Pigmeu, Raoni Monteiro e o cabo-friense Victor Ribas.

 

Greg Emslie fez final no Hang Loose Pro Contest em 2003, quando Neco Padaratz herdou a coroa de Victor Ribas, que defendia o título naquele ano.

 

Ele terminou em terceiro lugar, atrás ainda do californiano Bobby Martinez, que dois anos depois conquistou a primeira vitória numa final homem x homem da história do WQS, no sistema de disputa implantado pela ASP em 2005 e inaugurado no Hang Loose Pro Contest.

 

Emslie não conseguiu, mas o jovem Warwick Wright colocou a África do Sul na ?galeria dos campeões? do campeonato mais antigo da América do Sul em 2004 e vai participar da nona edição consecutiva na ilha de Fernando de Noronha.

 

A 23ª edição do Hang Loose Pro Contest conta com patrocínio exclusivo: Hang Loose. Co-patrocínio: Reef, Supatech Tecidos, Brisbane e Santa Inês e conta com a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco e Administração de Fernando de Noronha. Apoio: Gráfica Formag’s, Fluir, Waves, Star Point, Uluwatu, Central Surf, Overboard, Bleat, Hot Water, Sthill, KYW, WQSurf, 900 Graus, Bali Surf Shop, Surf X-Press, Star Surf, Pro Esporte, Tchuk Thones e Surfstore. Homologação: ASP South América com apoio da Federação Pernambucana de Surf e Associação Nordestina de Surf.

 

Galeria de campeões do Hang Loose Pro Contest

 

2007 Aritz Aranburu (Esp) – Fernando de Noronha (PE)

2006 Jean da Silva (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2005 Bobby Martinez (EUA) – Fernando de Noronha (PE)

2004 Warwick Wright (Afr) – Fernando de Noronha (PE)

2003 Neco Padaratz (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2002 Victor Ribas (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2001 Fábio Silva (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2000 Guilherme Herdy (Bra) – Fernando de Noronha (PE)

2000 Crhistiano Spirro (Bra)  – Maresias, São Sebastião (SP)

1999 Richard Lovett (Aus) – Maracaípe, Ipojuca (PE)

1999 Peterson Rosa (Bra) – Maresias, São Sebastião (SP)

1998 Armando Daltro (Bra) – Gaibú, Cabo de Santo Agostinho (PE)

1997 Marcelo Nunes (Bra) – Maracaípe, Ipojuca (PE)

1996 Fábio Silva (Bra) – Maracaípe, Ipojuca (PE)

1995 Peterson Rosa (Bra) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1994 Matt Hoy (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1993 Joey Jenkins (EUA) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1992 Nicky Wood (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1991 Nicky Wood (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1990 Fábio Gouveia (Bra) – Pitangueiras, Guarujá (SP)

1989 Glen Winton (Aus) – Joaquina, Florianópolis (SC)

1988 Tom Carroll (Aus) – Joaquina, Florianópolis (SC)

1987 Tom Carroll (Aus) – Joaquina, Florianópolis (SC)

1986 Dave Macaulay (Aus) – Joaquina, Florianópolis (SC)