O swell que varreu o litoral Sul do Brasil no dia 21 de maio, certamente foi a primeira grande ressaca do mar este ano.
Picos em Santa Catarina como Cardoso, no Farol de Santa Marta, e Laje da Jagua, em Jaguaruna, proporcionaram grandes emoções aos big riders locais.
Swell Leste / Sudeste, período entre 11 e 14 segundos e ondas que chegavam aos 5 metros de face ou mais, mar grandão e de responsa.
Na manhã do dia 21, acordamos cedo e resolvemos em primeiro plano analisar como estariam as condições das ondas na Laje da Jagua.
Realmente a laje estava bombando, mas, pela dificuldade de estrutura e de estar com apenas um jet-ski no dia, eles deram um confere, surfaram três morras e, por segurança, voltaram para a costa.
Então, como no Brasil o big surf não é devidamente valorizado, e infelizmente não podemos contar com uma estrutura para desbravar as grandes ondas fora da costa, resolvemos parar dois surfistas locais da praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta: Maurício Angeloni e João Baiuka. De imediato, eles nos falaram que o Cardosão estava bombando a todo vapor.
Opa, demorou! Arrumamos tudo e nos jogamos para lá com intuito pegar de stand up, na remada e no tow in também. Mesmo lamentando, não consegui registrar a Laje da Jagua gigante. Foi um tiro certo para o Farol, pois surfamos o dia inteiro com apenas os amigos e a galera local.
Foi realmente um dia inesquecível – altas ondas e bons registros -, provando mais uma vez que, quando se fala em beach break, o Cardoso é disparado o melhor do país.
Confiram algumas imagens no vídeo a seguir no canal TV Padrão, editado por Fabiano Tissot. Aloha!!!
Foto de capa Lucas Barnis