Careca na mira da mídia

Marcus Cal Kung, Robson Careca e Phil Rajzman

Marcus Cal Kung, Robson Careca e Phil Rajzman. Foto: Divulgação.

A história de Robson Jerônimo de Souza, 37, pode ser dividida em duas. Surfista ativo, presente nos principais campeonatos de surf do país, sua vida tomou outro rumo após sofrer um acidente de carro.

 

A fatalidade ocorreu no dia 10 de outubro de 1998, quando retornava de Ubatuba, litoral Norte de São Paulo. Com fratura alta na cervical C6 e C7, o atleta ficou paraplégico, com paralisação nos membros inferiores.
 
Imobilizado na cama do hospital, Careca iniciou uma nova jornada. A garra e a força de vontade do surfista foram os combustíveis básicos para ele dar a volta por cima.

 

Leda Nagle (esq) e Robson Careca na TVE Brasil. Foto: Divulgação.

?No início, fiquei acabado. De repente, percebi que precisava tirar aquela imagem ruim da minha cabeça, e pensava que nunca mais surfaria na vida?, lembra. Após cinco meses, Robson Careca começou a fazer fisioterapia e trabalhar em sua reabilitação.
 
Da cama, ele passou para uma cadeira de rodas, sua nova companheira, que o levou para novos horizontes.

 

O amor pelo esporte falou mais alto e Careca encontrou na natação e no surf o caminho da reabilitação, sempre apoiado pelos amigos que promoveram campanhas como a SOS Careca. Sua nova experiência e sucesso o impulsionaram a criar a ONG Surf Especial e o Projeto Mão na Borda.
 
O objetivo é divulgar o esporte, levar informações e conhecimentos de técnicas abordadas para quem precisa. ?O Surf Especial visa a inclusão social do portador de necessidades especiais ao fascinante mundo do esporte, de estar em contato com a natureza e o mar. E principalmente o surf, que nos oferece qualidade de vida, alegria e bem estar?, explica ele, que possui um Clube de Surf na Praia da Baleia, em São Sebastião, onde reúne vários portadores de necessidades especiais.
 
Sua garra e determinação estão sendo reconhecidos pela mídia televisiva. Na última quarta-feira, 23 de maio, ele participou, no Rio de Janeiro, do programa Sem Censura, da TVE Brasil, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, ao vivo, das 16h às 18h. Entrevistado pela jornalista Leda Nagle, Robson contou sua história e emocionou a todos os presentes, dando exemplo de superação.
 
Neste final de semana, ele estará de novo nas telinhas. Desta vez, Robson gravou um programa para a TV Senado, durante a sua participação na Reatech 2007, VI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, a maior feira de negócios da América do Sul voltada ao segmento de pessoas com deficiência, familiares, profissionais da área, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
 
?A jornalista Solange Calmon confirmou que irá ao ar neste fim de semana?, avisa Careca, convidando a todos para assistirem o programa e conheceram um pouco mais de sua história. No sábado, o Programa Inclusão, da TV Senado, passará às 11h30, com reprise às 22h30. Já no domingo, dia 27 de maio, os horários são 9h e 16h30.
 
Para obter mais informações sobre o trabalho do atleta basta acessar o site www.surfespecial.com.br.

 

Exit mobile version