#Este final de semana (20 e 21/11) tem decisão do Festival Surftrip de Surf Feminino, o campeonato de surf criado exclusivamente para as mulheres.
O palco será a paradisíaca praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de SP. Em disputa duas categorias, a profissional, valendo pelo ranking oficial da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), e a iniciantes, para surfistas com pouca ou nenhuma experiência.
Na profissional, dividem o favoritismo surfistas conhecidas como as cariocas Andréa Lopes (pentacampeã brasileira amadora), Brigitte Mayer (atual campeã brasileira pro), Juliana Guimarães (líder do ranking paulista) e Alessandra Vieira (campeã mundial amadora em 94) e a potiguar Alcione Silva (campeã mundial no ISA World Games).
Como o objetivo é incentivar o crescimento da categoria no Brasil o Festival Surftrip de Surf Feminino distribui R$ 3 mil de premiação para as vencedoras da categoria profissional, além de pranchas para a iniciantes. Outro grande atrativo é a Goofy Girls Best Wave, um prêmio extra de R$ 300 para a surfista que fizer a melhor onda da etapa.
Na categoria pro, a disputa está embolada entre as seis primeiras colocadas. Líder do ranking e vindo de uma vitória espetacular no WCT no Rio de Janeiro, agora em outubro, Andréa Lopes é uma das grandes favoritas, mas terá pela frente, mais uma vez a sua grande amiga Brigitte Mayer, que conquistou o título brasileiro de 98, justamente em Maresias. Com 31 anos, Brigitte é a mais experiente atleta entre as competidoras. No ano passado, ela chegou numa situação semelhante, correndo por fora e garantiu o título na finalíssima depois de despachar Andréa Lopes, a ubatubense Francisca Pereira e ainda ser beneficiada com a desclassificação de Juliana Guimarães, que levava grande vantagem. “Vai ser tudo ou tudo. Espero surfar bem novamente e garantir o bicampeonato, mas sei que vai ser pauleira igual ao ano passado”, enfatiza a atleta.
No ranking Andréa soma 2.595 pontos, com uma vitória em 3º lugar. Alcione Silva vem logo em seguida, com 2.385 pontos (um 2º e um 3º). A jovem revelação Taís de Almeida, de Saquarema, com apenas 14 anos, é a 3ª colocada, somando 2.205. Logo atrás aparece Brigitte, com 2.190. Alessandra Vieira e Juliana Guimarães estão em 5º lugar, com 1.830. Fechando a lista das cotadas (mas com chances reduzidas) estão Francisca Pereira e a catarinense Camila Amarante, com 1.665.
O campeonato começa no sábado, às 8h, e é aberto a todas as interessadas. Para incentivar a participação de cada vez mais competidoras a inscrição é gratuita. Mais informações pelo telefone (0xx11) 853.2934. O Festival Surftrip de Surf Feminino tem co-patrocínio de Huihine, Local Motion, Redley, Hang Loose e Wagon. Apoio: prefeituras de Guarujá, Ubatuba e São Sebastião, Goofy Girls, FreeStyle e Thyola Surfboards. Organização: Associação de Surf de Ubatuba. Supervisão: ABRASP.