Equipe 12 vezes campeã em 19 edições, a Escola Adélia Camargo Corrêa terá um reforço “importado” no 20º A Tribuna de Surf Colegial, nos próximos dias 27 e 28, na Praia do Tombo, em Guarujá. Aluno do segundo ano do Ensino Médio, o carioca Theo Fresia se mudou de Búzios, (RJ) para Guarujá no início do ano e aparece como um dos favoritos na categoria júnior.
Aos 16 anos, Theo mora na casa do presidente da Associação de Surf de Guarujá, Paulo Sérgio Gonçalves, o Paulinho Tomboys e diz que decidiu viver em Guarujá para ter mais oportunidades e treinar em ondas mais fortes. E como toda jovem promessa do esporte sonha em chegar à elite mundial.
“Estou recebendo um grande apoio em Guarujá, na casa do Paulinho e com bolsa de estudos pelo Adélia. No futuro, quero viver do surf, entrar para o WCT e ser um dos melhores competidores do Mundo”, revela. Em sua estreia no evento e como representante guarujaense, ele demonstra boa expectativa.
“Surfo sempre no tombo. O nível do campeonato é alto e espero me dar bem”, afirma. “Esse campeonato é importante, porque sem estudos, você não é ninguém”, reforça.
Atualmente, Theo é o vice-líder do ranking brasileiro pro-júnior e também conta com resultados importantes, Entre eles, o 4º lugar no Rip Curl Grom Search 2014, na mirim. Em sua estreia em águas paulistas, no Hang Loose de 2013, terminou a temporada em 5º lugar na mirim, fazendo finais em Santos e Ubatuba. “Também fui tetracampeão buziano, campeão do Circuito ASNF do ASBT em 2014, do Circuito Cabofriense em 2012, terceiro no Estadual Carioca sub14, em 2012, sub16 e sub18 em 2013 e em 2010 me consagrei campeão carioca de surf”, conta.
Bem adaptado à cidade, Theo confessa sua única dificuldade: morar longe da família. “É difícil, bate a saudade, mas sempre estamos em contato e sempre que posso, visito meus pais, que me dão muito apoio”, relata o surfista.
O pai, mesmo de longe, torce pelo sucesso do filho no A Tribuna e nos outros campeonatos em que Theo representará o Guarujá. “Ele está buscando o seu espaço e temos de dar incentivo. Esse campeonato é muito legal, com o incentivo do esporte através do estudo. Parabenizo essas instituições e agradeço o Adélia por acreditar no Théo”, elogia José Alberto Fresia.
Esta não é a primeira vez que surfistas de outros estados, que passam a morar em Guarujá, disputam o A Tribuna Colegial. Um dos grandes exemplos foi o potiguar Jadson André, hoje no WCT, que representou o Don Domênico, em 2005. A mesma escola contou com outros dois destaques, a paranaense Nathalie Martins, no ano seguinte, e o baiano Yagê Araújo, campeão da iniciante em 2008 e júnior em 2011.
INSCRIÇÕES
Com a categoria iniciante lotada, as inscrições para o 20º A Tribuna de Surf Colegial seguem abertas para os surfistas da júnior, mirim, feminina e do Desafio Tri FM/Antiqueda Universitário. Devem ser feitas à Rua João Pessoa, 129, 8º andar, no Centro de Santos, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h, com o pagamento de taxa de R$ 30,00. Mais informações pelo telefone (13) 2102.7164 ou pelo e-mail atendimento@triesportes.com.br.