Surf e política

Cariocas contra a corrupção

Fred D'Orey, Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ)

Fred D’Orey (à dir.) ataca os políticos corruptos na Cinelândia. Foto: André Valente.
Próxima manifestação já tem data marcada e Ian Consenza espera número maior de adeptos. Foto: Aleko Stergiou.

Palco tradicional de manifestações populares, a Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro (RJ), recebeu mais de 2 mil pessoas no dia 20 de setembro para a Marcha Contra a Corrupção.

 

Iniciado pela rede social Facebook, o movimento conseguiu reunir artistas e simpatizantes em uma manifestação pacífica contra a impunidade política do país.

 

Surfistas da nova e velha geração carioca deixaram as ondas de lado e também prestigiaram o encontro. Entre eles estavam os legends Tico Cavalcanti e Fred D’Orey, além do jovem Ian Consenza, 23 anos.

 

Ian foi incentivado pela namorada, Bruna Cavalcanti, filha de Tico Cavalcanti, pioneiro designer e criador dos boardshorts By Tico. Na marcha eles ainda encontraram Fred D’Orey, ex-competidor e autor da crônica Outras Ondas, publicada mensalmente na revista Fluir.

 

“Aquela terça era um dia especial, qualquer sacrifício era válido para estar na Cinelândia e mostrar a minha insatisfação com a corrupção do nosso país”, conta Ian.

 

“Na década de 60 os jovens foram às ruas lutar contra a guerra do Vietnã, contra o racismo, pela igualdade dos sexos. Hoje a grande causa é a corrupção. Não vejo nada mais importante do que isso”, opina Fred, um dos responsáveis pelo carro de som usado na marcha.

 

Mais de 25 mil pessoas eram esperadas, depois que 30 mil confirmaram presença no evento criado pelo Facebook. Apesar de o número não ultrapassar os 4 mil, a galera fez barulho por leis mais severas aos corruptos, melhores salários para os bombeiros e escolas públicas decentes.

 

A esperança foi renovada e a organização já agendou uma nova data para a manifestação. Ela acontece no dia 12 de outubro (quarta-feira) no Posto 4 de Copacabana a partir das 14 horas. Desta vez, Fred D’Orey e Ian Consenza esperam uma participação maior dos cariocas.

 

“Uma pequena parcela da mensagem do movimento que começou pela internet foi passada e tenho certeza que na próxima um número muito maior de pessoas vai estar presente. Ontem foram 5 mil, amanhã 10, depois 100, até a casa cair!”, diz Ian.

 

“Acho o fim da picada neguinho ficar posando de politizado na internet e não comparecer nas manifestações. Estão compactuando com os bandidos da política e do judiciário. Mas o movimento vem ganhando força e a manifestação do dia 20 de setembro foi incrível, lotamos a Cinelândia, fomos capa dos jornais e saímos na imprensa do mundo todo. Fiquei amarradão de encontrar muitos surfistas naquele dia, muita gente do Arpoador foi. E agora dia 12 de outubro vai ter outra na praia de Copacabana e tem que bombar”, espera Fred.

 

Outras 19 cidades também marcaram o manifesto no mesmo dia e horário. Entre elas estão São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE).

 

Clique aqui para saber se a sua cidade participa do encontro Unidos Contra a Corrupção.

Exit mobile version