O jovem atleta Yan Söndahl, de apenas 8 anos de idade, venceu neste final de semana a quarta etapa da Copa Grommets de Surf 2013 em Pontal do Sul, Pontal do Paraná (PR)
Com a vitória, o atleta está a um passo de tornar-se campeão paranaense Sub 10.
“Agradeço ao meu pai, minha mãe e minha avó, que sempre me incentivam, quem me patrocina e me apóia, e Deus, por tudo que está acontecendo”, disse Yan.
“Obrigado também a galera que me acompanha pelo Facebook, a vibe é excelente. Lembrem-se, o medo é a oportunidade de demonstrar a coragem”, diz.
Yan começou a pegar suas primeiras ondas ao se mudar de Curitiba (PR) para São Fransisco do Sul (SC) e atualmente treina cerca de quatro horas por dia.
A mãe fica apreensiva, com medo que o filho sofra com as derrotas, sempre torcendo pela vitória dele e muito preocupada com sua integridade física.
O pai é tranquilo, incentivador e sempre dá força para que ele se supere cada vez mais. Sofreu um pouco quando passou o cargo de treinador para o Leandro da Silva, pois gosta de estar sempre perto. Agora, está prestes a virar fotógrafo. Segundo os pais, o surf não interfere em nada nos estudos.
“Conseguimos administrar fazendo trabalhos durante as viagens e em contato com a equipe pedagógica da escola. Ele é um dos melhores alunos de sua sala de aula. Seus treinos são de manhã e quando está em viagem, recebe por e-mail suas matérias e a mãe o auxilia nos estudos”.
O atleta realizou dois treinos no Peru em 2012 e sagrou-se campeão Sub 10 no campeonato Canteras Del Norte, em Piscinas.
Yan participa do Circuito Estadual Carioca e Circuito Nova Geração de Niterói, único estado que possui uma categoria Pré-Petit