Dia do Surfista

Pioneiros homenageados em Santos (SP)

Casa cheia para prestigiar os pioneiros homenageados pelo Dia do Surfista.

1280x960
Casa cheia para prestigiar os pioneiros homenageados pelo Dia do Surfista. Foto: FMA Notícias.

Com “casa cheia”, o Dia do Surfista foi comemorado em grande estilo nesta quinta-feira (21), no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. Criada pela lei municipal 2172, em 2003, pelo então vereador Fábio Nunes (hoje secretário municipal de Cultura), a homenagem tem como objetivo valorizar a história do esporte na Cidade onde o surf “nasceu” no Brasil, ainda na década de 40. Mais do que isso, reforçar o modo de vida, que virou um esporte e hoje é conhecido e admirado.

Nesta edição foram quatro pioneiros reconhecidos, todos da década de 60, com destaque para o aniversariante do dia, Homero Naldinho, considerado o inventor da indústria do surf. Junto, três companheiros de viagens, da famosa “Turma do Conde do Mar”: Sergio Barros Barletta, Wanderley Paschoal, o Milica, e José Roberto Pereira Barreto Júnior, o ZeBeto.
 
A solenidade também fez menção ao novo campeão mundial de surf, Adriano de Souza, o Mineirinho, que não pode comparecer (devido a uma lesão na perna), mas enviou uma mensagem por vídeo e foi representado pelo assessor de comunicação, Fábio Maradei.
 
O evento foi marcado pelo clima festivo, descontraído, como é característico em encontros de surfistas. Ainda na parte da noite, a comemoração, reunindo os quatro homenageados, foi na Cinza Store, no Gonzaga, um novo espaço, que também tem o surf como um de seus pilares.
 
1280x960
Os homenageados deste ano: Sergio Barros Barletta, Wanderley Paschoal “Milica”, Homero Naldinho e José Roberto Pereira Barreto Júnior “ZeBeto”. Foto: FMA Notícias.

“O surf é uma grande manifestação cultural e fico feliz de ter sido o vetor dessa homenagem realizada todos os anos”, disse Fábio Nunes. “Esse é um momento de celebração da cultura do surf, do legado que vocês deixaram para a gente”, destacou o presidente da Associação Santos de Surf, Marcos Andrade, dirigindo-se aos homenageados.

Em sua fala, Andrade também enalteceu a colaboração da Prefeitura, no desenvolvimento dos projetos, e do diretor-presidente da TV Tribuna e da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, também surfista e que prestigiou o evento. “Ele é o padrinho da Associação Santos de Surf, por toda a ajuda que nos dá e por dividir suas experiências. Ele nos aconselha e sempre está disposto a incentivar os projetos”, relatou.
 
Discursando pelos homenageados, Sérgio Barletta ressaltou que o surf no Brasil é dividido em duas fases: antes e depois de Homero. “Tive a honra de fazer parte de sua equipe”, falou. Para Homero, ser lembrado na Prefeitura por seu pioneirismo foi algo indescritível. “É uma surpresa tão grande saber que a gente ia se transformar numa tribo tão grande. Foi uma emoção que nunca imaginei passar”, comentou o primeiro fabricante de pranchas, que nesta quinta-feira completou 72 anos.
 
Representando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o secretário de esporte, Alcidio Mello, o Cidão, lembrou que a Prefeitura dá uma atenção especial ao surf, criando uma estrutura para que o esporte tenha cada vez mais força e atenção. “Conseguimos enxergar o quanto o surf é importante, o quanto vocês amam o surf. É um prazer muito grande apoiar”, destacou.
 
A solenidade foi prestigiada pelos vereadores Manoel Constantino (presidente da Câmara Municipal), Sadao Nakai, Hugo Dupree e Murilo Barleta, os surfistas Picuruta Salazar, Leco Salazar e Cisco Araña, o presidente da Fundação Pro-Esporte, Paulo Henrique Miasyro, o historiador Diniz Iozzi, o Pardhal, o vice-presidente da Santos Surf, Fábio Kodama, além da turma dos Pioneiros Surf Clube. 
 
Exit mobile version