Catarinenses dominam Joaquina

Diego Rosa, Seletiva Petrobras 2006, praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

Local Diego Rosa garante vaga nas quartas-de-final: destaque do dia na Joaca. Foto: Fábio Minduim / Petrobras.
Os catarinenses Diego Rosa, Thiago Bianchini e William Cardoso comandaram o show neste sábado em boas ondas de 1 metro na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

 

Manobras espetaculares, viradas sensacionais e grandes disputas marcaram o dia mágico de sol e praia lotada na primeira das três etapas da Seletiva Petrobras.

 

William Cardoso foi o primeiro a bater o recorde de 17 pontos de Simão Romão, atual campeão brasileiro da divisão de acesso.

 

Ele totalizou 17,43 pontos na última rodada de baterias formadas por quatro atletas.

 

Neco Padaratz também segue na briga. Foto: Fábio Minduim / Petrobras.
Mas, nos confrontos de três competidores que fecharam o sábado, Diego Rosa ultrapassou a maior nota do campeonato (9,57) e tirou um 8,17 para chegar aos 17,74 pontos.

 

No último duelo, Thiago Bianchini arrancou ainda incríveis 9,77 pontos numa esquerda fantástica.

 

Na bateria de Rosa, seu amigo Neco Padaratz também passou para as quartas-de-final que abrem o domingo decisivo a partir das 9:30 horas.

 

?Estou muito feliz em avançar com o Neco, ainda mais em primeiro lugar. Mas, ainda tem muita coisa pela frente. Agora vamos para o homem-a-homem para ver se chego no alto do pódio?, falou Diego Rosa.

 

Neco Padaratz disputa a primeira bateria contra o paulista Tadeu Pereira, que junto com Willian Cardoso, eliminou o atual campeão brasileiro Fábio Gouveia neste sábado.

 

?Consegui duas notas na casa dos 6 pontos no começo e deixei os dois brigando pela outra vaga. Sabia que seria assim, então fiquei bem sossegado e ainda troquei minhas pontuações. A estratégia deu certo. Vai ser diferente e a experiência conta um pouco?, falou Tadeu Pereira.

 

William Cardoso era só felicidade por ter avançado para o domingo. ?Acho que hoje as ondas melhoraram bastante, com ótimas esquerdas. Consegui encaixar várias manobras nas três baterias?, disse William.

 

Em sua segunda apresentação no sábado, ele registrou 17,43 pontos com notas 8,93 e 8,50. ?Competir com o Tadeu (Pereira) e o Fábio Gouveia é um privilégio. Consegui pegar uma onda muito boa e marquei o Fabinho. Tudo é aprendizado e vamos absorvendo a experiência deles?, contou William, que encara Diego Rosa nas quartas.

 

O outro recordista é Thiago Bianchini, autor da maior nota do campeonato (9,77) no último confronto do dia e conseguiu a vaga na disputa vencida pelo carioca Simão Romão.

 

“Não é fácil competir contra eles. Tem que estar no rip, achar a onda certa, manobrar forte e não cair. Ainda bem que eu tirei essa nota para me classificar, porque o Leandro Bastos também estava bem na bateria?, explicou Bianchini, 19, um dos atletas mais jovens do SuperSurf 2006.

 

Dos 144 atletas de 13 estados inscritos na seletiva, 56 competiram no sábado e só oito avançaram para o domingo. Catarinenses são maioria na briga pelo título, que vale R$ 10 mil de prêmio e mil pontos no ranking que classifica doze surfistas para a elite nacional.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos da abertura da Seletiva Petrobras

 

##

 

Tadeu Pereira encara Neco Padaratz na abertura das quartas. Foto: Fábio Minduim / Petrobras.
Neco Padaratz, Diego Rosa, Thiago Bianchini e William Cardoso tentam manter o troféu de campeão em casa contra os paulistas Odirlei Coutinho e Tadeu Pereira e os cariocas Leonardo Neves e Simão Romão.

 

Com uma virada no último minuto, Léo Neves despachou o campeão catarinense Jean da Silva na penúltima bateria do dia.

 

O bicampeão brasileiro de 2002 e 2003 estava em último lugar e com nota 8 pulou para primeiro, com o paulista Odirlei Coutinho caindo para a segunda posição, mas também se classificando.

 

Odirlei Coutinho pega o carioca Simão Romão, defensor do título da segunda divisão. Foto: Fábio Minduim / Petrobras.
O carioca pega Bianchini na terceira quartas-de-final, enquanto Odirlei Coutinho enfrenta Simão na última bateria.

          
Muitos outros atletas se destacaram durante o sábado, inaugurado com dois campeões brasileiros dentro d´água.

 

O potiguar Joca Júnior e Léo Neves passaram juntos para a quarta fase, iniciada depois dos quatro últimos confrontos da terceira rodada.

 

O recordista Diego Rosa mostrou que hoje era seu dia logo em sua primeira apresentação, quando arrancou uma nota 9,17 para vencer a terceira bateria da quarta fase.

 

Já uma das disputas mais emocionantes foi a terceira da quinta rodada. O catarinense Neco Padaratz passou em primeiro. O carioca Igor Moraes tirou nota 9,33 com duas manobras fantásticas numa esquerda de mais de 1 metro, mas no minuto final acabou eliminado pela nota 8 recebida pelo paraibano Fábio Gouveia.

 

As três etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino e o Festival Petrobras de Surfe são organizadas pela RM Sports e Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e têm a Petrobras como principal patrocinadora.

 

A prova de abertura em Santa Catarina também conta com o apoio da Tropical Brasil, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Fundação Municipal de Esportes e do Cris Hotel, além da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf da Joaquina (ASJ).

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos da abertura da Seletiva Petrobras

 

Quartas-de-final

 

1 Neco Padaratz (SC) x Tadeu Pereira (SP)

2 Diego Rosa (SC) x William Cardoso (SC)

3 Leonardo Neves (RJ) x Thiago Bianchini (SC)

4 Odirlei Coutinho (SP) x Simão Romão (RJ)

Exit mobile version