Nova estrutura do SuperSurf na praia da Joaquina. Foto: Ricardo Macario. |
Foi inaugurada nesta quarta-feira, em ondas mexidas de meio metro na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), a primeira etapa do circuito brasileiro SuperSurf 2004, que reúne a elite nacional do esporte.
Um total de 80 atletas disputa os R$ 98 mil de prêmios em jogo na categoria masculina, além de 22 mulheres em busca dos R$ 22 mil na feminina.
Devido às difíceis condições do mar, com ondas pequenas e mexidas pelo forte vento sul que entrou durante a manhã, apenas as oito baterias da primeira fase masculina e duas baterias da primeira fase feminina foram realizadas.
Teco Padaratz venceu o primeiro confronto do dia. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf. |
Entre os homens, seis catarinenses saíram vitoriosos, com destaque para o alto nível dos competidores da fase inicial, ao contrário do que costuma acontecer, já que os líderes do ranking entram somente na terceira fase.
O primeiro a se dar bem foi o ex-top do circuito mundial WCT e local da Joaca Flávio “Teco” Padaratz, que travou um duelo disputado com três talentos da nova geração carioca, como Leandro Bastos, segundo colocado, Simão Romão, terceiro, e Daniel Hardman, quarto colocado na bateria, com os dois primeiros avançando para o próximo round.
“Me senti um
O paulista Binho Nunes foi um dos dois únicos surfistas de fora do Estado a vencer na primeira fase. Foto: Ricardo Macario. |
grommet competindo com esta molecada. Quando vi quem eu ia pegar na bateria, percebi que teria que começar do zero
de novo, uma nova carreira, o que não deixa de ser uma realidade para mim hoje em dia. E isso tudo está me dando uma energia muito boa. Consegui superar as condições difíceis do mar e pegar uma onda muito boa que me garantiu a classificação”, contou Teco Padaratz.
Na segunda bateria foi a vez de Diego Rosa vencer e garantir vaga na fase seguinte, ao lado do paulista Edgley Santos, em segundo lugar. Na terceira, mais um surfista local passou em primeiro, Thiago Machado, o carioca João Gutemberg na segunda colocação.
A quarta
O jovem John Junior foi a revelação e o destaque do dia ao marcar a maior média de pontos. Foto: Ricardo Macario. |
bateria teve vitória do paulista Binho Nunes, convidado do grupo Abril na prova, com o cearense Adilton Mariano em segundo lugar.
A quinta bateria teve supremacia dos paulistas, com Isaías Silva e Saulo Júnior sendo os únicos surfistas de outros Estados a vencerem na primeira rodada da competição. Na disputa seguinte o jovem John Junior fez 15,83 pontos, melhor média do dia, e passou com o carioca Gustavo Fernandes, segundo colocado. Fernando Moura venceu o sétimo confronto, com Alexandre Herdy na segunda colocação.
Por fim, na última bateria do dia, Guilherme Ferreira venceu com o paulista Alex Godói em segundo, com ambos carimbando o passaporte para a segunda fase da competição.
A Joaquina continua bem frequentada. Foto: Ricardo Macario. |
Na categoria feminina, as catarinenses Juliana Quint e Marina Werneck fizeram dobradinha na primeira bateria e a capixaba Yries Pereira e a paulista Luana Prado se classificaram no segundo e último confronto do dia.
O evento terá nova chamada na manhã desta quinta para avaliação das condições do mar. “Esse vento sul é tradicional aqui e amanhã (quinta-feira) marcamos uma primeira reunião com a comissão técnica às 7:30 horas, quando analisaremos a condição do mar para tomar uma decisão”, anunciou o gerente-geral do Circuito Brasileiro, Pedro Falcão.
Com este aéreo, Diego Rosa faturou o segundo confronto do dia. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf. |
O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da C&A. Esta primeira etapa em Santa Catarina também conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Rede Atlântida FM.