Categoria Petit é destaque no Hang Loose Amador

Mateus Toledo, campeão paulista nas categorias Petit e Grommets

#Apesar de terem apenas entre 6 e 10 anos, os pequenos surfistas são levados a sério no Circuito Hang Loose Júnior e Mirim, que terá a terceira etapa no próximo final de semana (29 e 30/06) no Quebra-Mar, em Santos.

Para eles foi criada a categoria Petit em 2000, onde os competidores seguem as mesmas regras dos surfistas mais velhos, são julgados com o mesmo rigor, mas ganham alguns benefícios, como o apoio dos caddies, ajudantes que ficam junto no mar, geralmente técnicos ou pais – e podem dar uma forcinha.

?O objetivo é que a molecada aprenda como competir, como se comportar e também ver se é isto que realmente quer”, diz Silvério Silva, presidente da Federação Paulista de Surf.

A categoria já revelou nomes que devem ter futuro certo nas competições. O principal deles foi o ubatubense Mateus Toledo, filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo.

O novo fenômeno do surf brasileiro garantiu o bicampeonato na categoria e no ano passado também levou a categoria acima, a Grommets (até 12 anos). Este ano, quem lidera o ranking é justamente o seu irmão mais novo, Felipe, de apenas 7 anos.

?Esta categoria nos proporcionou mostrar os novos talentos, que cada vez mais cedo aprendem a surfar. Antes, eles não tinham chances de aparecer, porque competiam com surfistas mais velhos, experientes. Agora, tem essa disputa e eles ficam animados. Podemos avaliar quem realmente tem chance, o que pode melhorar?, afirma Alberto Jacob, técnico da equipe de Ubatuba, responsável pelo maior grupo de competidores no Circuito Hang Loose, cerca de 30 em cada etapa.

Além dos irmãos Toledo, a categoria vem revelando surfistas de talento. Nomes que prometem estar entre os melhores do País futuramente como Mateus Salazar (9 anos), filho de Picuruta Salazar; os primos Sydney (8) e Thiago Guimarães (9), de Peruíbe; Arthur Aguiar (8) e Adriel de Souza, o caçula, com apenas 6 anos, ambos de São Sebastião; Deivid Silva (7), de Bertioga; Guilherme Luiz, o ?Morceguinho? (9), de Itanhaém; Gabriel Ferreira (10), de Praia Grande; Vitor Lagnado (8), um dos herdeiros do empresário Álfio Lagnado, proprietário da Hang Loose; Natan Brandi (10) e Jessé Mendes (9), do Guarujá.

Jessé, apesar da pouca idade, tem até experiência internacional. Ele já fez duas surf trips para o Peru, junto com o técnico Paulo Kid.

Até mesmo meninas têm a chance de aparecer, como a pequena Jéssica Marques (10 anos), de Guarujá. Outra atleta revelada por Kid, ela é a única do sexo oposto no campeonato deste ano e aproveita a competição para melhorar as suas manobras.

Para obter mais informações sobre o campeonato, entre em contato pelo telefone (0xx13) 3227 1933 ou visite o site www.fpsurf.com.br .

Exit mobile version