Cauê Wood e Giancarlo Zampieri dominam a praia Mole

0

Catarinense Giancarlo Zampieri, campeão da categoria Mirim. Foto: Caio Umehara.
Surfando em casa, dois atletas de Santa Catarina foram os destaques da primeira etapa do Rip Curl Grom Search 2004, encerrada neste domingo na praia Mole, em Florianópolis (SC).

 

Giancarlo Zampieri faturou a categoria Mirim (até 16 anos), enquanto Cauê Wood levou a melhor na Grommets (até 12 anos). Cauê ainda foi o vice na Iniciantes (máximo de 14 anos), vencida pelo paranaense Rafael Teixeira.

 

No Feminino, a vencedora foi Gabriela Teixeira, do Rio de Janeiro. 

 

Com ondas de até 1 metro e boa formação, o campeonato atraiu grande público, que vibrou com a vitória de Giancarlo Zampieri ? campeão brasileiro Iniciante em 2002.

 

A final foi emocionante, com surfistas de alto nível alternando-se na liderança. Além de Zampieri, estavam na briga o carioca Hugo Bittencourt e os paulistas Thiago Camarão e Leandro Santos.

 

Camarão foi quem mais ameaçou ? arrancou aplausos com um aéreo, considerada a melhor manobra da competição.

 

Mas o dia era mesmo de Zampieri, uma das principais revelações do surfe catarinense e brasileiro, que teve a melhor média de pontos.

Thiago Camarão ficou em segundo, seguido por Leandro Santos e Hugo Bittencourt.

Cauê Wood, por sua vez, teve de suar na Grommets para derrotar Jessé Mendes, atual campeão paulista Petit. A diferença entre os dois foi de apenas um ponto, após uma nota 9,0 obtida por Jessé ? a maior da etapa.

 

Na última onda, o surfista do Guarujá precisava de um 6,5, mas tirou 5,5. Assim, não alcançou a somatória de Cauê, que em seu curriculo possui os títulos catarinenses Iniciante e Petit. A terceira posição foi de Peterson Crisanto, do Paraná, com outro paranaense, Vitor Valentim, em quarto lugar. 

 

E por pouco Cauê não venceu também a categoria Iniciantes. Ele perdeu no desempate para Rafael Teixeira, revelação do surfe paranaense, de Matinhos. Ambos terminaram a bateria decisiva com a mesma pontuação, e Rafael levou vantagem por ter obtido a nota mais alta, um 6,5. Os catarinenses Iuri Gonçalves e Dionata Monteiro, ficaram em terceiro e quarto. 

Entre as mulheres, Gabriela Teixeira superou Bruna Schmitz, outra promessa do Paraná, numa disputa que reuniu as favoritas da etapa. Vice-campeã brasileira Júnior, Gabriela fez valer a maior experiência. Leila Eustáquio e Natalie Martins, de Santa Catarina, vieram a seguir em terceiro e quarto lugares.        

 

O Rip Curl Grom Search tem como proposta incentivar a revelação de novos talentos. Em sua quinta edição, o evento adota o formato de circuito, com três etapas. As próximas estão marcadas para o Rio de Janeiro (7 e 8 de fevereiro) e Guarujá (12 e 13 de março).

 

Os campeões das disputas Mirim e Feminino ganham passagens aéreas para a Austrália onde disputam um evento internacional da Rip Curl. 

O campeonato faz parte do programa da Rip Curl International, que também realiza eventos iguais em vários países como Estados Unidos, África do Sul, Indonésia, Austrália.

 

Em 2005 a proposta é realizar um evento reunindo os melhores de cada país. Apesar de seguir os mesmos moldes de um campeonato tradicional, o Rip Curl Grom Search tem como diferencial o espírito de confraternização. 

 

O Rip Curl Grom Search é uma realização e tem o patrocínio da Rip Curl, com o co-patrocínio da Hot Water, Nivana, Sul Nativo e 2 Surf. Apoio da Sticle, Sky Artes Gráficas, Gordon & Smith, Revista Maneco. A etapa da Praia Mole teve organização da Fecasurf e colaboração da Prefeitura de Florianópolis.