Caverna lança campanha Surfista Doador

0

Cartaz da campanha Surfista Doador, que rola no próximo dia 14 de junho em São Paulo. Foto: Reprodução.

A campanha Surfista Doador, que tem como objetivo conscientizar os esportistas em relação à doação de sangue, bem como contribuir com resultados efetivos na manutenção dos estoques de hemocomponentes, começou em Santa Catarina, no ano de 2002.

 

Três anos depois, através de Marcelo Caverna, chegou a São Paulo, repercutindo muito bem em todo o estado. Agora a meta é expandir por todo o país.

 

José Marcelo Caverna dos Santos Tito, mais conhecido como Marcelo Caverna, representa a campanha Surfista Doador, em São Paulo.

 

Caverna já trabalhou como assessor de imprensa, fez parte de vários eventos relacionados com o surf, inclusive sendo voluntário e sempre esteve atento ao meio ambiente.

 

Marcelo se envolveu com o projeto em 2005. Tudo começou quando ele recebeu um convite para representar a campanha, em São Paulo, feito por Azor El Achkar, ex-presidente da Associação Catarinense de Surf Universitário, idealizadora do projeto, em parceria com HEMOSC.

 

O Surfista Doador será comemorado no próximo dia 14 de junho, junto com o Dia Mundial de Doação de Sangue. Dessa forma pretende-se atingir um público muito numeroso de amantes, familiares, amigos e praticantes do surf.

 

“A doação de sangue é importante para todo ser humano, pois não temos como produzir em laboratório. Essa iniciativa é fundamental para salvar o próximo”, ressalta Caverna.

 

Hoje, aos 28 anos, Marcelo Caverna é gerente do Brazilian Cultural Center at University of Hawaii-Manoa, no Brasil. A instituição tem como objetivo apoiar a cultura, as artes e os esportes na meca do surf.

 

O espaço reúne as tradições culturais havaianas e brasileiras, trocando experiência e conhecimento. O resultado proporciona aos associados e a comunidade, acesso às similaridades e suas diferenças. Além disso, o centro é responsável pela organização de eventos, sem fins lucrativos, em parceria com outras instituições.

 

A relação do Caverna com o BCCHI gerou uma parceria com o Surfista Doador. Para Nuremberg Sant’anna, presidente da instituição, a iniciativa é de extrema importância.

 

“Isso significa que a comunidade brasileira no Hawaii, através do Centro Cultural, se mobiliza por uma causa universal que pode salvar muitas vidas”, explica Sant’anna.

 

A importância dessa campanha aumenta ainda mais, quando o local em questão é o Hawaii, principalmente por ser uma região onde existem riscos de desastres naturais. A população convive diariamente com vulcões ativos, terremotos, furacões e tsunamis.

 

Em São Paulo, é a terceira vez que o evento acontece. A comemoração rola no próximo dia 14 de junho no Barracuda Sushi Bar. A programação será repleta de muita música.

 

Entre as atrações da festa estão Solano Jacob, Junior Dread, Douglas Earl Band e o Dj Marcello Tux, que apresentam o melhor do reggae. Os participantes ainda recebem brindes, como parafinas e revistas. Além disso, será doada uma prancha e outra será sorteada.

 

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum, ter dormido pelo menos seis horas antes da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores a doação. Os interessados devem apresentar documento com foto.

 

Além disso, não ter os impedimentos temporários, como gripe ou febre, gravidez, tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses, exposição à situação de risco para a AIDS, ou seja, múltiplos parceiros sexuais e ter parceiros usuários de drogas.

 

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue tem sua sede no primeiro andar do prédio dos ambulatórios do Hospital das Clínicas, à avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155.

 

Parceiros da campanha – Blood Bank of Hawaii / Honolulu, Hemosc – Hemocentro de Santa Catarina, FECASURF – Federação Catarinense de Surf, ACSU – Associação Catarinense de Surf Universitário, Rip Curl Girls Tour, ABSF – Associação Brasileira de Surf Feminino, IBRASURF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf, APSU – Associação Paulista de Surf Universitário, ONG Voluntários do Sangue / SP, Parque Aquático Splash Beach e Fama Assessoria.

 

Sites relacionados à campanha

 

Fundação Pró-Sangue

 

Hemosc

 

Voluntários do Sangue

 

Blood Bank of Hawaii

 

World Blood Donor, 14 June


Brazilian Cultural Center at University