Faltando uma etapa de R$ 20 mil para o encerramento do Circuito Nordestino, também válido pelo Brasil Tour, os últimos pontos em ambos circuitos serão disputados nos próximos dias 27 e 28 de dezembro, no “Aquax Pranchão Pro”, na praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE).
A nona e última etapa do Nordestino 2008, de 1500 pontos neste ranking, além de outros 500 para o Brasil Tour, pelo qual o carioca Pedro Henrique volta à elite nacional com a primeira de 14 vagas e o cearense Adilton Mariano disputa no quintal de casa, como segundo no ranking – colocação que ele descarta por ter se reclassificado pela divisão principal.
Nordestino, cearense lidera – A expectativa é de muitas novidades em termos de presenças inéditas no “Aquax Pranchão Pro”, decisivo para apontar os últimos classificados ao SuperSurf pelo Brasil Tour e três
pelo Nordestino hoje liderado por Edvan Silva, que vai se garantindo pela divisão de acesso, enquanto pelo Nordestino hoje estariam na elite o atual vice Thiago de Sousa, também cearense, Halley Batista, terceiro de Pernambuco, e o baiano sexto colocado Franklin Serpa.
Além do líder nordestino Edvan Silva, o também cearense Michel Roque e o conterrâneo de Serpa, Rudá Carvalho, empatados com quarto lugar na temporada nordestina, ingressam no SuperSurf pelo Brasil Tour, formando quarteto com o paraibano Ulisses Meira, que a exemplo deles pode subir posições.
Mantida as atuais posições, Edvan volta e Thiago se mantém no SuperSurf, enquanto os candidatos a estreantes Halley e Franklin precisam manter no Nordestino as colocações atuais ou sofrerem ataque bem sucedido apenas de surfistas que já estejam classificados pelo SuperSurf ou venham a nele entrar pelo Brasil Tour, caso de uma
provável novidade no “Aquax Pranchão Pro”, Hizunomê Bettero, paulista de Ubatuba que no segundo domingo de dezembro entrou na lista ao obter apenas último lugar e mínimos 40 pontos em sua cidade, palco da decisão do Estadual de São Paulo.
Bettero, indo a Taíba competir na etapa final do Nordestino, pode somar até 460 pontos a mais nessa que seria sua primeira disputa profissional na terra de Heitor Alves, o cearense novamente classificado ao WCT, divisão de elite mundial, modelo do brasileiríssimo SuperSurf.
Regional e Acesso Nacional – Na Taíba, nomes como o do baiano Bruno Galini, há duas temporadas na elite nacional através do Nordestino, podem entrar nas listagem definitiva dos quatorze classificados pela segunda divisão ou por seu circuito de origem, sendo ele em ambos o atual suplente, pois, mesmo superado por Hizunomê, conseguiu ultrapassar o carioca Eduardo Rollins para se manter o primeiro fora da lista de entrada em que Rollins agora é o segundo ao perder duas posições, mas com chances ainda através da etapa final do Nordestino, também de oportunidade ao SuperSurf ao valer para o Brasil Tour, através do qual seu conterrâeneo Leandro Bastos e o potiguar Fabrício Júnior também podem integrar à elite dependendo de um bom resultado no Aquax Pranchão Pro, o último evento do surf profissional este ano.
Alan Donato, de Pernambuco, e Itim Silva, do Ceará, buscarão com chances mais reais uma vaga das três regionais, em cujo ranking não estão melhores devido a interferências (prejudicaram o direito de pontuar de um adversário) que lhes custaram pontos na média em semifinais e vaga na última bateria em diferentes paradas.
O pernambucano Alan em casa na tradicional etapa inaugural de Baia de Maracaípe e também na baiana praia da Batuba, já Itim, surfando como favorito, falhou em casa na mais rica e mais recente prova em Fortaleza, de 30 mil aos melhores e 2000 pontos ao campeão Edvan Silva, que se tornou o novo líder na busca do bicampeonato Nordestino e novidade na lista do Brasil Tour.
Na frente de Edvan estão nomes já considerados certos, a exemplo de Michel Roque, também de Fortaleza, e dos estreantes da Paraíba e Bahia, Ulisses Meira, de João Pessoa, e Rudá Carvalho, ilheense da lista do Brasil Tour e ex-líder do Nordestino este ano, sendo nele o único com duas vitórias em etapas, ambas de pontuações básicas (250 pontos) e apenas R$ 15 mil, e podendo melhorar sua pontuação com final no Morro do Chapéu, na cearense Taíba, e nela ficando entre os três melhores na etapa de 500 pontos.
Melhores na região – Adilton Mariano, surfista da Taíba, busca ratificar em casa o atual segundo lugar no Brasil Tour ,mas sua reclassificação ao SuperSurf foi obtida através da própria elite, o que também fizeram, sendo ambos Top-4, o paraibano Jano Belo, e outro cearense, Messias Félix, terceiro e quarto da primeira divisão em que foram os melhores do Nordeste, circuito em que a etapa final terá a presença de ambos.
Messias, campeão nordestino 2007 e atual oitavo, pode inclusive manter o título vencendo e dependendo de outros resultados. Ele não pode ter novamente Thiago de Sousa como seu vice na etapa da praia da Taíba, onde a expectativa de possíveis ondas de qualidade no “point” Morro do Chapéu se soma a importância que o “Aquax Pranchão Pro”, final do Nordestino, assumiu para o surf brasileiro vindo a ser sua última e decisiva rodada.
Inscrições – O gerente do circuito (tour manager) Carlos Abdalla divulgou que as inscrições em número limitado já estão abertas para o decisivo Aquax Pranchão Pro, com ele disponibilizando seu telefone (0xx71) 9995-3049 e e-mail [email protected] para mais informações.
Dia 27, Aquax três anos – O sábado, dia 27, marca o terceiro aniversário da Aquax e terá apresentação da “PF Surf School”, escola de surf da praia do Futuro, Fortaleza, por ela patrocinada. “Estamos ralando muito para fazer o evento bacana”. É assim que Jaime Carneiro resume o trabalho da marca visando à estréia do inédito evento profissional nordestino patrocinado pela jovem empresa que há alguns anos assinou uma prova do Brasileiro de Longboard em Baia de Maracaípe, Ipojuca (PE).
De Pernambuco virá Luel Felipe, o nota dez do Tour Nordestino, onda perfeita surfada em Baia Formosa, Rio Grande do Norte, terra de outra fera integrante, a exemplo de Luel, da equipe Aquax – Alan Jones, que na etapa regional em casa faturou a prancha da “BF Expression Session” e aparece como favorito a repetir a dose no “Aquax Pranchão Pro”, que terá três pranchas BF, uma para igual evento e outro em premiações paralelas.
“Além de uma prancha BF na Expression Session da prova, o autor da maior média também receberá outra, enquanto o atleta amador melhor colocado terá direito a uma terceira prancha BF” afirma Jaime da Aquax que também fará prova para quem tem boa braçada sobre a prancha, será a “Wavegrip remada” na qual estão garantidos produtos da conceituada marca de antiderrapantes nos kits de premiação com mais brindes da Aquax, Pranchão Surf Shop, Bora Bora, entre outros.
Jaime ressalta conquistas importantes da marca desde o surgimento em 2005, lembrando que em temporada passada um dos quatro títulos de Tita Tavares foi conquistado com a logomarca da Aquax no bico das pranchas dela, o mesmo acontecendo agora em 2008 com Adilton Mariano ao faturar a “Seletiva Petrobras de Surf Masculino”, de quebra garantindo premiação e passagem para conhecer às Ilhas Mentawaii, Indonésia.
“Diego Mendes foi campeão nordestino mirim (Sub-16) enquanto Felipe Martins, também cearense, foi dez entre os profissionais da Seletiva Petrobras em Saquarema” ressalta Jaime Carneiro que divulgou o Espaço cultural do surf como atração nos dois dias do Aquax Pranchão Pro.
“Haverá exposição de pranchas de várias épocas, artesanato, pintura e acessórios de surf, além de uma área vip diferenciada para os competidores e outra para a grande imprensa”, tudo isso em meio a decisão mais aguardada da região, a do título nordestino de surf profissional que já contou com quatro líderes, Halley Batista, Franklin Serpa, Rudá Carvalho e atualmente Edvan Silva, que surfa para desempatar a galeria de campeões regionais na qual ele e o vice Thiago de Sousa são os de maiores chances ao bicampeonato Nordestino de Surf Profissional, finalmente encerrado na terra que detém a hegemonia de três títulos desde 2005, o Ceará.