O espírito de liberdade do surfe e a vocação aventureira do Renegade foram os ingredientes de um concurso cultural que movimentou inúmeros artistas em Santa Catarina. Lançado em outubro, durante a segunda edição do Lagoa Surfe Arte – festival em Florianópolis que celebra a cultura do surfe -, em parceria com a DVA Jeep Center e a Sea Cookies Handshapes, o evento premiou o “arteiro” Emerson Rauth.
“Com certeza esse foi um dos melhores concursos de arte que já participei. Nem sonhando imaginava algo assim. Ganhar uma prancha Sea Cookies, ver minha arte estampada em um Jeep Renegade e na prancha é alucinante”, comemorou Emerson, que também elogiou muito o trabalho de Fabrício Flores, idealizador do LSA e shaper da prancha campeã. “A prancha é linda demais. O Fabrício é um grande artista. Eu não vejo a hora de cair na água para batizar com muita responsa esse prêmio fantástico”, completa.
Com o mote Liberdade, aventura e paixão pelo surfe, o concurso estimulou a criatividade de vários artistas residentes no Estado, de todas as idades e que foram avaliados por uma comissão julgadora selecionada pelos organizadores do Lagoa Surfe Arte. A ilustração vencedora foi estampada numa prancha, e estará em exposição na DVA Jeep Center, em Florianópolis. O mesmo desenho foi plotado num Jeep Renegade, que já circula pelas ruas. “Desenhei uma onda em formato de pena, para dar a sensação de liberdade, afinal, o surfe proporciona este estado de espírito. Como uma gaivota voando alto sobre a brisa do mar”, sintetiza Emerson sobre a sua figura campeã.
Sobre a inspiração, Emerson explica: “quando vou criar um trabalho de surf art, tudo flui naturalmente e de maneira muito prazerosa, pois tenho viva a paixão pela cultura surfe. Para desenvolver a arte do concurso comecei pelo título: “O surfe vale a pena?”. Essa frase resume muito tudo o que penso e acho que foi uma boa maneira de ilustrar para o público tudo o que sinto por esse esporte. Com certeza o surfe pode mudar a vida de qualquer pessoa para melhorar”, encerrou.
Sobre o Lagoa Surfe Arte – O projeto Lagoa Surfe Arte tem como grande objetivo promover um encontro entre os amantes da cultura do surfe em uma atmosfera que evidencia o estilo de vida do surfista de alma. Idealizado em janeiro de 2016, a edição inaugural do evento foi um sucesso. Realizado na bucólica Lagoa da Conceição, em meio a Mata Atlântica, o evento reuniu mais de 250 pessoas em um dia mágico em Florianópolis.
A segunda edição do LSA ocorreu no mesmo ano, em outubro, com um formato totalmente renovado, com Fabrício Flores dividindo a direção e organização com Daniel Arena e Fabiano Sperotto. O evento foi um enorme sucesso trazendo o primeiro festival de curta metragem, além de promover um debate com nomes importantes do surfe, além de oficinas e exposições artísticas. Tito Rosemberg e Adrian Kojin, dois dos nomes mais importantes ligados à fotografia e jornalismo do surfe no país, contribuíram com o LSA, dividindo suas experiências de anos com os convidados.
Com a temática “O que você fez/faz pelo Surfe” e a exposição “A história da prancha e do surfe em SC”, a edição LSA’17 busca parceiros para a viabilização novamente em outubro.