Central Coast é uma grande área com mais de 40 km de costa. Com belas praias, lagoas, rios, parques nacionais e pequenas cidades, é uma região muito procurada por pessoas vindas de diversas partes da Austrália, principalmente Sydney e Newcastle.
Com mais de trinta praias, esta região é ideal para esportes aquáticos, em especial o surf. A região possui uma diversidade de praias, desde os fáceis beach breaks, para iniciantes, até os desafiadores reef breaks, para surfistas mais experientes.
Box Head, Crackneck e Catherine Hill Bay estão na lista das 100 melhores ondas da Austrália. Além destas, existem outras excelentes, como, por exemplo, Avoca, Terrigal Haven, Soldiers Point, Copacabana e MacMasters.
A geografia recortada da região possibilita a prática do surf com as mais variadas ondulações e ventos. Alguns picos se mantêm constantes em dias pequenos, enquanto outros seguram grandes ondulações. Assim, basta procurar direito para se achar um lugar adequado para surfar.
Em dias de semanas podem ser surfadas boas ondas, com pouca gente na água, mas durante os finais de semana, muitos surfistas vão de outras cidades para curtir as ondas.
Também existe um localismo muito radical. É bom manter o respeito pelos surfistas locais, pois eles estão acostumados a surfar com pouca gente e apreciam as boas maneiras no surf.
Além de surfar boas ondas e conhecer diversas praias bonitas, você pode curtir muitas outras coisas, especialmente se gostar de natureza. Neste caso, Central Coast possui ótimos parques nacionais, onde você pode até tomar banho de cachoeira e fazer passeio de caiaque ou de barco.
Muitas atividades podem ser feitas a um custo zero ou muito baixo, como, por exemplo, visitar o Norah Head Lighthouse e alguns mirantes da região. Você também pode visitar o zoológico Australian Reptile Park ou o Australian Walkabout Wildlife Park.
Se tiver disposição para pedalar, uma boa opção é alugar uma bike e conhecer melhor as belezas da região. Agora, se gostar de uma aventura, fazer um passeio de ultraleve será uma maneira emocionante de conhecer as maravilhas deste destino.
Hospedagem Existem várias alternativas de hospedagem pela região. Diversas praias oferecem diferentes tipos de acomodação: de bons hotéis até camping e albergues. Se não estiver de carro, dê preferência a lugares de fácil acesso, mais povoados, localizados perto de determinadas facilidades, como internet, supermercado, restaurante e especialmente próximos a um ponto de ônibus, para o caso de querer ir a outros lugares.
Avoca, Copacabana, The Entrance, Shelly Beach, Norah Head e Bateau Bay são bons exemplos de praias em que você poderá ficar. Alguns podem ser alugados no próprio local, mas por precaução é aconselhável que seja feita uma reserva. Para pesquisar preços ou fazer a sua reserva.
O surfista Tiago Dias criou um canal para ajudar brasileiros que planejam uma surftrip para a Austrália. O endereço traz informações úteis e diversos temas interessantes sobre o país.
Para obter mais informações, acesse o blog Surfando na Terra dos Cangurus.