Terminou neste domingo (31/8) o Antofagasta Bodyboard Festival, válido como segunda etapa do Mundial Feminino de Bodyboarding e quarta etapa do Masculino. A prova foi iniciada na última terça e apresentou poucas ondas durante toda a semana, mas neste domingo as ondas melhoraram e o público que estava presente na praia assistiu a um show.
Os campeões foram o baiano Uri Valadão no Masculino e a atleta das Ilhas Canárias, Alexandra Rinder, no Feminino. O baiano voador, como é conhecido, deu um verdadeiro show nas ondas de Antofagasta, vencendo na decisão o também baiano Israel Salas, que atualmente representa o Espírito Santo nas competições brasileiras.
“Estou muito feliz. Hoje foi um dia sensacional! Estava um pouco frustrado por ter perdido nas oitavas em Arica e vim pra cá com muita vontade. Foi emocionante do começo ao fim, pois tive muitas baterias com viradas no fim. Acho que a minha concentração foi essencial para vencer o campeonato. Hoje tivemos altas ondas e o evento terminou com chave de ouro. Foi animal!”, celebra o campeão.
Neste domingo, o baiano iniciou o dia dando um verdadeiro show nas ondas chilenas para arrancar 19.50 pontos em 20 possíveis diante do basco Alex Uranga.
Nas quartas, não deu chance ao jovem australiano Lewy Finnegan, 20 anos. Em ritmo acelerado, o baiano mandou um backflip incrível na semifinal para arrancar a única nota 10 da competição e eliminar o catarinense Eder Luciano.
Na finalíssima, o adversário foi o conterrâneo Israel Salas. A decisão pegou fogo, como sempre acontece nas batalhas entre Uri e Israel. O placar final foi de 16.40 a 15.75 pontos. “Fazer uma final com Salas foi especial. Ele é um cara muito bom nesse tipo de onda e não foi à toa que chegou à final. Gostaria de parabenizá-lo pela grande performance neste evento”, falou Uri.
Salas foi um dos destaque do evento, mas na final não conseguiu superar o campeão mundial de 2008. Foi a primeira vez que o atleta disputou uma decisão em etapas do Mundial. “A final foi alucinante. Parabéns a Uri, surfou muito durante todo o evento. É sempre um prazer fazer uma final contigo, monstro”, reconheceu Salas.
Destaque ainda para a grande participação do catarinense Eder Luciano, que ficou com a terceira colocação na etapa, elevando ainda mais a força do bodyboarding brasileiro, com três atletas no pódio em Antofagasta.
Já a cearense Isabela Sousa, atual campeã mundial, foi superada na semi pela campeã da etapa e finalizou o evento na terceira colocação, somando pontos importantíssimos para a corrida pelo quarto título mundial.
Assim como Isabela, a brasileira que também fez bonito foi a catarinense Soraia Rocha, barrada pela japonesa Sari Ohhara na outra semifinal.
Apesar da derrota, Isabela comemorou a ótima participação no Chile. “Estou muito contente com o meu resultado aqui em Antofagasta. Não me encontrei nas ondas da semi, mas acredito que esse terceiro foi excelente. Agora é continuar com o mesmo foco para as próximas etapas do Tour que estão por vir. Só tenho a agradecer a Deus, à minha família, aos meus patrocinadores, amigos e a todos que torcem por mim”, disse Isabela.
A próxima etapa será em Sintra, Portugal, entre os dias 22 e 28 de setembro. Da Europa o circuito segue para a Venezuela, em outubro, e Panamá, em novembro. “As próximas etapas são especiais para mim, pois tenho ótimas recordações. Vou dar o melhor em busca de bons resultados”, finaliza Isabela.
O retorno da tricampeã mundial ao Brasil acontece somente no dia 6 de setembro. De Antofagasta, a cearense parte para Santiago, Chile, onde irá a Valle Nevado gravar uma imagens na neve.
A decisão da etapa no Feminino ficou entre a japonesa Sari Ohhara e a atleta das Ilhas Canárias, Alexandra Rinder, que dominou todo o embate e venceu a adversária de forma brilhante.
Resultados
Masculino
1 Uri Valadão (Bra)
2 Israel Salas (Bra)
3 Eder Luciano (Bra)
3 Brahim Iddouch (Mar)
Feminino
1 Alexandra Rinder (Can)
2 Sari Ohhara (Jap)
3 Isabela Sousa (Bra)
3 Soraia Rocha (Bra)