Seletiva Petrobras

Ciclone apimenta abertura

Odirlei Coutinho

Odirlei Coutinho defende o título de campeão da Seletiva Petrobras de Imbituba. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.

A abertura da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de 2010 começa nesta quinta-feira (11/03) na praia do Rosa, Imbituba (SC).

As grandes ondas geradas por um ciclone extratropical que atingiram a costa catarinense no fim de semana já estão indo embora, mas deixam um rastro para o evento ser iniciado em boas condições.

O campeonato vale decisivos 2.000 pontos na corrida pelas dez vagas para a etapa de estreia do Brasil Surf Pro 2010, a Divisão Principal do Circuito Brasileiro, nos dias 7 a 11 de abril na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).
 
Na terça-feira, o mar ainda estava grande no Rosa e com um alerta do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC / INPE):

“Um ciclone em deslocamento sobre o mar está perdendo força, mas ainda pode causar rajadas de vento mais intensas, de 50 a 80 km/h, nas áreas mais próximas das praias do litoral sul catarinense”. É onde fica a praia do Rosa, que pelo terceiro ano seguido foi a escolhida para inaugurar a Seletiva.
 
O auge do swell foi durante a primeira etapa do Circuito Catarinense, encerrada na segunda-feira na Joaquina, Florianópolis (SC). Foi o sexto evento regional a computar pontos no ranking da Divisão de Acesso.

A lista dos dez que vão completar o grupo dos 64 surfistas para o primeiro Brasil Surf Pro da história, será definida na semana que vem em Torres, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que recebe a terceira prova do Circuito Gaúcho.
 
No entanto, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino vale o dobro dos pontos destas duas etapas estaduais, sendo a competição mais importante do ranking de acesso do Circuito Brasileiro.

O paulista Odirlei Coutinho venceu na praia do Rosa no ano passado e ficou na frente durante toda a temporada, até sagrar-se campeão brasileiro da Divisão de Acesso de 2009. Ele vem embalado por um bom resultado nas grandes ondas da “Joaca”, onde ficou em quarto lugar na grande final.
 
Enquanto Odirlei Coutinho defende o título de campeão da Seletiva Petrobras de Imbituba, o catarinense Jean da Silva é quem vai colocar a liderança do ranking de acesso em jogo. Ele assumiu a ponta no final de semana em Florianópolis, porém ambos já fazem parte da elite nacional do Brasil Surf Pro 2010 e não estão na briga pelas dez vagas para a etapa de Ubatuba.
 
No momento, por ordem de classificação, esta lista é composta pelo paulista Caio Ibelli (2º no ranking), o uruguaio Marco Giorgi (7º), que mora em Santa Catarina, os paulistas Saulo Junior (8º) e Gilmar Silva (9º), vencedor da etapa do Catarinense na Joaquina, o carioca Anselmo Correia (10º), o catarinense Pedro Norberto (11º), o baiano Denis Tihara (12º) e por mais três catarinenses, Diego Rosa (13º), Gustavo Santos (16º) e Alex Lima (17º).
 
Isto porque, entre eles, tem sete que já são da elite do Brasil Surf Pro 2010, o líder Jean da Silva e Odirlei Coutinho (3º lugar), além do baiano Bernardo Lopes (4º), do catarinense Tomas Hermes (5º), do cearense Márcio Farney (6º), do catarinense Willian Cardoso (14º) e do baiano Alandreson Martins (15º).

No entanto, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino pode provocar uma reviravolta neste ranking com os 2.000 pontos que serão disputados na praia do Rosa.
 
Doação de alimentos Assim como nos outros anos, um dos diferenciais da Seletiva Petrobras são as ações sociais e em 2010 a grande campanha será a Doação de Alimentos, principalmente por parte dos próprios competidores.

O limite de inscrições para a praia do Rosa já está esgotado, com vários surfistas ficando numa lista de “alternates”, para substituir alguma improvável ausência.

 

Exit mobile version