Circuito brasileiro estréia em Florianópolis

0

Pela primeira vez em sua carreira o catarinense Flávio Padaratz entra na disputa do título brasileiro profissional. Foto: Pierre Tostee/ASP.
O primeiro confronto do ano da nova elite do surfe nacional, o SuperSurf, começa nesta quarta-feira e vai até domingo na praia da Joaquina, Florianópolis, Santa Catarina.

 

Homenageado no último sábado pela Association of Surfing Professionals (ASP), o catarinense Flávio “Teco” Padaratz, que após 16 anos de disputas abandonou o circuito mundial, está escalado na bateria que inaugura a temporada em Florianópolis (SC).

 

Teco se concentra agora na disputa pelo título brasileiro, que nenhum catarinense conseguiu nos 17 anos de história do circuito, e recebeu um convite especial do Grupo Abril para participar de todas as etapas do SuperSurf 2004.

 

A primeira chamada está marcada para as 8:30 horas e é certa a realização da primeira fase masculina e feminina no primeiro dia de disputas em Santa Catarina.

 

Teco não terá moleza em sua estréia. Ele disputa as duas primeiras vagas para a segunda fase contra três cariocas: Daniel Hardman, terceiro colocado no Hang Loose Pro Contest, e Simão Romão e Leandro Bastos, duas novidades do Rio de Janeiro na nova elite do surfe nacional.

 

Além de Teco, outros dez catarinenses disputam a primeira rodada masculina. Já os surfistas que formaram o seleto grupo dos Top-16 da ABRASP no ano passado estão escalados como cabeças-de-chave da quarta fase e só estréiam na sexta-feira ou no sábado, dependendo das condições do mar.

 

Simão Romão é um dos estreantes na elite do surf nacional. Foto: Likoska.

Fazem parte desta lista, o bicampeão brasileiro Leonardo Neves (RJ) e outros surfistas que brigaram pelo título na etapa final da última temporada, como o também carioca Anselmo Correia (vice-campeão), os paulistas Renato Galvão (terceiro colocado), Odirlei Coutinho (sexto) e o baiano Flávio Costa (quinto).

 

No entanto, o tricampeão brasileiro Peterson Rosa (quarto) e mais dois cabeças-de-chave do SuperSurf 2004 – Marcelo Trekinho (nono) e Victor Ribas (14o.), ambos do Rio de Janeiro – não participam da estréia da temporada na praia da Joaquina.

 

Peterson e Vitinho estarão competindo na primeira etapa do ASP World Championship Tour (WCT), que começa nesta semana na Austrália. Com isso, Fábio Gouveia (PB), Beto Fernandes (SP) e Alexandre Almeida (RJ), ganharam a condição de cabeças-de-chave nesta primeira prova do SuperSurf 2004.

 

Além dos representantes do Brasil na elite mundial do WCT (World Championship Tour) – Peterson Rosa (PR), Victor Ribas (RJ), Armando Daltro (BA), Raoni Monteiro (RJ), Tita Tavares (CE) e Jacqueline Silva (SC) – mais sete integrantes do SuperSurf 2004 não participam da etapa de abertura por motivos diversos: o próprio Marcelo Trekinho, os paulistas Adriano de Souza, Bruno Moreira, Cláudia Gonçalves e Alice Santos, a potiguar Alcione Silva e a carioca Ana Paula Mello.

 

Renato Galvão, terceiro colocado na no circuito em 2003, é um dos  cabeças-de-chave da competição. Foto: Maurício de Souza/FMA.

Em seus lugares, entraram os paulistas Edgar Bischof, Edgley Santos, Samira Amaral, Bruna Queiroz, Flávia Soares, Luiza Romann e Gabriele Borges, os cariocas João Gutemberg e Alexandre Herdy, o capixaba Michel Grattz, o cearense Adilton Mariano e os irmãos catarinenses Fernando e Fernanda Moura.

 

O paulista Binho Nunes e os catarinenses James Santos, Guilherme Ribeiro e Marina Werneck completam a lista de convidados, junto com os que foram confirmados para participar de todas as etapas do SuperSurf 2004: Flávio Padaratz (SC), Danilo Costa (RN) e Thiago Machado (SC).

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da C&A e da Revista Hardcore. Esta primeira etapa em Santa Catarina também conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Rede Atlântida.

 

SuperSurf 2004 – Lista dos cabeças-de-chave

 

1 Leonardo Neves (RJ)

2 Anselmo Correia (RJ)

3 Renato Galvão (SP)

4 Flávio Costa (BA)

5 Odirlei Coutinho (SP)

6 Sávio Carneiro (PE)

7 Tadeu Pereira (SP)

8 Wagner Pupo (SP)

9 Dunga Neto (CE)

10 Lucinho Lima (CE)

11 Eric Miyakawa (SP)

12 Tânio Barreto (AL)

13 Maicon Rosa (PR)

14 Alexandre Almeida (RJ)

15 Beto Fernandes (SP)

16 Fábio Gouveia (PB)

 

Categoria Feminina

 

1 Silvana Lima (CE)

2 Suelen Naraisa (SP)

3 Andréa Lopes (RJ)

4 Alessandra Vieira (RJ)

5 Taís de Almeida (RJ)

6 Francisca Pereira (SP)

7 Juliana Guimarães (RJ)

8 Brigitte Mayer (RJ)