Circuito catarinense encerrado na Joaca

0

Marco Polo faturou o Kaiser Summer Surf 2004 na praia da Joaquina (SC). Foto: Caio Guedes / Fecasurf.
O cearense Márcio Farney foi barrado logo na segunda bateria do domingo e a festa foi toda catarinense no encerramento da temporada brasileira do surfe profissional na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

 

Mesmo sendo derrotado nas semifinais, Diego Rosa comemorou o título estadual, ganhou a vaga da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) para a elite nacional do SuperSurf 2005 e ainda um convite especial para participar da etapa brasileira do Circuito Mundial WCT (World Championship Tour) do ano que vem em Santa Catarina.

 

Já na grande final, Marco Polo pegou as

Diego Rosa sagrou-se o novo campeão catarinense da temporada. Foto: Caio Guedes / Fecasurf.

melhores ondas e venceu o Kaiser Summer Surf Pro-Am com o recorde de 16,75 pontos de 20 possíveis na última etapa do Circuito Catarinense de 2004.

 

O jovem Jean da Silva terminou como vice-campeão, o também catarinense Ricardo Ortiz ficou em terceiro lugar e o gaúcho Rodrigo Dornelles completou o último pódio do ano.
           
Dornelles já tinha vencido a etapa que inaugurou o SuperSurf 2004 nas mesmas ondas da Praia da Joaquina e acabou definindo o ranking catarinense da temporada ao se classificar atrás de Jean da Silva nas semifinais.

 

Os dois últimos candidatos ao título foram eliminados nesta bateria e Diego Rosa foi consagrado como campeão estadual de Santa Catarina em 2004, com Guga Arruda terminando em segundo lugar na classificação geral.
           
?Estava caindo na água para treinar três vezes por dia para isso e agora veio o tão sonhado título?, disse Diego Rosa, logo que saiu do mar. ?Eu tinha perdido minha vaga no SuperSurf, mas agora consegui voltar e eu também queria muito correr o WCT de novo. Então, me inspirei nisso, treinei bastante para atingir esse objetivo e o resultado apareceu?, contou Diego.

 

Com sua classificação, Santa Catarina agora terá onze representantes na elite nacional do SuperSurf 2005. Os outros são Andreas Eduardo, Marco Polo, Guilherme Ferreira, Guga Arruda, Raphael Becker e Fernando Moura na categoria masculina e Juliana Quint, Camila Amarante, Marina Werneck e Larissa Barbiere na feminina.

 

Depois da definição do título catarinense, as atenções se voltaram para a grande final do Kaiser Summer Surf Pro-Am e o catarinense Marco Polo ditou um forte ritmo ao arrancar nota 8,0 logo em sua primeira onda. Na segunda, recebeu nota 7,0 e praticamente confirmou a vitória.

 

Mostrando um sincronismo perfeito com as poucas séries que entravam na praia da Joaquina, Polo ainda pegou outra boa esquerda e com uma nota 8,75 igualou o recorde de maior pontuação ? 16,75 pontos ? que pertencia a Fabrício Machado para garantir o prêmio máximo de 3.000 reais oferecido ao campeão da etapa final do circuito catarinense.

 

?Realmente eu estava com muita sorte hoje. Logo de manhã eu peguei um tubo numa onda espetacular e na final eu peguei as melhores e consegui acertar todas elas?, contou Marco Polo. ?Foi muito bom porque consegui fechar a temporada com chave-de-ouro e não tem sensação melhor do que uma vitória assim para passar um Feliz Natal. Agora vou confiante para correr o WQS no ano que vem para tentar atingir meu maior objetivo, que é conquistar uma vaga para o WCT?, prometeu Marco Polo.

 

##

O título estadual deu ao catarinense Diego Rosa a vaga para o SuperSurf 2005. Foto: Caio Guedes / Fecasurf.
Também muito feliz ficou o jovem Jean da Silva, 19 anos, que só participou das duas últimas etapas do Kaiser Summer Surf Pro-Am, ficando em terceiro lugar na praia da Solidão e em segundo na Praia da Joaquina para terminar em sétimo lugar no ranking final do circuito catarinense profissional.

 

?O campeonato inteiro foi legal. Eu vim desde a primeira fase e estou muito feliz com o resultado. As condições do mar hoje estavam bem difíceis e com quatro competidores na água ficou muito complicado. Na final, era para o Marco Polo mesmo. Ele ficou bem tranqüilo, esperou as ondas certas e estou superfeliz em fazer mais uma final no circuito catarinense?, disse Jean da Silva, que vai representar o Brasil no Mundial Pro Junior da ASP, logo nos primeiros dias do ano que vem em Sydney, na Austrália.

 

O Kaiser Summer Surf Pro-Am fechou uma das melhores temporadas para o surfe catarinense. No total, foram oito etapas do circuito estadual amador, três do profissional, com a FECASURF ainda promovendo a abertura do SuperSurf 2004 na mesma praia da Joaquina, uma etapa do Brasil Tour (divisão de acesso do Circuito Brasileiro) na praia Mole, onde também foi realizado o único evento do WQS com nível máximo 6 estrelas da América do Sul, o Onbongo Pro Surfing, além da segunda edição do Nova Schin Festival WCT Brasil.

 

Para completar, a equipe catarinense conquistou o tricampeonato no Circuito Brasileiro Amador e os irmãos Luan e Cauê Wood e Alejo Muniz se sagraram campeões mundiais nas categorias até 14 anos de idade, com Neco Padaratz ainda se consagrando como o primeiro bicampeão mundial consecutivo da história do WQS.

 

O Kaiser Summer Surf Pro-Am é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da ASJ (Associação de Surf da Joaquina), com patrocínio da Kaiser Summer, Lojas Sul Nativo, Oakley, Goofy, Kimoto, Infect e Surf Supplies, além do apoio da Pacific Waves, Fundação Municipal de Esportes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

 

Confira galeria de fotos do Kaiser Summer Surf.


Ranking Catarinense 2004 – 3 etapas
 
1 Diego Rosa (SC) 2.055 pontos
2 Guga Arruda (SC) 1.950
3 Guilherme Ferreira (SC) 1.900
4 Márcio Farney (CE) 1.890
5 Roni Ronaldo (SC) 1.760
6 Rafael Imhof (SC) 1.630
7 Jean da Silva (SC) 1.590
8 Cristiano Guimarães (SP) 1.510
9 Ricardo Ortiz (SC) 1.490
10 Raphael Becker (SC) 1.460
10 Pedro Norberto (SC) 1.460
12 Marco Polo (SC) 1.450
13 Fábio Gouveia (PB) 1.400
14 Gustavo Santos (SC) 1.330
15 Álvaro Bacana (MA) 1.310
16 Beto Mariano (SC) 1.250
16 Sérgio André (SC) 1.250