Depois de quase dois meses sem etapas, o Circuito Mundial IBA de Bodyboarding volta à tona no mês de julho. Peru (21 a 26/7) e Chile (29/7 a 10/8) são as próximas paradas do torneio.
No Peru, o Peruvian Inka Challenge marca a entrada peruana no circuito mundial, e contará com diversos atletas da elite, já que o evento antecede a etapa chilena, uma das mais importantes do tour. O evento peruano oferece 20 mil dólares em prêmios, além de 1.000 pontos para o ranking IBA (International Bodyboard Association).
A competição será realizada na praia Chilca, mas ainda existem três locais selecionados pela organização, onde o evento também pode acontecer. São eles: Explosivos, praia de San Pedro ou praia Caplina. A maioria dos picos são beachbreaks, o que garante ondas com mais de 2 metros em qualquer que seja a localidade escolhida.
?Existem diversos locais que nós acreditamos que possam ser usados neste evento, e todos eles são perfeitos para a prática do bodyboarding?, afirma Jose Ugarte, organizador da etapa peruana.
Logo em seguida, o tour parte para o Chile, onde acontece o Arica Chilean Challenge, na temida bancada de El Gringo, em Arica.
O evento chileno será o segundo Grand Slam do tour mundial masculino, ou seja, o campeão recebe 2.000 pontos no ranking. Por ser um evento status prime, a etapa contará com todos os tops do circuito mundial e também oferece 20 mil dólares em prêmios.
?Desde 2004, o Arica Chilean Challange faz parte do tour. Em 2006, foi a primeira vez que os melhores bodyboarders do mundo vieram, e confirmaram que a onda de El Gringo é uma das melhores para a prática do esporte?, diz Cristian Peralta, o Tomate, organizador da etapa.
Ambas as etapas são válidas apenas para o WMT (World Mens Tour) e depois o circuito parte para a Europa.
O brasileiro Guilherme Tâmega, que anunciou aposentadoria no mês de abril, ganhou vida nova após a vitória na etapa de Salvador. O brasileiro defenderá o título do Arica Chilean Challenge e parte com força total em busca do seu sétimo caneco de campeão mundial.
Na cola do brasileiro está à lenda havaiana Mike Stewart. Nove vezes campeão mundial e atual vice-líder do circuito, Mike também confirmou presença em ambas as etapas e segue na busca pelo seu décimo título mundial, um feito e tanto para um atleta de 45 anos.
Para conferir o evento ao vivo, acesse o site oficial do Peruvian Inka Challenge.
Ranking Circuito Mundial depois de três etapas
1 Guilherme Tâmega (Bra) 2985 pontos
2 Mike Stewart (Haw) 2303 pontos
3 Uri Valadão (Bra) 2277 pontos
4 Paulo Barcellos (Bra) 2105 pontos
5 Lucas Nogueira (Bra) 2094 pontos
6 Ryan Hardy (Aus) 2000 pontos
7 Magno Oliveira (Bra) 1971 pontos
8 Luis Villar (Bra) 1950 pontos
9 Rene Xavier (Bra) 1863 pontos
10 Pierre Louis Costes (Fra) 1720 pontos