SuperSurf

Circuito cinquentão

Peterson Rosa, SuperSurf 2009, Pitangueiras, Guarujá (SP)

Peterson Rosa venceu a única etapa do SuperSurf em Stella Maris. Foto: Diego Freire.

No ano 2000 a Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) implantou o mesmo sistema de duas divisões utilizado com sucesso no Circuito Mundial e a Editora Abril comprou os direitos de realização da principal, criando o SuperSurf para a nova elite nacional Masculina e Feminina.

 

A décima edição do circuito nacional mais rico do mundo foi inaugurada no Guarujá (SP) com vitórias do paraibano Jano Belo e da paulista Suelen Naraisa na praia de Pitangueiras.

 

O segundo desafio começa nesta quinta-feira (4/5) e vai até domingo na praia de Stella Maris, em Salvador (BA), que só recebeu a Divisão Principal do Brasileiro no seu primeiro ano e volta agora para sediar a quinquagésima etapa da história do SuperSurf.

 

Nos dois últimos anos, a prova nordestina da corrida pelos títulos

Jano Belo defende liderança do ranking. Foto: Diego Freire.

brasileiros da temporada rolou na praia do Cupe, em Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco.

 

O próprio Jano Belo ganhou a última delas, mas a única vitória na capital baiana em 2000 foi conquistada pelo paranaense Peterson Rosa, no ano que ele comemorou seu terceiro título de campeão brasileiro.

 

Depois de quinze temporadas representando o país na divisão de elite do surfe mundial (World Championship Tour), Peterson agora só compete no Brasil e quer o tetracampeonato antes de encerrar uma das carreiras mais brilhantes da história do surfe nacional.

 

Ele volta agora para defender o título do SuperSurf de Salvador num momento especial, pois casou no último sábado com Maria Silvia Martinez Rosa e vai passar a Lua de Mel competindo na Bahia.

 

?É verdade, casei sábado lá na igrejinha da Lagoa da Conceição, em Floripa, foi uma cerimônia quase reservada apenas para família e amigos, agora estamos aqui para curtir essa semana em Salvador, que é um lugar que me traz ótimas lembranças?, conta Peterson Rosa, que em 2000 venceu a única etapa realizada em Stella Maris numa semana com altas ondas. Na final, derrotou o potiguar Danilo Costa.

 

?Eu já tinha vencido na mesma praia de Stella Maris as categorias Júnior e Mirim na única vez que disputei o Brasileiro Amador lá. Depois só voltei no SuperSurf em 2000 e venci também, então é um lugar especial para mim também. Deu altas ondas naquele campeonato, lembro até que o Vitinho (Victor Ribas) nem conseguiu varar a arrebentação numa bateria, o Jairzinho (Jair de Oliveira) tirou uma nota 10 num tubão, está tudo bem gravado na minha mente ainda e vou tentar repetir tudo agora?, promete Peterson.

 

Detentor de vários recordes do Circuito Brasileiro iniciado em 1987 e também no SuperSurf inaugurado em 2000, Peterson Rosa quer continuar ampliando suas marcas e principalmente conquistar um inédito tetracampeonato.

 

Em 1994, se tornou o campeão brasileiro mais jovem da história, 20 anos de idade, antes do bicampeonato consecutivo em 1999 e 2000, ano de estréia do SuperSurf.

 

Ele também foi quem mais vezes ficou no seleto grupo dos top-5 do ranking brasileiro, oito temporadas, aumentou para dez seu próprio recorde de etapas vencidas na final do SuperSurf 2008 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, além de ser o maior vitorioso em etapas do Mundial WQS realizadas no Brasil, oito no total.

 

?Desde que me profissionalizei aos 16 anos de idade, já vi muitas gerações passarem por mim durante todo este tempo e eu continuo aí na ativa, inclusive vencendo campeonatos como a última etapa do SuperSurf do ano passado no Rio de Janeiro (quando carimbou a faixa do atual campeão brasileiro Gustavo Fernandes). Venho treinando forte com o Alysson Paz, meu preparador físico, para me manter em forma e estou bem mais tranquilo agora, casado. Meu objetivo é o tetra e seguir aumentando esses recordes para ficar na história do surfe brasileiro para sempre?, deseja o surfista de 34 anos de idade.

 

Peterson Rosa já fez seis finais na história do SuperSurf e ganhou metade delas. Ele perdeu a primeira na estréia da Divisão Principal do Circuito Brasileiro em 2000 em Maresias, São Sebastião (SP), para outra grande estrela do esporte, Fábio Gouveia.

 

##

 

Gustavo Fernandes é o atual campeão brasileiro. Foto: Diego Freire.

Depois, veio a vitória em Stella Maris e mais duas derrotas na temporada 2002, quando perdeu a maior chance do tetracampeonato na decisão com o carioca Leonardo Neves na Prainha, Rio de Janeiro. Em 2003, ganhou a única final que disputou na praia de Maresias e em 2008 completou na Barra da Tijuca sua histórica décima vitória no Circuito Brasileiro.

 

Na etapa de abertura do SuperSurf 2009 em Pitangueiras, Guarujá (SP), Peterson Rosa foi barrado nas oitavas-de-final pelo cearense Edvan Silva e chega em Salvador ocupando o nono lugar no ranking liderado pelo paraibano Jano Belo.

 

O atual campeão brasileiro Gustavo Fernandes ficou em segundo novamente em sua terceira final seguida, também sendo vice-campeão nas duas últimas de 2008. Os dois derrotaram nas semifinais, respectivamente, o catarinense Willian Cardoso e Pedro

Flávio Costa é o baiano mais bem colocado e compete em casa. Foto: Diego Freire.

Henrique, atual campeão brasileiro da Divisão de Acesso, que perdeu o confronto carioca para Guga Fernandes.

 

Diferente das outras quatro etapas do SuperSurf 2009, em Salvador só terá competição Masculina. A Feminina volta no terceiro desafio do ano, marcado para acontecer entre os dias 23 e 26 de julho na casa da vencedora da prova que abriu a temporada no Guarujá (SP), Suelen Naraisa, a praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

 

As outras duas etapas que vão definir os campeões brasileiros da temporada serão realizadas na praia da Joaquina, Florianópolis (SC), de 24 a 27 de setembro, com a grande final sendo novamente na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), de 29 de outubro a 2 de novembro.

 

A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SuperSurf 2009, o circuito nacional mais rico do mundo. Co-patrocínio: Nicoboco e Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Apoio: Fluir e Waves.Terra. Desde sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

 

As cinco etapas são transmitidas pelos sites SuperSurf e Abrasp. As finais no domingo também passam ao vivo na ESPN Brasil. Esta segunda etapa na praia de Stella Maris também conta com importante apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, SUDESB e Catussaba Hotéis & Resorts, além da Federação Baiana de Surf (FBS).

 

Ranking brasileiro do SuperSurf 2009 depois de uma etapa

 

Masculino

 

1 Jano Belo (PB) ? 1.000 pontos

2 Gustavo Fernandes (RJ) ? 860

3 Willian Cardoso (SC) ? 730

3 Pedro Henrique (RJ) ? 730

5 André Silva (CE) ? 610

5 Marco Polo (SC) ? 610

5 Tânio Barreto (AL) ? 610

5 Edvan Silva (CE) ? 610

9 Peterson Rosa (PR) ? 500

9 Flávio Costa (BA) ? 500

9 Guga Arruda (SC) ? 500

9 Odirlei Coutinho (SP) ? 500

9 Thiago de Sousa (CE) ? 500

9 David do Carmo (SP) ? 500

9 Michel Roque (CE) ? 500

9 Heitor Pereira (SP) ? 500

 

Feminino

 

1 Suelen Naraisa (SP) ? 1.000 pontos

2 Andréa Lopes (RJ) ? 860

3 Nathalie Martins (PR) ? 730

3 Camila Cássia (SP) ? 730

5 Tita Tavares (CE) ? 610

5 Diana Cristina (PB) ? 610

5 Gabriela Teixeira (RJ) ? 610

5 Gabriela Leite (SC) ? 610

Exit mobile version