Circuito dropa em Ubatuba

0

Suelen Naraisa luta para conquistar um bom resultado no quintal de casa. Foto arquivo: Marcelo Falavigna / Auckland.
A terceira etapa do SuperSurf começa nesta quarta-feira na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

 

Competindo como convidado da Editora Abril, o niteroiense Guilherme Herdy defende a terceira colocação no ranking contra o local Edgar Bischof logo no primeiro confronto da categoria masculina.

 

No segundo, o cearense Claudemir Lima, campeão da primeira etapa da temporada em Garopaba (SC) e quinto colocado na classificação geral, pega o paraibano Otávio Lima, que entrou para substituir o pernambucano Olavo Aguiar.

 

 

Odirlei Coutinho também defende o título da prova em Ubatuba. Foto arquivo: Fábio Minduim / Petrobras.
A previsão é iniciar a competição às 9 horas na praia de Itamambuca, onde até domingo será distribuido um total de R$ 134 mil em prêmios aos 88 participantes da maior competição do surf nacional.

 

A enorme estrutura que a Editora Abril preparou ocupou quase todo o canto direito da praia de Itamambuca, que apresentou ondas bem formadas com 1 metro de altura na terça-feira – último dia de treinos livres para o SuperSurf de Ubatuba.

 

?Nosso objetivo é prestar o melhor serviço possível aos atletas, a grande atração do evento?, conta Evandro Abreu, diretor de eventos da Unidade Jovem do Grupo Abril e responsável pela organização do SuperSurf.

 

?Para isso, neste ano decidimos criar uma estrutura única, maior e mais confortável, agregando todos os patrocinadores, com um espaço produzido para a Volkswagen, outro para a TIM e outro para a Nova Schin, com todos oferecendo bebidas, lanches, frutas, massagens e outras atrações para os atletas, imprensa e convidados?, diz Evandro Abreu.

 

Os surfistas aprovaram a iniciativa, afirmando que a estrutura do SuperSurf 2006 supera a de muitas etapas até do WCT (World Championship Tour), competição que reúne a elite do surf mundial.

 

Tudo já começa a funcionar nesta quarta-feira, quando devem ser realizadas as primeiras fases das duas categorias. São dezesseis baterias masculinas e quatro femininas, reunindo 48 do total de 88 participantes de cada etapa do SuperSurf 2006.

Já os melhores colocados nos rankings brasileiros do ano passado só entram nas fases mais avançadas da competição, folgando no primeiro dia de disputas.

 

Os ubatubenses Odirlei Coutinho e Suelen Naraisa venceram o SuperSurf de Ubatuba no ano passado e querem repetir a dose para entrarem na briga direta pelos títulos brasileiros, atualmente liderados pelo paranaense Jihad Kohdr e pela surfista de Saquarema (RJ), Taís de Almeida.

 

Os dois foram vice-campeões no primeiro desafio do ano em Garopaba (SC) e vêm de vitórias no segundo disputado na praia de Maresias, São Sebastião (SP).

 

?A hora é agora. Não posso dar mole aqui em Ubatuba, porque já estamos na terceira etapa, tem só mais duas e se eu não vencer aqui o sonho do título brasileiro vai ficar para o ano que vem?, comenta Suelen Naraísa.

 

?Conheço bem o lugar, moro aqui na praia de Itamambuca, mas tenho que manter a calma, ficar bem tranquila para pegar as ondas certas nas baterias?, analisa Suelen.

 

?Treinei bastante em direitas semana passada lá na África do Sul, no mesmo tipo de onda daqui de Itamambuca, então estou preparada. Tem boas ondas hoje, mas já dei uma olhada nas previsões, que indicam que o mar vai dar uma baixada. Mas, mesmo que estejam pequenas, vamos torcer para que dê boas ondas durante essa semana para que o campeonato role bonito?, deseja Suelen, uma das oito cabeças-de-chave da categoria feminina.

 

A Volkswagen, a TIM e a Nova Schin apresentam o Super Surf 2006,  organizado pela Editora Abril e Associação Brasileira de Surf Profissional. A sétima edição da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional é realizada também com co-patrocínio da Nescau e apoio das marcas Onbongo e Drop Dead, da surfshop Overboard e da Revista Fluir.

 

Esta terceira etapa também conta com divulgação da 89 FM e apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação Ubatuba de Surf (AUS).