Billabong Brasileiro

Circuito estreia na Bahia

0

Matheus Navarro é um dos destaques do Billabong Brasileiro 2010 em Jaguaribe (BA). Foto: Basílio Ruy / FECASURF.

Está tudo pronto para a praia de Jaguaribe, em Salvador (BA), receber uma tropa de mais de 150 surfistas amadores de 13 estados brasileiros.

Dos dias 28 a 30 de maio, rola a primeira etapa do Billabong Brasileiro de Surf 2010, competição que define os campeões nacionais de seis categorias e é famoso por revelar algumas das maiores estrelas do esporte no mundo.

Ídolos como Fábio Gouveia, Flávio “Teco” Padaratz, Victor Ribas, Armando Daltro, Adriano de Souza “Mineirinho”, Peterson Rosa, entre outros, foram revelados neste circuito. 

Com patrocínio da Billabong, realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e promoção da Litoral Esporte, o Billabong Brasileiro de Surf 2010 terá mais três etapas até o final da temporada e conta com as categorias Open (sem limite de idade), Junior (máximo de 18 anos), Mirim (máximo de 16), Iniciante (máximo de 14), além da Feminino Open e da Feminino Junior.

Lucas Silveira defende o Rio de Janeiro. Foto: Daniel Smorigo.

O circuito define também as equipes brasileiras que representam o país em competições internacionais, a exemplo do Pan-Americano e do Mundial ISA Games. “As histórias escritas nas páginas do surfe brasileiro passam necessariamente por este circuito. Nossas grandes estrelas, como “Mineirinho”, Jadson André, Fabinho Gouveia e Mandinho (Armando Daltro), foram vistas no cenário nacional pela primeira vez no Brasileiro Amador”, comenta o presidente da CBS, o baiano Adalvo Argolo.

Ex-surfista profissional, Argolo acrescenta: “A cada temporada aparecem novas promessas. Já os surfistas que cumprem seus ciclos no Brasileiro Amador, terminam suas fases de estágios para encararem a  vida profissional. No ano passado, a competição entregou aos grandes circuitos internacionais jóias preciosas, a exemplo de Gabriel Medina, Miguel Pupo e Marco Fernandez,”, ressalta o presidente da CBS.

Disputas por equipes O Billabong Brasileiro de Surf 2010 é um evento com características olímpicas. Os estados são representados por equipes e os surfistas vão acumulando pontos ao longo das disputas para definir a colocação das mesmas. Nas areias, os atletas aparecem uniformizados e ficam em barracas personalizadas, com as bandeiras dos respectivos estados. Há vaga também para os atletas que não fazem parte de equipes e buscam resultados apenas individuais.

Uma das equipes mais empolgadas é a seleção paraibana, que chegará completa a Salvador. “Nosso time é composto por jovens atletas que, além de surfe na veia tem em comum a busca por uma vida melhor, através do esporte”, explica o diretor técnico da Federação Paraibana de Surf (PBSurf), Luiz Tadeu Brandão.

 

##

Samuel Igo é uma das armas do time paraibano. Foto: Rodrigo West / SurfBahia.com.br.

“O ‘jovem mais experiente’ é Samuel Igor, de 17 anos. Defensor das cores paraibanas nas categorias Open e Junior, ele está focado nas competições e vem mostrando sua força nas ondas cariocas (o atleta atualmente mora no Rio de Janeiro)”, acrescenta.

“No Brasileiro Amador, o espírito de equipe é muito presente, diferente da individualidade comum em outras competições. Lógico que todos os atletas têm seus objetivos pessoais, mas defender as honras dos seus estados, junto com os colegas, é algo supremo para os surfistas que participam da competição” explica Adalvo Argolo.

 

O presidente da CBS acrescenta que as disputas por equipes geram uma competição muito forte, porém sadia, entre as delegações.

 

Ian Costa conta com apoio da torcida baiana na Mirim. Foto: Erick Tedy / SurfBahia.com.br.

A equipe de São Paulo, atual bicampeã brasileira, também chega forte e confiante à praia de Jaguaribe. “Estamos torcendo para a equipe continuar com o título. Vivemos um momento delicado para o surfe amador, pois os atletas estão se profissionalizando cada vez mais cedo. Então, tivemos que renovar grande parte da equipe, mas acredito que conseguimos montar um bom time para 2010 e que temos potencial para chegar, pelo menos, entre os quatro primeiros”, acredita o presidente da Federação Paulista de Surf (FPS), Silvério Silva.

Força baiana Já Bruno Pitanga, que assume o comando técnico do time baiano após a segunda etapa e é o responsável pela formação do time, explica que a Bahia estará bem representada.

 

De acordo com ele, os critérios de escolhas foram baseados nos rankings estaduais do ano passado e deste ano e no perfil dos atletas.

 

“Iago Silva, de Itacaré, é um dos fortes candidatos ao título da Open. Joabe Oliveira e Demi Brasil também devem dar trabalho na Junior e Ian Costa e Osvaldo Junior são nossos nomes fortes para a Mirim”, diz Pitanga.

Calendário do Billabong Brasileiro de Surf 2010

1a etapa – Praia de Jaguaribe, Salvador (BA), de 28 a 30 de maio
2a etapa – Vila Velha (ES), de 25 a 27 de junho
3a etapa – João Pessoa (PB), de 27 a 29 de agosto
4a etapa – Florianópolis (SC), de 8 a 10 de outubro

Campeões do Brasileiro Amador de 2009

Equipe São Paulo
Open Krystian Kymmerson (ES)
Feminino Open Bárbara Muller (SC)
Junior Vicente Romero (SC)
Feminino Junior Gabriela Leite (SC)
Mirim João Paulo Abreu (SC)
Iniciante David Silva (SP)