O ubatubense Renato Galvão defende o título do SuperSurf na temporada 2005. Foto: Bruno Lemos / Hawaii Surf Pix. |
E as Sandálias Havaianas também vão patrocinar a principal competição do surfe brasileiro, que vai distribuir um total de R$ 660 mil em dinheiro nas cinco etapas programadas para este ano.
A nova elite masculina do surfe nacional teve seu número reduzido de 74 para 60 atletas, enquanto a feminina continuou com o mesmo grupo de 22 competidoras. Metade dos 26 estados do Brasil estará representada na divisão principal do circuito brasileiro este ano e o maior grupo é de São Paulo, com 27 atletas nas duas categorias.
Em Imbituba, o ubatubense Renato Galvão e a cearense Silvana Lima vão competir pela primeira vez com a “camiseta dourada”, produzida especialmente para os campeões brasileiros da temporada.
Os dois estiveram representando o país nas competições do circuito mundial na Austrália. Renato Galvão continua por lá, disputando nesta semana uma etapa de nível 4 estrelas pelo WQS que fecha a longa “perna australiana” iniciada no dia primeiro de março.
Mas Silvana Lima já voltou e no último domingo ganhou a etapa de abertura do Circuito Petrobras de Surfe Feminino, divisão de acesso para o SuperSurf, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), mesmo palco que neste ano pela primeira vez vai decidir os campeões brasileiros nos dias 12 a 16 de outubro.
Essa foi a primeira competição feminina realizada no Brasil em 2005. Já os homens tiveram três eventos seguidos para se preparar melhor para a abertura do SuperSurf em Santa Catarina: o Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no Rio Grande do Norte e a primeira etapa do Catarinense Profissional em Garopaba.
O Mundial WQS de Noronha foi vencido pelo norte-americano Bobby Martinez, com o cearense Dunga Neto, um dos cabeças-de-chave do SuperSurf 2005, conquistando um brilhante vice-campeonato nos tubos da Cacimba do Padre.
No Rio Grande do Norte, o campeão brasileiro Renato Galvão chegou na decisão, mas terminou em terceiro lugar, sendo superado pelo carioca Simão Romão e pelo cearense Angelino Santos, dois surfistas que não fazem parte da elite nacional e largaram na frente na corrida pelas vagas da divisão de acesso para o SuperSurf de 2006.
E em Santa Catarina, o vencedor do Kaiser Summer Surf Pro em Garopaba foi o gaúcho Rodrigo Dornelles, o mesmo que ganhou a etapa de abertura do SuperSurf 2004 que foi realizada na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).
“Vou sempre para Garopaba treinar, conheço bem as ondas da Ferrugem e estou muito contente em conseguir mais uma vitória na minha carreira em Santa Catarina. A primeira etapa do SuperSurf neste ano mudou da Joaquina para a praia do Rosa e espero poder repetir o feito e vencer também a primeira etapa neste ano”, disse Rodrigo Dornelles.
O SuperSurf 2005 começa nos dias 20 a 24 de abril na praia do Rosa, em Imbituba (SC); a segunda etapa continua na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), nos dias 22 a 26 de junho; a terceira será de 13 a 17 de julho na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ); a Costa do Sauípe, em Mata de São João (BA), estréia no Circuito Brasileiro nos dias 07 a 11 de setembro; com a quinta e última etapa já confirmada para os dias 12 a 16 de outubro na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).
##
O campeão mundial Junior Pablo Paulino é uma das novidades no SuperSurf 2005. Foto: Surfingaustralia/Robertson. |
Entre as novidades na elite do surfe nacional, o principal destaque é o cearense Pablo Paulino, recém-coroado campeão mundial Pro Junior da ASP.
Além dele, mais treze surfistas vão fazer parte do grupo do SuperSurf pela primeira vez: os paulistas Edgley Santos, Andrew Serrano, Heitor Pereira, Luisa Romann e Flávia Soares, o carioca Stephan Figueiredo, os catarinenses Fernando Moura, Marina Werneck e Larissa Barbiere, os gaúchos Marcel Miranda, Gabriela Rangel e Sabrina Munhoz e a paranaense Michaela Fregonese.
Confira a lista de todos os 86 atletas que disputarão o SuperSurf 2005, dividida por estados e por ordem de colocação. A relação já inclui os surfistas que competirão em toda a temporada como convidados do Grupo Abril e da Abrasp: Victor Ribas (RJ), Armando Daltro (BA), Saulo Junior (SP) e Sabrina Munhoz (RS).
São Paulo – 27 atletas – Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Wagner Pupo, Beto Fernandes, Tadeu Pereira, Gilmar Silva, Bruno Moreira, Renan Rocha, Eric Miyakawa, Hizunomê Bettero, Costinha, Adriano de Souza, Cristiano Guimarães, Isaías Silva, Jair de Oliveira, Alex Godoy, Saulo Júnior como convidado da Abrasp e as novidades são Edgley Santos, Andrew Serrano e Heitor Pereira. Na categoria feminina, Suelen Naraisa, Francisca Pereira, Elisa Costa, Cláudia Gonçalves, Luana Prado e as novidades Luisa Romann e Flávia Soares.
Rio de Janeiro – 16 – Leonardo Neves, Pedro Muller, Pedro Henrique, Yuri Sodré, Anselmo Correia, Marcelo Trekinho, Alexandre Almeida, Gustavo Fernandes, André Gioranelli, Victor Ribas como convidado da Abril e a única novidade Stephan Figueiredo. Na Feminina, as mesmas Andréa Lopes, Taís de Almeida, Juliana Guimarães, Alessandra Vieira e Brigitte Mayer.
Santa Catarina – 11 – Andreas Eduardo, Marco Polo, Guilherme Ferreira, Guga Arruda, Raphael Becker, Diego Rosa e a novidade é Fernando Moura. Na Feminina, Juliana Quint, Camila Amarante e duas novatas, Marina Werneck e Larissa Barbiere.
Ceará – 9 – Lucinho Lima, Dunga Neto, Claudemir Lima, Fábio Silva, Heitor Alves, André Silva, as campeãs brasileiras Silvana Lima e Tita Tavares e a única novidade é Pablo Paulino.
Rio Grande do Sul – 5 – Daison Pereira, Rodrigo Dornelles e as novidades Marcel Miranda, Gabriela Rangel e Sabrina Munhoz como convidada da ABRASP.
Bahia – 5 – Flávio Costa, Jojó de Olivença, Christiano Spirro, Wilson Nora e Armando Daltro como convidado da Abril.
Paraná – 4 – Maicon Rosa, Jihad Kohdr, Peterson Rosa e a novidade é Michaela Fregonese.
Paraíba – 3 – Fábio Gouveia, Jano Belo e Otávio Lima
Rio Grande Do Norte – 2 – Fabrício Júnior e Alcione Silva.
Alagoas: Tânio Barreto
Pernambuco: Sávio Carneiro
Maranhão: Álvaro Bacana
Espírito Santo: Yries Pereira
SuperSurf 2005 – Calendário
1 Abr 20-24 – praia do Rosa, Imbituba (SC)
2 Jun 22-26 – praia de Maresias, São Sebastião (SP)
3 Jul 13-17 – praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
4 Set 07-11 – Costa do Sauípe, Mata de S. João (BA)
5 Out 12-16 – praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)