A Tribuna Colegial

Circuito ganha novos alunos

Marcos Corrêa comemora vitória na categoria Junior

 

Marcos Corrêa é o campeão invicto na categoria Júnior. Foto: Silvia Winik.

Durante o coquetel de encerramento da 18ª edição do Circuito A Tribuna de Surf Colegial em Santos (SP), o diretor-presidente da TV Tribuna e idealizador do campeonato, Roberto Clemente Santini, anunciou mais uma novidade a ser implantada em 2014, a inclusão de alunos de São Sebastião (SP) e de Ubatuba (SP). 

 

“Hoje, o Circuito é uma realidade, um sucesso, mas lá atrás, em 1996, foi uma ideia para mudar. Unimos o esporte com a educação e deu certo. Temos muitas escolas apoiando os atletas que se destacam com bolsas de estudo, surfistas querendo estudar para participar desse campeonato. Ainda vamos formatar essa participação, mas é uma antiga reivindicação e temos de crescer”, disse Santini. 

 

Falando com a propriedade de quem está no ramo há 30 anos e hoje também é diretor de provas do ISA World Surfing Games, o diretor técnico do Circuito, Marcos Bukão, enalteceu a longevidade do A Tribuna Colegial e seus patrocinadores. “Dezoito anos é emblemático, é a maioridade. É um campeonato fantástico, referência nacional. O segundo circuito amador mais tradicional do país”, ressaltou.

 

Sobre a participação de alunos de São Sebastião e de Ubatuba, Bukão deixou claro que essa ampliação não significa que o A Tribuna se transformará num circuito estadual. “Vamos abrir algumas vagas para alunos. Recebemos muitos e-mails, exigindo praticamente essa participação, não só pela exposição, mas pela possibilidade de estudar com bolsa”, relatou.

 

“Vamos formatar a participação e esse é o desafio, porque já temos lotação total. Este ano todas as categorias tiveram lista de espera. Faremos os ajustes necessários. É a ordem natural a gente abranger o litoral paulista todo. Precisamos sempre oxigenar, para manter o sucesso. Esse ano foi o Desafio Universitário, muito bem aceito. E assim, continuamos ajudando surfistas a estudarem, ganhando apoio de suas instituições de ensino”, disse o diretor técnico.

 

Com lotação máxima, a etapa final na praia do Tombo, Guarujá, foi marcada por grandes disputas. Pelo segundo ano seguido, Marcos Corrêa, da Escola Pastor Joaquim Leão, de São Vicente, venceu de forma invicta na categoria Junior do Circuito (ano passado na Mirim).

 

O surfista garantiu uma nota dez unânime, somou mais um 9,57, para marcar 19,57 pontos de 20 possíveis e ainda descartou um 9,37.

 

Seus dois rivais diretos, Victor Bernardo, atual campeão brasileiro Pro Junior, do Adélia Camargo Corrêa, e Luan Rosa, do Itá, de São Vicente, fizeram questão de carregá-lo nos ombros ao final da disputa.

 

“O Marquinhos arrasou, amassou, trucidou, detonou a bateria. Saiu da água carregado pelo segundo e pelo terceiro colocado. Em 30 anos de campeonatos de surf, nunca vi uma cena dessas”, lembrou Bukão.

 

Na Mirim e na Iniciante, os campeões foram de Guarujá, Vitor Mendes e Giovanni Pontes, ambos do Adélia Camargo Corrêa, que faturou o 11º título por equipes. Entre as meninas, Julia Santos, do Primo Ferreira, de Santos, faturou o tricampeonato. Já no Desafio Tri FM /  AntiQueda, Magno Pacheco, da Faculdade Don Domênico, também de Guarujá, ergueu a taça.

 

Os resultados completos do 18º A Tribuna de Surf Colegial podem ser conferidos no site da Tri Esportes.

Exit mobile version