Circuito mundial inicia fase decisiva no Japão

0

Andy Irons lidera o ranking do circuito e defende o título do Quiksilver Pro Japan. Foto: ASP World Tour / Robertson.

Os surfistas brasileiros partem em busca de bons resultados na série de quatro etapas consecutivas do ASP Foster’s World Championship Tour (WCT) que começa com o Quiksilver Pro Japan em Hebara Beach, Chiba, no Japão.

 

O prazo da sexta etapa da temporada tem início nesta quarta-feira e vai até o próximo dia 8, com tudo indicando que a primeira fase classificatória seja realizada logo no primeiro dia.

 

Até agora, a bandeira brasileira ainda não subiu no pódio e quem chegou mais perto de realizar este feito foi o cabo-friense Victor Ribas, que ficou nas quartas-de-final e terminou em quinto lugar no primeiro desafio do ano, na Gold Coast, Austrália. No Japão, o Brasil competirá desfalcado do carioca Raoni Monteiro, que ficou em casa devido ao nascimento da sua primeira filha, Vitória, há duas semanas.

 

Mesmo com bons resultados no Japão, Raoni Monteiro desfalca a equipe brazuca na sexta etapa do tour. Foto: Namiden.

Enquanto os brasileiros buscam seu primeiro pódio, o havaiano Andy Irons subiu em todos eles nessa temporada e vai defender o título do Quiksilver Pro Japan conquistado no ano passado.

 

O atual bicampeão mundial do WCT venceu o Billabong Pro em Jeffreys Bay, na África do Sul, foi vice-campeão na Gold Coast e nas Ilhas Fiji e terceiro colocado em Bell’s Beach, Austrália, e no Tahiti.

 

Com essa incrível performance, já abriu quase 1.500 pontos de vantagem sobre o vice-líder do ranking, o norte-americano Kelly Slater. E o Brasil estará na água na estréia dos dois maiores candidatos ao título mundial no Japão.

 

O niteroiense Guilherme Herdy está escalado na oitava bateria junto com Andy Irons e o japonês Naoto Takanashi. E na disputa seguinte, o paranaense Peterson Rosa enfrenta o hexacampeão mundial Kelly Slater e outro surfista do Japão, Masatoshi Ohno.

 

Os dois e o pernambucano Paulo Moura são os brasileiros mais bem colocados na classificação geral das cinco primeiras etapas da temporada, empatados em 17o. lugar. Além deles, os únicos que aparecem entre os top 27 – com permanência garantida na elite mundial – são o cabo-friense Victor Ribas em 22o lugar e o potiguar Marcelo Nunes em 26o.

 

O catarinense Neco Padaratz está em 29o, o carioca Raoni Monteiro em 33o e o baiano Armando Daltro, que ainda não venceu nenhuma bateria nesse ano, ocupa a 48a e última colocação no WCT 2004.

 

No Japão, Daltro espera quebrar este tabu, ainda mais depois da final 100% brasileira no 6 estrelas realizado em Tahara, onde ele foi campeão, com Neco Padaratz em segundo lugar e os potiguares Danilo Costa em terceiro e Marcelo Nunes em quarto completando o pódio do Tahara Pro by Billabong, evento do WQS com nível máximo 6 estrelas realizado no início de agosto em Akabane Beach, Irago.

 

Confira abaixo os confrontos da primeira fase classificatória em que nenhum surfista é eliminado. O vencedor de cada bateria segue direto para a terceira fase e os outros dois têm uma nova chance de classificação na repescagem.

 

Quiksilver Pro – Primeira fase

 

1 Taylor Knox (EUA), Tom Whitaker (Aus), Darren O’Rafferty (Aus)
2 Jake Paterson (Aus), Tim Curran (EUA), Bruce Irons (Haw)
3 Joel Parkinson (Aus), Kieren Perrow (Aus), Luke Hitchings (Aus)
4 Taj Burrow (Aus), Phillip MacDonald (Aus), Shane Beschen (EUA)
5 Damien Hobgood (EUA), Pat O’Connell (EUA), Eric Rebiere (Fra)
6 Nathan Hedge (Aus), Victor Ribas (Bra), Armando Daltro (Bra)
7 Mark Occhilupo (Aus), Paulo Moura (Bra), Shane Powell (Aus)
8 Andy Irons (Haw), Guilherme Herdy (Bra), Naoto Takanashi (Jap)
9 Kelly Slater (EUA), Peterson Rosa (Bra), Masatoshi Ohno (Jap)
10 CJ Hobgood (EUA), Richard Lovett (Aua), Naohisa Ogawa (Jap)
11 Michael Lowe (Aus), Toby Martin (Aus), Chris Davidson (Aus)
12 Dean Morrison (Aus), Neco Padaratz (Bra), Beau Emerton (Aus)
13 Sunny Garcia (Haw), Marcelo Nunes (Bra), Trent Munro (Aus)
14 Lee Winkler (Aus), Cory Lopez (EUA), Nathan Webster (Aus)
15 Luke Egan (Aus), Michael Campbell (Aus), Greg Emslie (Afr)
16 Daniel Wills (Aus), Kalani Robb (Haw), Troy Brooks (Aus)