Circuito Paulista tem terceira etapa em Camburi

0

Miguel Pupo é um dos destaques da categoria Júnior do evento. Foto: Divulgação.
 Filho de um dos surfistas mais experientes do Brasil, o pequeno Miguel Pupo é um dos destaques na terceira etapa do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim, que rola neste final de semana (27 e 28/09) na praia de Camburi, em São Sebastião.

 

Aos 11 anos, ele quer seguir os passos do pai, o profissional Wagner Pupo, sexto colocado no SuperSurf 2002 e campeão paulista amador em 87, e lidera o ranking da categoria Grommets ou Iniciantes, para surfistas com até 12 anos.

 

Neste ano, venceu a etapa de abertura, no Guarujá, a sua primeira vitória importante na carreira, e foi o vice em Itanhaém, cidade onde nasceu (atualmente mora em São Sebastião).

 

No ranking, lidera com boa vantagem sobre Matheus Toledo, de Ubatuba, outro filho de um surfista famoso, o bicampeão brasileiro profissional, Ricardinho Toledo. Miguel tem 1.900 pontos contra 1.536 de Matheus, que é bicampeão na categoria, e 1.466 de Thiago Guimarães, de Peruíbe, campeão paulista Petit (até 10 anos) em 2002.

 

?O negócio é surfar bem em casa e tentar manter a liderança. A briga vai ser boa e tem gente muito boa correndo atrás desse título?, afirma Miguel, que tem o apelido do pai, no diminutivo, Valinha.

 

?Meu pai sempre me dá dicas importantes e sempre que posso vou com ele aos campeonatos para aprender. Fico muito feliz quando ele está comigo, me dando força?, afirma o surfista.

 

Seu principal concorrente, Matheus Toledo, compete em Camburi querendo a sua primeira vitória nesta temporada. Bicampeão Petit e bicampeão Grommets, seu melhor resultado este ano foi a terceira colocação na etapa anterior. Quem chega empolgado é Yan Guimarães, de Saquarema (RJ), o vencedor da disputa anterior. O surfista compete desde 2001 no Hang Loose e sempre teve finais acirradas contra Matheus.

 

Outros nomes prometem se destacar nas demais categorias. Um dos principais é o ubatubense Wigolly Dantas, atual líder do ranking brasileiro Iniciantes (até 14 anos). O surfista, que foi um dos grandes nomes na fase inicial, garantindo a vitória em sua categoria e o vice na Mirim (no máximo 16), não participou da disputa em Itanhaém, quando estava competindo na França.

 

Na Júnior (limite de 18 anos), a briga é para tentar a aproximação do guarujaense Júnior Faria, vencedor, com folga das duas etapas deste ano. Bruno Caraça, também de Guarujá, aparece 444 pontos atrás, com 1.556 pontos.

 

Emerson Piai, de Praia Grande, vem logo atrás, com 1.539. Piai, inclusive, foi um dos destaques em Itanhaém garantindo a participação nas finais Mirim e Júnior (ficou em quarto lugar em ambas).

A competição começa às 8 horas nos dois dias. As finais estão previstas para domingo, por volta das 13 horas. Além das categorias individuais, estará em jogo a disputa por cidades.