Circuito Petrobras começa neste sábado

0

Cartaz do evento. Foto: Divulgação.
A organização do Circuito Petrobras, único campeonato exclusivo para mulheres, decidiu adiar o início da terceira e decisiva etapa da competição, que acontece na Barra da Tijuca (RJ).

 

Inicialmente, a prova começaria nesta sexta, com as atletas profissionais. Mas, devido as condições do mar ficou decidido que elas só caem na água no sábado.

 

?No sábado teremos melhores condições e não faz sentido fazer as amadoras entrarem na água na sexta-feira, dia de escola. Não podemos incentivar as meninas a matarem aula?, explica Laila Werneck, organizadora da competição.

 

As baterias da principal categoria começam às 7h, com a disputa das três primeiras fases das surfistas profissionais. A competição acontecerá na altura do número 3.100 na Barra. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas nesta sexta-feira, no palanque.

 

O evento reúne as principais surfistas do Brasil, como Andréa Lopes, tricampeã brasileira, Jacqueline Silva, única surfista brasileira na elite mundial, Tita Tavares e Silvana Lima e oferece R$ 15 mil em prêmios e 1,5 mil pontos no ranking da SuperTrials, divisão de acesso do Circuito Brasileiro, que classifica as oito melhores para o SuperSurf 2004.

 

Roberta Borges, umas das pioneiras do surfe feminino e primeira campeã brasileira do esporte, em 86, veio de Porto Alegre para prestigiar o evento e competir. “Estou fazendo 40 anos e nada melhor do que comemorar meu aniversário surfando” garante a surfista, que se diz realizada ao ver a evolução do surfe feminino.

 

A premiação do circuito aumentou para R$ 15 mil. Cerca de 100 competidoras estão inscritas para a etapa. É a primeira vez na história do surfe brasileiro que haverá premiação para as vencedoras no pranchão. Além disso, uma viagem para o Hawaii será sorteada entre as profissionais que tiverem disputado as três etapas.

 

“Acreditamos que com esse tipo de iniciativa possamos estimular as surfistas e atrair mais meninas para o surfe? garante Layla Werneck.

 

A briga pelo título está entre duas cearenses: Tita Tavares e Silvana Lima. Tita venceu a primeira etapa, em Ipanema, e ficou em terceiro na segunda, em Porto de Galinhas, somando 2.595 pontos. Já Silvana foi quarta colocada no Rio e campeã em Pernambuco, tem 2.505. Ou seja, quem chegar na frente garante o título. Em terceiro e quarto lugar vem duas cariocas, Thais de Almeida, com 2.053, e Andréa Lopes, com 2.010.

 

?Estou treinando forte e confiante, mas sei que terei de ganhar mais uma vez da Tita. A briga vai ser boa?, disse Silvana, que desde o ano passado mora no Rio e luta pelo bicampeonato do circuito.

 

Ranking do Circuito Petrobras 

 

1 Tita Tavares (CE) 2.595

2 Silvana Lima (CE) 2.505

3 Taís Almeida (RJ)  2.053

4 Andrea Lopes (RJ) 2.010

5 Suelen NAraísa (SP) 1.830

6 Brigitte Mayer (RJ) 1.666

7 Juliana guimarães (RJ) 1.580

8 Francisca Pereira (SP) 1.508

9 Cláudia Gonçalves (SP) 1.425

10 Juliana Quint (SP) 1.330

 

Ranking Abrasp Super Trials

 

1 Silvana Lima (CE) 5.070

2 Juliana Guimarães (RJ) 3.850

3 Suelen Naraísa (SP) 3.800

4 Taís de Almeida (RJ) 3.560

5 Tita Tavares (CE) 3.460

6 Brigitte Mayer (RJ) 3.440

7 Andrea Lopes (RJ) 3.290

8 Cláudia Gonçalves (SP) 3.120