Miguel Pupo venceu as categorias Estreantes e Iniciantes do evento. Foto arquivo: Divulgação. |
Atual campeão paulista Estreantes, o pequeno Miguel Pupo confirmou porque vem sendo apontado como uma das grandes promessas do surfe brasileiro, sendo a atração da segunda etapa do Circuito Sebastianense Oxbow de Surf, realizada no último final de semana (29 e 30/11), na praia de Camburi, São Sebastião.
O surfista de 12 anos, filho do experiente Wagner Pupo, faturou as categorias Estreantes e Iniciantes e manteve a ponta nos rankings das duas. Quem também chamou a atenção foi Aristides Tavares, que fez três finais.
Também foram destaques no final de semana os irmãos Artur e Pedro Aguiar, Gabriel Medina, Robson Santos, Alexandre Moraes e Paulo Meneses, finalistas em duas categorias. A etapa contou com a participação de 80 surfistas e teve ondas de até 1 metro. A primeira final a entrar no mar foi a Petit. Gabriel Medina inverteu o resultado da etapa de abertura, superando Artur Aguiar. Douglas Ferreira foi o terceiro colocado. Gabriel e Artur dividem a liderança do ranking.
Aristides Tavares é o líder da categoria Mirim. Foto: Gedeon Gonçalves. |
Na sequência, foi a vez da festa de Miguel Pupo. Na Estreantes, venceu Pedrinho Aguiar, Gabriel Medina e Artur Aguiar (que novamente se enfrentaram). Na Iniciantes, Miguel teve mais trabalho com Tiago Moraes, o segundo colocado. Pedro Aguiar desta vez ficou em terceiro lugar, seguido Jonne Carlos.
Na Mirim, Aristides Tavares assumiu a liderança do campeonato, com a vitória numa bateria tumultuada, que contou com duas interferências duplas, cometidas por Tiago Camarão, que terminou em quarto lugar. Robson ?Air? Santos foi o segundo colocado e Fabrício Augusto, o terceiro.
Depois, Camarão deu a volta por cima, vencendo a Júnior (garantindo 100% de aproveitamento na categoria), numa bateria de alto nível. Robson Santos novamente foi o vice-campeão, deixando em terceiro lugar Alexandre Moraes (irmão de Danylo Grillo), que atravessa grande momento nas competições, e do catarinense Giancarlo Zampieri.
Na Open, Maer Marques mostrou, mais uma vez, que é muito difícil ser ?batido? no quintal de casa, garantindo a melhor nota do evento, 8,5 e faturando a Oxbow Best Wave.
Alexandre Moraes ficou em segundo lugar, mantendo a liderança do ranking. O terceiro colocado foi Aristides Tavares, que em sua terceira final, mostrou grande potencial. O paulistano Bruno Kock completou a decisão, em quarto lugar.
Já na Pré Master (para surfistas com idade a partir dos 28 anos), Simão Lago garantiu a sua segunda vitória no circuito. Maurício Bogomil foi o vice, seguido pelos experientes competidores Douglas Lima, o Pen (campeão paulista profissional de 1990), em terceiro lugar, e Marco Aurélio, em quarto.
Na Master (acima dos 35), Douglas e Marco Aurélio voltaram ao mar, com vantagem para o ex-campeão paulista. O shaper Paulo Meneses ficou em terceiro lugar e manteve a liderança do ranking. Fantinha foi o quarto colocado e Marcelo Aguiar, pai dos talentos Artur e Pedro, foi o quinto.
Nos pranchões, Cristiano Aladim teve uma disputa forte e levou a melhor contra Alex Leco, garantindo a segunda vitória no ranking e a liderança isolada. Paulo Meneses também mostrou ser bom no Longboard, repetindo a colocação da Master, com Ivan Camargo em quarto.
Entre as meninas, Tainã Cesar foi a melhor e também abriu boa vantagem na classificação, com duas vitórias. Patrícia Oliveira brigou pela vitória, mas terminou em segundo lugar. Fernanda Bonello ficou em terceiro e Yuli Russo, em quarto. Todos as finalistas ganharam troféus e kits da Oxbow.
A terceira e última etapa do campeonato será disputada dias 13 e 14 de dezembro na praia de Maresias, valendo pontuação dobrada (2.000 pontos). A organização decidiu que o ranking final terá o descarte de um resultado, para não prejudicar os atletas que tiveram de competir em outros eventos, como disputas nacionais.