Circuito tem decisão neste final de semana

0

Peterson Crisanto é um dos destaques na categoria Iniciantes. Foto: Zé Roberto.
A etapa final do Rip Curl Grom Search 2005 rola neste final de semana (5 e 6/3) na praia do Tombo, Guarujá.

 

A competição decisiva, exclusiva para surfistas com até 16 anos, inicia a sequência de competições no litoral paulista nesta temporada.

 

Competindo em casa, os surfistas de São Paulo lideram três das quatro categorias em disputa. As expectativas ficam para as definições dos títulos na Mirim e na Feminina, ambas para atletas com no máximo 16 anos.

 

Os dois campeões ganham passagens aéreas para a Austrália para participar do Mundial 2006, realizado pela Rip Curl, além de um mês de intercâmbio completo, com estadia e alimentação, na Austrália, oferecido pela Study Way e Milton College, uma das instituições de ensino mais respeitadas daquele país. Na Mirim, o domínio é total dos atletas que moram e treinam justamente na praia do Tombo.

 

Vindo de vitória no último domingo em Búzios e vice-campeão na etapa inicial, em Florianópolis, Wesley Moraes é líder, com 1.900 pontos.  Leandro Santos e Emerson Silva estão empatados com 1.466, seguidos de perto por Fabrício Caraça, 16 pontos atrás.

 

No ranking final, são somados os dois melhores resultados de cada atleta. Wesley chega com a mão na taça e pode comemorar o título antes mesmo da final.

 

No Feminino, a briga é acirrada com atletas do Sul ao Nordeste do país. Com 1.810 pontos, a vice-campeã do ano passado, Gabriela Teixeira está na frente, depois da vitória em casa domingo passado em Búzios.

 

A vencedora da etapa de abertura e atual campeã brasileira Júnior, Nathalie Martins, de Pontal do Sul, no Paraná, vem logo atrás, com 1.729. A também paranaense Bruna Schimtz, campeã do Rip Curl em 2004, está em terceiro lugar, com 1.556.

 

Quem também está na briga direta é a paraibana de Baia da Traição, Diana Cristina, a Tininha, uma das maiores revelações do surf feminino. Ela competiu somente em Búzios e garantiu a segunda colocação, mantendo grandes chances de chegar ao título.

 

Assim como as outras meninas, ela já está na praia do Tombo treinando, só que com uma vantagem. Tem ao seu lado o técnico Paulo Kid, que mora no local da competição.

 

##

 

Diana Cristina treina no Tombo para a decisão do evento. Foto: Chico Padilha.
O Rip Curl Grom Search também conta com as disputas Iniciantes (limite de 14 anos) e a que mais chama a atenção do público, a Grommets, para pequenos surfistas com até 12 anos.

 

Nas duas, a liderança é de competidores de São Sebastião, no litoral norte de SP. Entre os Iniciantes, Miguel Pupo, filho do top do Super Surf Wagner Pupo, é o melhor. Em Búzios, Valinha ? como é conhecido – foi o dono do show, dando aéreos perfeitos.

 

Nesta categoria, quem também chamou a atenção por suas manobras radicais foi o paranaense de Matinhos, Peterson Crisanto. Em Guarujá, os dois prometem protagonizar novos vôos nas ondas.

 

Entre os surfistas caçulas, Gabriel Medina terá uma disputa acirrada contra Sidney Guimarães, o Sidinho, que apesar de morar em Peruíbe, no litoral sul, treina constantemente no Tombo.

 

A diferença entre os dois é de menos de 100 pontos ? 1.900 a 1.810. Além das definições dos quatro títulos, a etapa terá como atrativo a Hot Water Best Trick, uma bateria especial, feita antes das finais, reunindo os dois melhores surfistas de cada categoria no final de semana. Vence o competidor que fizer a manobra mais radical.

 

Inscrições estão sendo feitas na sede da Associação de Surf de Guarujá, no palanque fixo construído pela Prefeitura da Cidade. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (13) 3354 2402, com Rolley ou Jota Antonio, ou no marketing da Rip Curl (13) 2101 0500.

 

As disputas começam sábado às 8h. No domingo, as finais estão previstas para começarem a partir das 13h. O Rip Curl Grom Search 2005 tem o apoio da Sul Nativo, Hot Water, 2Surf, Nivana, Study Way/ Milton College, Waves/Terra e Sky ? Artes Gráficas.

 

A etapa final da praia do Tombo tem a colaboração da Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria Municipal de Esportes, Federação Paulista de Surf e Associação de Surf de Guarujá. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf. Realização da Rip Curl.

 

Ranking depois da segunda etapa 

 

Mirim

 

1 Wesley Moraes (Guarujá-SP) 1.900

2 Leandro Santos (Guarujá-SP) 1.466

2 Emerson Silva (Guarujá) 1.466

4 Fabrício Caraça (Guarujá-SP) 1.430

 

Feminino

 

1 Gabriela Teixeira (Búzios-RJ) 1.810

2 Nathalie Martins (Pontal do Sul-PR) 1.729

3 Bruna Schmitz (Matinhos-PR) 1.556

4 Susã Leal ? São Francisco do Sul (SC) ? 1.159

 

Iniciantes

 

1 Miguel Pupo (São Sebastião-SP) 1.900

2 José Eduardo Fernandes (Búzios-RJ) 1.810

3 Peterson Crisanto (Matinhos-PR) 1.385

4 Nathan Brandi (Guarujá-SP) 1.341

 

Grommets ou Infantil 

 

1 Gabriel Medina (São Sebastião-SP) 1.900

2 Sidney Guimarães (Peruíbe-SP) 1.810

3 Lucas Santos ? Ubatuba (SP) 1.539

4 Jessé Mendes ? Guarujá (SP) 1.466