#O surfista Cláudio Emerick, estudante de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, foi o dono da festa na seletiva carioca do Confronto MCD Brasileiro Universitário, encerrada no último domingo (14/10) na Prainha, Rio de Janeiro. Ex-profissional, o surfista de 26 anos foi o vencedor da etapa e garantiu o inédito título de campeão estadual universitário.
Numa final equilibrada, Emerick teve como principal adversário o aluno de Administração da PUC, Ruy Costa (vencedor da primeira etapa da seletiva).
Nos últimos minutos da bateria, Emerick assumiu a liderança e ficou “marcando” Costa, para que ele não virasse o resultado. A pressão deu certo e o adversário acabou errando ao cometer uma interferência sobre Sérgio Noronha, que faz Direito na Estácio. Com o erro, Ruy caiu para 3° e Emerick pôde comemorar.
“A gente sempre busca a vitória, mas como o nível é muito forte, nós podemos acreditar, mas não confiar que está ganho”, disse Emerick, que pelo título ganhou uma passagem aérea para o Peru. Igor Moraes, aluno de Fisioterapia na Estácio, terminou em 2° lugar, sendo um dos destaques do evento (ele garantiu uma das vagas mesmo participando somente dessa etapa).
Na categoria feminina, Bianca Xavier, que cursa Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conseguiu sua segunda vitória e também faturou o título carioca. Em 2° ficou Priscila Couto, que estuda Odontologia também na UFRJ. Ambas asseguraram vagas para a final do Brasileiro.
Entre os homens, além de Emerick, Ruy Costa, Sérgio Noronha e Igor Moraes, vão para Ubatuba Juan de Souza (Educação Física-Estácio), Rodrigo Souza (Arquitetura-Bennet), Evandro Ferraro (Educação Física-Estácio) e Luiz Menezes (Direito-Bennet).
A etapa, que contou com ondas perfeitas de 1 metro e muito sol, teve ainda como atração a Lui Lui Expression Session, uma bateria sem regras onde valeu a manobra mais radical.
O vencedor foi Ruy Costa, com um aéreo 360°. Na categoria Master, exclusiva para surfistas da Prainha, Sérgio Noronha mostrou seu bom preparo físico ao chegar em sua segunda final e garantir a vitória. Na Open o 1° lugar ficou para uma das maiores revelações do surf carioca, Gustavo Fernandes.
O Confronto MCD terá a próxima seletiva nos dias 27 e 28/10 em Maresias, São Sebastião, para os surfistas de São Paulo.