Clayton Nunes quebra no Lui Lui Festival

Clayton Nunes, vencedor da etapa de Bertioga

Clayton Nunes, vencedor da etapa de Bertioga. Foto: Ivan Storti.
Comandada pelo surfista Missilvano Alves, campeão brasileiro de 2001 e terceiro colocado do ano passado, a equipe da Unimes (Santos) foi a vencedora da disputa de tag team (revezamento com quatro surfistas) na etapa paulista do Lui Lui Surf Festival, encerrada neste domingo (12) na Riviera de São Lourenço, em Bertioga.

 

Com o resultado, o time formado por quatro estudantes do curso de Educação Física (Fefis), vai representar São Paulo na grande final do Brasileiro de Surf Universitário, marcada para 2 a 6 de dezembro, na praia de Maresias, em São Sebastião.
   

Equipe UNIMES venceu o Tag Team: Missilvano Alves, Ricardo Mello, Guga Oliveira e Rodrigo Andrade. Foto: Ivan Storti.
Missilvano, Ricardo Mello, Guga Oliveira e Rodrigo Andrade enfrentarão atletas de universidades de todo o litoral brasileiro. Na Riviera, o grupo orientado pelo técnico Denis Eleutério, teve como grandes rivais os surfistas da Unip ? Rony Bonetti, Alex Tojo, Bruno Koch e Pedro Regatieri. A diferença foi apertada, de pouco mais de um ponto ? 52,50 pontos a 51,35, empolgando o público presente.


Atual líder do ranking paulista e competindo em casa, Missilvano fez a diferença na bateria decisiva e garantiu a melhor nota da disputa, um 7,25, que foi dobrado, conforme a regra, assegurando a vitória.

 

?Queríamos muito essa vitória, porque vamos

Jahia Bettero ficou com o título entre as garotas. Foto: Ivan Storti.
representar a nossa universidade na disputa do título brasileiro?, disse Missilvano. ?Estamos com um time bem forte e vamos treinar para chegarmos melhores ainda?, afirmou o técnico Denis.


O tag team funciona como um revezamento de natação ou atletismo. São quatro surfistas que ficam num quadrilátero e um a uma entram no mar e surfam três ondas.

 

Um dos atletas é o ?coringa? (Missilvano) e escolhe a onda que quer ter a nota dobrada, levantando os dois braços ao final da onda. A disputa acaba empolgando o público na praia, por sua dinâmica. Além do tag team, a Unimes comemorou a vitória de Rodrigo Andrade no Lui Lui Air Show, uma bateria especial só valendo aéreos.


Já nas disputas individuais, dois atletas também de Educação Física, Clayton Nunes e Jahia Bettero, garantiram à Faculdade Módulo, de Caraguatatuba, uma dobradinha.

 

Como prêmio, os dois ganharam passagens aéreas da TAM para qualquer lugar do país. Na categoria masculina, estreando este ano como universitário, Clayton levou a melhor numa bateria acirrada contra Rafael Carvalho (Educação Física/ Unimonte), uma das grandes revelações locais, João Carlos Chaves (Turismo/ UniSantana) e Vinícius Batista (Ed. Física/ Unimonte).


?Fiquei muito feliz com esse resultado. Agora, vou pensar com mais energia no título brasileiro. Quero voltar para a casa de carro?, brincou Clayton, que está com 18 anos, referindo-se ao prêmio oferecido ao campeão brasileiro universitário ? um automóvel Renault, além de uma passagem aérea da TAM para Paris, na França. Na final na Riviera, ele enfrentou três surfistas que vinham muito bem na competição.
   

Rafael contava com o apoio da torcida local e tentou até o final virar o jogo, com manobras fortes, radicais, enquanto que João Carlos Chaves, depois de ter sido o melhor na 2ª fase inicial e na semifinal, não achou as ondas. O mesmo aconteceu com Bico, que deu um show de manobras no sábado, mesmo com o mar sem boas condições. ?O nível foi muito bom. Isso me motiva ainda mais para a final do Brasileiro?, acrescentou Clayton.

 

Entre as meninas, Jahia Bettero, irmã da revelação do SuperSurf, Hizunomê Bettero, virou o resultado nos segundos finais, desbancando a líder do ranking paulista, Flávia Soares (Ed. Física/ Unimonte), para assegurar a sua primeira vitória na temporada. Bruna Queiroz (Turismo/ Braz Cubas) ficou em terceiro lugar, seguida de Samira Amaral (Propaganda e Marketing/ Unimonte). ?Foi a minha primeira vitória este ano. Nem acredito?, festejou Jahia.


Além das passagens da TAM, a premiação na Riviera contou com pranchas Storm Rider para os vice-campeões kits Billabong, Lui Lui, Bully?s, Renault e Sundown para os quatro finalistas.

 

Outro prêmio foi uma prancha Tropical Brasil da Sundown Best Wave, para Gustavo Nastasi (Arquitetura/ UniSantos), pela melhor nota do evento, uma onda 9.

 

O campeonato tem etapas em vários estados do país. A próxima está marcada para os dias 25 e 26 na praia de Stella Maris, em Salvador (BA), valendo também para os atletas de Sergipe e Alagoas. Nos dias 1 e 2 de novembro é a vez da seletiva na Bahia de Maracaípe, em Ipojuca (PE), reunindo surfistas pernambucano, paraibanos, potiguares, cearenses, piauienses e maranhenses.

 

Antes da grande final em Maresias, cariocas e capixabas disputam a etapa na Prainha, no Rio de Janeiro, dias 15 e 16 de novembro

Exit mobile version