Nos primeiros dias de outubro nas praias do distrito de Mosqueiro (PA) as ondulações ainda apresentavam-se tímidas nas bancadas de água doce e areias grossas da praia do Marahu.
O nosso time era composto pelos surfistas Toninho Lobato e André Oliveira, e eu, Denis Sarmanho. Na semana que antecedeu o Dia das Crianças, o swell aumentou, encaixou na bancada e ondas maiores deram uma condição necessária para render um bom material.
Desta vez a praia que funcionou foi a do Cachimbo, com ondas acima de meio metro e excelentes manobras. Consegui capturar belos momentos, não apenas dos dois parceiros de trip, mas como também do crowd que se formou na praia pelos locais, na grande maioria de surfistas vindos da capital, que sabiam das condições.
O swell prevaleceu durante os finais de tarde dos dias 10, 11 e 12 de outubro, e foi suficiente para ficarmos com a energia renovada.
Mosqueiro é um lugar abençoado com paz, tranquilidade, peixe, açaí e farinha em abundância. Não temos ondas grandes e nem muito constantes, o surf por estas bandas é difícil, e ainda tem um elevado custo para quem mora na capital. Mas ainda assim cresce a cada ano e cria raízes. Viva o surf paraense!
Para ver mais matérias sobre o surf no Pará, acesse o site Craud.net.