Começa corrida pelo título

Chelsea Georgeson (Aus) - Roxy Pro 2005 - Snapper Rocks, Austrália

Aussie Chelsea Georgeson, campeã mundial em 2005, compete no quintal de casa. Foto: ASP World Tour/Tostee.

Todas as atenções estão voltadas para a Gold Cost, onde foi dada a largada na última terça-feira para as disputas dos títulos do circuito mundial da ASP.

 

As tradicionais direitas de Snapper Rocks recebem o Quiksilver Pro e o Roxy Pro simultaneamente.

 

Um bom swell deu o sinal verde para o início logo no primeiro dia do prazo de espera com ondas de 1,5 metros e os organizadores optaram por colocar as baterias do Quiksilver Pro na água.

 

 

Nesta quarta-feira, às 6:30 horas (18:30 horas

Jacqueline Silva e Silvana Lima representam o Brasil na elite mundial. Foto: Pedro Robalinho.

de Brasília na terça-feira), a direção avalia as condições do mar para decidir a continuidade do evento ou pela realização da primeira fase do Roxy Pro

 

Na primeira bateria, a campeã mundial do ano passado Chelsea Georgeson, 22, encara a vencedora da prova em 2005, Stephanie Gilmore, 18, ambas locais de Snapper.

 

Georgeson casou-se recentemente com o shaper Jason e está empolgada com a primeira etapa. “Passei por boas mudanças e estou apenas curtindo tudo. Minha vida está perfeita agora. Jason está sempre comigo dando suporte. Estou muito feliz”, comenta Georgeson.

 

Campeã da prova no ano passado, Stephanie começa a batalha pela vaga no WCT 2007 com a defesa do título do Roxy Pro.

 

A competidora é a atleta mais jovem vencedora de uma prova do WCT, aos 17 anos, quando derrotou a havaiana Megan Abubo no quintal de casa em Snapper Rocks.

 

No último ano, a atleta focou em ganhar experiência nas competições. Recentemente, ela obteve o terceiro lugar no Costão Pro – floripa 2006, prova do WQS realizada no Santinho. “Mal posso esperar por esse campeonato. Estou de dedos cruzados torcendo para que rolem boas ondas. Quero pegar mais tubos. É diversão para mim”, comenta Gilmore.

 

“A disputa com Chelsea será difícil, sempre surfamos juntas. Ela é minha surfista predileta e uma das melhores do mundo”, destaca a local de Snapper.

 

Campeã do WCT em 2004, a peruana Sofia Mulanovich está com fome de vitórias. ?Nunca fui bem aqui, então quero tentar um bom resultado neste ano. Vamos ver se consigo?, dia a peruana.

 

##

 

Campeã mundial 2004, Sofia Mulanovich, luta para recuperar o caneco. Foto: © Karen / ASP World Tour.

Mulanovich estréia numa bateria 100% sul-americana contra as brasileiras Jacqueline Silva e Silvana Lima na primeira fase.

 

As duas primeiras colocadas passam direto para as oitavas-de-final e a terceira tem uma nova chance de classificação na repescagem.

 

Igualmente muito ansiosa está a seis vezes campeã mundial Layne Beachley. Uma vitória no Roxy Pro de 2003 deu início a campanha do seu último título e ela diz que sentiu alguma pressão para recuperar a coroa nos dois últimos anos.

 

Mas, depois de superar uma contusão no pescoço que a tirou do mar por quatro meses e meio,

Recuperada de uma contusão no pescoço, Layne Beachley volta com gás total. Foto: ASP World Tour / Karen.
ela está feliz só por ter voltado a surfar.

 

?Eu não acho que ainda tenho alguma coisa para provar, então somente desejo ter uma boa temporada e voltar a competir bem?, disse Beachley.

 

Ela voltou a surfar há uma semana, mas conta que está bem preparada fisicamente e precisa recuperar o rip de competição.

 

A contusão no pescoço poderia até ter encerrado sua carreira. ?Tive que escolher entre descansar ou me aposentar. Escolhi o descanso?, complementa Beachley.

 

Depois de quase uma década em que a norte-americana Lisa Andersen conquistou quatro títulos mundiais e Layne Beachley faturou seis também consecutivamente, a coroa de número um do mundo passou a mudar de dona nas três últimas temporadas.

 

Em 2006, o número de candidatas com potencial para brigar pelo título aumentou com a entrada de surfistas como a australiana Jessi Miley-Dyer e a cearense Silvana Lima.

 

?Fico feliz de ver esta renovação e mais surfistas com grande talento entrando no WCT, fazendo com que o nível competitivo aumente. Certamente, teremos uma temporada bastante interessante?, opinou Layne Beachley, a número um do mundo entre 1998 e 2003. Para obter mais informações, visite o site roxy.com ou aspworldtour.com .

 

Roxy Pro ? Primeira fase


1 Layne Beachley (Aus), Keala Kennelly (Haw) e Heather Clark (Afr)
2 Megan Abubo (Haw), Samantha Cornish (Aui) e Jessi Miley-Dyer (Aus)
3 Chelsea Georgeson (Aus), Serena Brooke (Aus) e Stephanie Gilmore (Aus)
4 Sofia Mulanovich (Per), Jacqueline Silva (Bra) e Silvana Lima (Bra)

5 Melanie Redman (Aus), Claire Bevilacqua (Aus) e Julia Christian (EUA)
6 Trudy Todd (Aus), Rochelle Ballard (Haw) e Rebecca Woods (Aus)

 


 

Exit mobile version