Começa período de espera do Hang Loose em Noronha

A Cacimba do Padre promete benzer o campeonato novamente com boas ondas

A Cacimba do Padre recebe mais uma edição doi Hang Loose Pro Contest. Foto: Divulgação.
O paraibano Fábio Gouveia, 33 anos, será o cabeça-de-chave número 1 do primeiro grande evento do World Qualifying Series (WQS) de 2003, cujo prazo começa nesta segunda-feira e vai até domingo, com a Cacimba do Padre sendo o palco principal da 18a. edição do campeonato mais tradicional do surfe nacional.

 

Fabinho foi o primeiro brasileiro a vencer uma etapa do Circuito Mundial, justamente o Hang Loose Pro Contest de 1990 na praia das Pitangueiras, no Guarujá (SP).

 

Foi também o primeiro brasileiro a vencer uma prova fora do país, o primeiro a vencer um evento no Hawaii, além de registrar outras marcas históricas nos seus 15 anos de carreira no Circuito Mundial de Surfe Profissional completados em 2002.

 

Durante este tempo, Fábio Gouveia casou, teve três filhos e no final do ano passado se mudou do Recife (PE) para Florianópolis (SC). Nesta semana, ele começa mais uma temporada e um dos seus objetivos é conquistar um bom resultado no Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE).

 

?Fernando de Noronha é o lugar que eu mais gosto de ir em todo o mundo. Sempre vou pra lá, já peguei muitos tubos em todas as vezes que fui para a ilha, mas ainda não tive sorte nos campeonatos?, lamenta Fábio Gouveia.

 

Fabinho Gouveia também quer comemorar belos tubos em Noronha. Foto: Pierre Tostee/Arquivo ASP World Tour.
?Sempre quando chega a hora da minha bateria, o mar não está bom e eu acabo dançando. Daí fico lá só babando, vendo os caras pegando altos tubaços nota 10. Mas, espero ter mais sorte neste ano e quem sabe eu consigo passar mais baterias do que nos anos anteriores?.

 

A realidade é que nas três edições do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, Fabinho só conseguiu passar duas baterias, sendo uma na estréia em 2000 e uma no ano passado. Outro objetivo traçado pelo paraibano agora radicado em Santa Catarina é tentar realizar uma melhor temporada no ASP World Championship Tour (WCT).

 

?Mudei prá Floripa justamente para dar uma balançada na minha carreira, porque em Recife em nem estava mais conseguindo surfar direito. Com o problema dos tubarões na cidade, tinha que viajar por uma hora até Maracaípe e não dava para ir sempre?, conta Gouveia.

 

?Além disso, em Florianópolis tudo é mais perto e eu posso fazer uma melhor preparação física, pegar onda quase todos os dias porque tem muitas opções, praticar Yoga que é alucinante para manter a concentração, o equilíbrio e aprender a respirar melhor e ainda vou fazer natação que é fundamental para o nosso esporte. E também estou mais em contato com outros tops do circuito mundial como o Teco e o Neco (Padaratz) e o Guilherme Herdy, que moram na Ilha?.

 

Igor (à direita) e Ian (centro) costumam viajar com Fabinho para Noronha. Foto: Nilton Santos.
Herdy foi o campeão na estréia do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha em 2000 e será o cabeça-de-chave número 2 do evento neste ano. Entre os 75 surfistas que confirmaram suas inscrições antecipadamente, 48 são do Brasil e a lista é completada por 27 estrangeiros de nove paises: África do Sul (10), Estados Unidos (6), Espanha (3), França (2), Havaí (2), Inglaterra (1), Itália (1), Japão (1) e Ilhas Canárias (1).

 

 A maioria dos gringos é da nova geração, mas alguns ex-tops do WCT também estarão competindo, como Conan Hayes (HAV), Greg Emslie (AFR) e Paul Canning (AFR), além do francês Mikael Picon, que no ano passado foi finalista em Fernando de Noronha terminando em quarto lugar na vitória de Victor Ribas (RJ).

 

A previsão é de que o 18o. Hang Loose Pro Contest repita o sucesso dos anos anteriores e que a competição seja disputada em ótimas ondas. ?Tá dando onda sem parar desde o início da semana?, contou o fotógrafo da Revista Fluir Clemente Coutinho, que embarcou para a Ilha há dez dias. O evento é de nível 4 estrelas, oferece 75.000 dólares em prêmios e vale 1.500 pontos no ranking que classifica 15 surfistas para o WCT de 2004.

 

Apesar do prazo ir até domingo, são necessários apenas dois dias para finalizar a prova. No início de cada dia, a comissão técnica analisa as condições das ondas nas três principais praias para o surfe em Fernando de Noronha ? Cacimba do Padre, Boldró e Abras ? para decidir onde ou se será ou não realizada a competição.

 

A competição também terá atualização diária dos resultados, notícias e fotos no site oficial da ASPSouthAmerica.com.br .

Exit mobile version